A vontade de Deus e a borra de café

Certa vez um amigo tinha feito um café e disse que sabia "ler" a borra e através do que ele via sabia falar sobre futuro e outras coisas da vida. Ele me mostrou o fundo da chaleira e disse que aquela figura em forma de borboleta dizia que eu ia passar por uma transformação em minha vida. O pior que eu não via borboleta nenhuma, só borra. E talvez nem ele visse coisa alguma, só imaginava.

As pessoas costumam falar sobre a vontade de Deus como atributo de Dele, como expressão do caráter do Pai e sobre o que Ele quer para as nossas vidas, a questão é que somos nós pecadores, carentes, com nossos sonhos, planos falando sobre "vontade de Deus" sem ao menos nos relacionar com Ele. Não tem como falar a sobre a vontade de alguém sem conhecer esse alguém. Olhamos para Deus pela nossa ótica, uma lente suja corrompida pelos nossos interesses, vaidades, sonhos e pecados.

Fazemos de Deus uma espécie de oraculo, como se olhássemos a borra do café para falar sobre a vida. Muitas vezes sequer existe vontade de Deus, existe a borboleta que não é borboleta, o nosso interesse fantasiado de vontade, não era borboleta era vaidade. Vontade de Deus não é eufemismo, as vezes não deu certo o emprego porque meu currículo era ruim, porque o empregador avaliou mal, porque no dia eu não estava bem. Atrelamos os nãos da vida como vontade de Deus, como se Deus fosse um ser pessimista que adorasse dizer não a pecadores.

Se apaixonar por alguém e buscar o agrado de Deus, Deus se agradar dessa união nem sempre quer dizer que o casal se unirá, são três sins necessários, o Pai não te obriga a fazer o que o agrada. "Não aconteceu porque não era vontade de Deus" mas alguém parou para ouvir o que Deus tinha a dizer? A gente erra o tempo todo, principalmente em fazer aquilo que Deus nos manda, o mundo hoje está como está não por vontade de Deus, mas pela ausência de homens e mulheres que estão dispostos a dizer sim a Ele.

A tragédia, o desamor, a pandemia, a igreja manchada não revelam a vontade de Deus, na verdade somos a borra de café que o mundo tem olhado para enxergar o Senhor. Falta vontade de Deus, falta amor, falta Deus, sobra borra. Precisamos ter a coragem de dizer sim a Deus, não a imagem que criamos Dele. Nem sempre o não é vontade de Deus, nem sempre deu errado porque Deus quis que fosse assim, mas aquele que busca fazer a vontade Dele, descansa em saber que Deus tem sempre um plano novo, uma oportunidade nova, um recomeço.

Devemos encontrar em Deus a respostas dos nãos, dos sins, das tempestades, não porque Ele criou o obstáculo para que caíssemos, mas para sabermos que na queda Ele nos segura. Que não seja nossa frustração que nos diga sobre o Pai mas o amor que flui Dele para nós.

GAFerreira
Enviado por GAFerreira em 26/07/2021
Código do texto: T7307853
Classificação de conteúdo: seguro