Era profetisa, juíza, esposa, compositora, exemplo de fé e coragem. Débora foi uma das mulheres mais conhecidas do Antigo Testamento. O nome vem do hebraico Debhoráh, e significa “abelha”.
A história de Débora não é principalmente sobre ela. O ator primário e soberano nessa história é Deus, assim como em todas as histórias dos heróis da fé. Leia Juízes 4–5, marcando todas as referências a Deus, essa história é sobre o que Deus está fazendo. Quando falamos sobre a fé e a coragem de Débora, falamos primeiro do Deus todo-poderoso em cuja história Débora participa.
“Então Débora disse a Baraque: “Prepare-se! Este é o dia em que o Senhor entregará Sísera em suas mãos, pois o Senhor marcha adiante de você”.” (Juízes 4.14)
Deus deu uma mensagem para Débora entregar a Baraque, então ela deu o plano da batalha para ele e o convocou para cumprir a ordem divina. As probabilidades estavam tremendamente contra eles, mas Deus havia garantido a vitória. Mesmo quando Baraque teve medo de obedecer, Débora não o humilhou nem o substituiu; em vez disso, ela o ajudou. Ela imediatamente concordou em ir com ele, quando ele pediu.
Débora tinha muitos afazeres, e desempenhava muito bem todos eles. Traçou estratégias de batalha e ajudou a libertar o seu povo, como mãe de Israel, liderou, ouviu e aconselhou o povo debaixo de uma palmeira. No momento em que muitos abandonavam seus princípios, ela optou por obedecer ao Senhor. Que tenhamos a fé de Débora quando falou com Baraque acerca da batalha, que tenhamos sua coragem quando aceitou ir com ele, que tenhamos como exemplo essa mulher que fez história em Israel obedecendo a Deus.
Abra a Porta e Débora Thamyres
Enviado por Abra a Porta em 15/10/2021
Código do texto: T7364453
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.