Aparições da Virgem Maria em Pesqueira, Pernambuco

APARIÇÕES DA VIRGEM MARIA EM PESQUEIRA, PERNAMBUCO

A Virgem Maria tornou-se, através dos séculos, e ela mesma se apresenta assim em Medjugorje, uma espécie de embaixadora da Santíssima Trindade na Terra. Suas extraordinárias visitas com seu corpo glorioso vem se sucedendo ao longo da história da humanidade, sempre com mensagens relevantes e necessárias para o avivamento da Fé, o arrependimento dos pecados e o louvor a Cristo.
Ela nunca discriminou países ou etnias, e apareceu no México, em Portugal, na França, na Bélgica, na Espanha e em muitos outros lugares, como hoje constam mensagens na Bósnia, no Japão, na Argentina.
No Brasil existe o caso assombroso de Pesqueira, em Pernambuco, no ano de 1936, a duas meninas, Maria da Luz e Maria da Conceição, garotas de pequena instrução e que não sabiam alemão — detalhe importante para avaliação dos fatos, como veremos.
O fato se passou no Distrito de Cimbres, no sítio dos pais de Maria da Luz. As duas adolescentes foram colher sementes de mamona e avistaram o que parecia ser uma senhora com uma criança, no alto de um morro. Ela lhes fazia sinais, mas tiveram medo e só foram até o local acompanhadas pelo pai de Maria da Luz, o Senhor Arthur. Convém esclarecer que elas eram duas adolescentes, não duas crianças. O acesso era difícil, havia espinheiros e despinhadeiros. Mesmo assim, quando puderam se aproximar correram para a mulher, atraídas pela aparição, e não se feriram nem rasgaram suas roupas.
O homem não via nada, mas as garotas puderam conversar com a Mulher. Do que está relatado sobre o caso, consta o seguinte diálogo:
MARIA DA LUZ: Quem é você?
A SENHORA: Eu sou a Graça.
— Que quer a Senhora aqui?
“Vim para avisar que hão de vir 3 castigos mandados por DEUS. Diga ao povo que reze e faça penitência”.
As duas adolescentes passaram a ir diariamente ao local, onde rezavam o terço e cantavam o Ofício. Quando as pessoas pediram provas, a Virgem fez brotar uma fonte com água que serviria para curar doenças, como em Lourdes.
Em seu “Livro das profecias” o Dr. Mozart Monteiro faz um relato desses acontecimentos. Outros autores também se ocuparam, e na internet já existem muitas informações, inclusive no youtube, por exemplo no canal do Padre Paulo Ricardo. Mayra Couto, no Diário de Pernambuco, assim conta:


“Segundo o livro O Diário do Silêncio, de Ana Lígia Lira, que estudou e entrevistou uma das meninas que teriam visto as aparições, as garotas Maria da Conceição, 16, e Maria da Luz, 13, estavam conversando sobre o que fariam caso os cangaceiros voltassem. Quando questionada, a mais nova afirmou que Nossa Senhora protegeria as duas e, pela primeira vez, no dia 6 de agosto de 1936, perto de uma pedra, uma figura, que descreveram como luminosa, apareceu. “Quando as meninas perguntaram o nome da santa, ela respondeu: ‘Eu sou a graça'”, explica dom Rafael, que lançará um livro, ainda sem nome, em maio de 2016, comentando as 40 aparições na cidade e realizando análise histórica e teológica do ocorrido. Ao voltar para casa, as garotas contaram aos pais e eles chegaram a ir até o local, mas não conseguiram ver a santa. A história foi espalhada e as meninas, suas famílias e os padres que acreditaram na aparição chegaram a sofrer retaliações na cidade; “o pai de Maria da Luz chegou a ser preso”, conta a escritora e pesquisadora Ana Lígia.”

Entretanto a autenticidade da história das duas meninas foi de várias maneiras atestada. Por exemplo, o médico Lydio Parayba examinou-as e declarou-as normais. O mais importante porém foi o testemunho do padre alemão José Kehrle, que interrogou as duas separadamente, tentando levá-las à contradição e à confissão de que mentiam, mas nada disso aconteceu. Além do mais, sabendo serem elas incultas, dirigiu perguntas à Virgem, a quem ele não podia ver, em alemão e latim, e as garotas transmitiram as respostas em português. Não tinha como ser fraude ou alucinação.
“Não encontrei sequer uma contradição no que as meninas me diziam.”, testemunha o sacerdote. E ele fizera o possível para embaraçá-las.
Agora prestem atenção nesta parte do “interrogatório” que o Padre Kehrle fez com a mediação das duas adolescentes, que lhe passavam em português as respostas às perguntas que ele fazia em alemão e latim:


- Qual é o fim da vossa aparição aqui?
- Avisar que três grandes castigos virão sobre o Brasil.
- Quais castigos?
De novo ela fez sinais, fazendo entender que não podia ou não queria falar.
- Que é necessário fazer para desviar os castigos?
- Penitência e oração.
- Qual a invocação desta aparição?
- Das Graças.
- Que significa o sangue que corre das vossas mãos?
- O sangue que inundará o Brasil.
- Virá o comunismo a penetrar no Brasil?
- Sim.
- Em todo o País?
- Sim.
- Também no interior?
- Não.
- Os padres e os bispos sofrerão muito?
- Sim.
- Será como na Espanha?
- Quase.
- Quais são as devoções que se devem praticar para afastar estes males?
- Ao coração de Jesus e a mim.
- Não basta só uma?
- Não.
- Quereis que se pregue sobre este assunto?
- Sim.


Pensem bem: para salvar o Brasil de uma convulsão semelhante àquela que estava atingindo a Espanha naquele mesmo ano, Nossa Senhora apontou a devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Sabemos que esta devoção é muito praticada no Brasil, e também a do terço, que vem sendo pedida em sucessivas aparições desde Fátima pelo menos, e também nas atuais de Medjugorje. Até aqui o pior não aconteceu entre nós mas a onda avassaladora de irreligião e de ataque até com deboches e blasfêmias travestidas em “arte” preocupam sobremaneira.
É tempo de relembrar as mensagens de Maria em Pesqueira, que nada perderam em atualidade. Não percam de vista esta revelação assombrosa: Nossa Senhora avisou sobre o sangue que vai inundar (sic) nosso país. Se de certa forma isso vem acontecendo com o aumento gigantesco da criminalidade com guerra urbana, assassinatos em família etc o teor das revelações parece mais indicar a guerra civil, e a própria instabilidade política que se agrava década após década nos faz temer que tal aconteça.
Portanto, é mais um motivo para que o povo brasileiro abandone os vícios, os pecados, as diversões vãs tipo BBB e outros programas de baixo nível da televisão (INCLUSIVE NOVELAS) e busque uma vida mais espiritualizada e mais fraterna, e jamais se afaste da oração constante e dos sacramentos. Que não nos tenha sido em vão a aparição de Nossa Senhora das Graças em Pesqueira, lembrando (pois há pessoas tão desinformadas em religião, que mesmo isso não sabem), que Nossa Senhora é uma só, a Mãe de Jesus Cristo, seus títulos é que são muitos.
O inimigo do gênero humano, o mesmo que tentou Adão e Eva, quer que haja guerra e derramamento de sangue. A Virgem Maria nos conclama à Paz.
Todo ano, em 31 de agosto, há uma festa religiosa em Pesqueira, no local das aparições (hoje com acesso mais fácil) em honra dos fatos sobrenaturais que lá se deram.
Este artigo foi escrito sem preocupação literária, mas para atender a premência que o assunto pede.

(imagem do youtube)

Rio de Janeiro, 12 a 20 de julho de 2021.