Demorou bastante tempo para entender ou, na verdade, aceitar que ninguém pode viver a vida por mim. Essa frase tem muito significado, leia de novo: ninguém pode viver a vida por mim - ou por você.
.
Acho que uma das tendências que temos é de transferir a responsabilidade das coisas ao nosso redor para outras pessoas. E acho que fiz isso por muito tempo. Deixei, por medo, outros tomarem decisões por mim. Por preguiça de pensar, outros me falarem o que fazer e, por falta de coragem de decidir, outros determinarem coisas na minha vida.

Mas com o tempo aprendi que de verdade ninguém pode viver a vida por mim. Posso ter sim apoio de ideias, pessoas e ferramentas de fora, mas no fim do dia as decisões, as batalhas e sim, os prazeres da minha vida só podem ser vividos por mim.

.
Entender isso foi também o que me levou a aprender a apreciar a vida. Sim, a vida não é só um conjunto de dores, frustrações e tristezas, pelo contrário, existe beleza e existe valor nessas coisas. Mas a vida tem coisas boas para serem apreciadas! O ar fresco da manhã, o nascer ou o pôr do sol, a euforia por uma conquista, o gosto bom de um desafio superado, o delicioso sabor de um sorvete, a água na boca por ver um prato de comida muito bom, ou de uma conversa significante com alguém, ou de apenas acordar e respirar, ou de ver quem você ama se dando bem, ou de ajudar ou de se deixar ser ajudado, o frio na barriga de arriscar algo, o prazer de receber uma boa notícia, ou um sorriso na rua, ou dar um sorriso para quem está precisando, ligar quando não se espera e ligar para o que não esperam...
Nada, nada disso pode ser vivido por outra pessoa além de mim.
.
Foi aprendendo a entender essas coisas que minha vida tomou cor, que as coisas simples passaram a ser boas e que, principalmente, o silêncio comigo mesmo tomou sentido. O vazio foi compreendido e aceito. E nasceu um amor pela existência, um amor pela vida e intensificou ainda mais o meu amor por Quem me dá vida!
.
Precisa de coragem para decidir viver. Para se enfrentar, ser gentil consigo e encontrar paz. Mas quer saber, vale muito a pena!
.
Torço para você viver o que só você pode viver também.

Compartilhe 😊

Samuel Oliveira
@samu_oliveira
@novas_paginas
Abra a Porta e Samuel Oliveira
Enviado por Abra a Porta em 28/05/2021
Código do texto: T7265899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.