Deus não sofre de amnésia!!!

Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti. (Isaías 49:15)

Encontraremos na bíblia, varias declarações de amor e cuidados feitas por Deus à Israel, seu amor e cuidado é especial, Ele fez promessas a seu respeito, e não se esquece, e como poderia, Ele não é homem para que minta ou se arrependa, Ele tem um nome a zelar, um nome acima de qualquer suspeita.

Por amor de mim, por amor de mim, o farei, porque como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem. (Isaías 48:11)

Mas Israel, sim, Israel sempre teve crises de amnésia espiritual, por vezes estava se envolvendo com outros deuses, abandonando o Senhor.

Deus porem, mesmo tendo sido traído e esquecido por eles, estava sempre pronto ao perdão, e de braços aberto os recebia, perdoava e abençoava.

Muitas vezes as derrotas e miséria espiritual levavam o povo a questionar e duvidar do amor do Senhor, é sempre assim, os rebeldes sempre tem que encontrar um culpado para seus erros, nem Deus escapou.

Mas Sião diz: Já me desamparou o Senhor; o Senhor se esqueceu de mim. (Isaías 49:14)

O povo era bem conhecido de Deus, Ele sabe como é a natureza humana, temos dificuldades em ser fiel e acreditar no Senhor e em suas promessas.

Porque eu sabia que eras obstinado, e a tua cerviz, um nervo de ferro, e a tua testa de bronze. (Isaías 48:4)

Mesmo diante de tamanha dureza do povo, vejamos como Deus ilustra seu amor e compromisso para com seu povo.

Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti.

Para entendermos o que o Senhor esta dizendo, temos que imaginar uma mãe decente e consciente, esta jamais se esquecerá, e deixará de cuidar de seu filho, pois ele é incapaz de sobreviver sem os seus cuidados, somente de sua mãe receberá o verdadeiro amor.

Rejeitará ela aquele a qual ela gerou? Abandonará ela aquele que carrega o seu próprio sangue? Não cuidará ela deste filho com muito amor e carinho, zelando cada dia para seu belo crescimento?

O amor e compromisso de Deus vai além, mesmo que uma dessas mães se esqueça, Ele nos diz que jamais faria isso com um filho Seu, esses estão seguros diante Dele todos os dias, estão gravados na palma de suas mãos.

Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim. (Isaías 49:16)

Mudou Deus seu amor por Israel ? Mudou Deus sua promessa? De forma alguma, Ele continua amando e cuidando.

Por amor de Sião, me não calarei e, por amor de Jerusalém, me não aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa. E as nações verão a tua justiça, e todos os reis, a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor nomeará. E serás uma coroa de glória na mão do Senhor e um diadema real na mão do teu Deus. (Isaías 62:1-3)

Mas agora não só Israel desfruta deste amor, mas todos aqueles que crê em seu filho, que foi entregue mediante seu amor pela humanidade.

O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra de morte resplandeceu a luz. Tu multiplicaste este povo e a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos. (Isaías 9:2, 3)

Deus manifestou seu amor em Cristo, para levar este a todas as pessoas, Seu amor é muito grande para ficar limitado a um povo tão pequeno quanto Israel, alias Ele criou esta pequena e poderosa nação para dela provar seu grande amor a todos os povos.

Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Romanos 5:6,8)


Hoje podemos crer neste grande amor e cuidado, e termos a certeza que mesmo que nossa natureza pecaminosa nos leve a ter uma amnésia espiritual, O Senhor não sofre deste mal.

O Senhor conduza o coração de vocês ao amor de Deus e à perseverança de Cristo. (2 Tessalonicenses 3:5)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 23/06/2021
Código do texto: T7285272
Classificação de conteúdo: seguro