COMO LER E PREGAR O SALMOS 11

PRIMEIRA PARTE - HOMILÉTICA

Ao pregar (ensino publico) ou fazer um devocional (seu estudo particular), é necessário obedecer certas regras básicas de compreensão do texto.

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO – Mesmo que os Salmos tivessem sido escritos numa época onde não havia o Novo Testamento, isso não quer dizer que nós não devamos pensar em qualquer texto do Velho Testamento, sem explicar o Novo Testamento: A cruz, o Novo Nascimento, o derramar do Espírito, a escatologia, as doutrinas bíblicas. Onde está o Novo Testamento no seu texto a ser pregado ou a ser lido devocional?

ORAÇÃO – Podemos usar como base de nossas orações toda a Bíblia, mas nos parece que principalmente os Salmos. Algo que precisamos compreender definitivamente sobre oração é que nós somos servos que servimos ao Senhor. Essa compreensão quer dizer o seguinte: um servo é alguém que serve e não que é servido. Imaginemos a seguinte situação. Um servo, um escravo, na hora da janta diz ao seu senhor o que quer jantar. Está certo isso? Não, é claro. Um escravo, um servo, prepara o jantar para o seu senhor, o seu dono, conforme o desejo do seu dono e não o do servo. O servo, o escravo, o empregado, serve o seu senhor e só depois disso é que vai jantar e não antes. Quem primeiro janta é o dono, o senhor e não o escravo. Se sobrar, se o dono quiser, ele vai oferecer algo ao seu escravo. Nossas orações devem respeitar esse principio. Nós como servos, devemos perguntar em oração o que é que o nosso dono, o nosso Senhor, deseja de nós. Na oração do Pai-Nosso, a primeira metade dela é para satisfazer as necessidades de Deus e só na metade final é que oramos por nós.

TRINDADE – De alguma maneira parecido com o tópico anterior, devemos perceber onde a Trindade, ou algum dos personagens dela: Deus, Cristo ou o Espírito Santo entram nessa passagem ou mensagem. A nossa meta principal, como pregadores, professores ou até mesmo devocional, é compreender a vontade de Deus.

ESBOÇO – passos de como montar um sermão

1 - O TEMA – Apesar de nossas pregações serem de forma expositiva, que é pregar o texto bíblico, ele deve ter um tema, um assunto a ser tratado no dia. Por exemplo: vamos supor que sua igreja esteja pregando a cada domingo um capítulo de Efésios. Qual é o capítulo, o que ele fala no todo e o que ele trata em particular. Cada capítulo tem um tema, um assunto. O assunto do capítulo é o tema a ser tratado.

2 – PESQUISA – Sabendo o tema a ser tratado, nas próximas semanas antes da pregação vamos então ler, estudar e escutar tudo o que for possível sobre essa temática e anotar.

3 – COMPARTILHAR – Enquanto estamos pesquisando e o esboço não está todo pronto, compartilhe o que já descobriu sobre o tema, falando, dividindo com as pessoa ao redor. Algumas pessoas vão dar sugestões e outras vão fazer perguntas que vão aprimorar o seu sermão. Fazendo assim vamos descobrir formas de falar sobre aquele assunto e se o conteúdo é relevante. Algumas vezes fazendo assim, descobri que a idéia original, que achei espetacular, na verdade era pequena e talvez até desnecessária. Tendo algo melhor e maior para explicar sobre a Bíblia, deixei de lado muita coisa, para focar no que interessa. O que é simples demais, que o próprio leitor pode descobrir lendo a sua Bíblia em casa, não precisa do pregador. O pregador deve ser uma espécie de interprete de assuntos difíceis, não muito claros ao leitor comum.

4 – ORGANIZAR – Depois de alguns dias pensando sobre aquele texto, vai se desenhando em nossa mente um sermão, ou uma ordem natural a se pregar aquele texto, aquele assunto. Está na hora de organizar tudo. Vamos ver nossos livros, anotações, pregações ouvidas e monta o quebra-cabeças. O que vem primeiro? O que segue naturalmente a ordem depois de iniciado o assunto?

FAZENDO UM SERMÃO

TÍTULO - Depois de lido o texto, que título poderíamos dar ao estudo do Salmos 11? Parece que o melhor título é o próprio nome de Salmos 11, mas alguém poderá achar vago então vamos procurar um título que resuma todo o texto. Pode ser: Salmos 11 – No Senhor me refugio.

TEOLOGIA – Quais são as possíveis teologias, ou doutrinas a serem tratadas que o texto apresenta? Por exemplo: O Senhor é um refugio. O ímpio e o justo. A justiça de Deus, o que é, como funciona? Abalando os fundamentos. O templo do Senhor. O trono do Senhor. Deus observa a todos os homens, coletiva e individualmente. Deus prova o justo e odeia o ímpio. Deus julgará o ímpio. Os retos serão respondidos.

A TRINDADE – Qual personagem da Trindade aparece no texto a ser pregado? No Salmos 11 o personagem principal da Trindade apresentado é Deus. Então merece o pregador falar algumas coisas a respeito da doutrina de Deus: Quem é Deus? Como o conhecemos? O que Ele está fazendo nesse texto? O que Deus quer de nós após ouvirmos esse sermão?

QUAL É O MOTIVO DO TEXTO TER SIDO ESCRITO – Todo texto bíblico foi escrito por algum motivo. No caso do Salmos 11, o que é que observamos? O salmista se refugia no Senhor, ou procura refugio, abrigo, socorro no Senhor, porque o ímpio o ataca.

QUAL É A SOLUÇÃO QUE O TEXTO DÁ, PARA O PROBLEMA DO TEXTO APRESENTADO? – O problema do texto é o ímpio que ataca o homem justo. A solução apresentada pelo salmista é lembrar que Deus está no céu, observando tudo, sentado no seu trono, ou seja, governando tudo. O salmista não ora pedindo nada, ele lembra que Deus esta no seu santo monte, no templo e que está assentado no seu trono. Isso é suficiente.

CONCLUSÃO - Houve alguns eventos na Igreja Católica próxima da minha casa, em meses alternados, onde fui convidado e fui com minhas filhas, apesar de ser evangélico. As missas, que é o nome que dão aos seus cultos, tinham um diferencial bastante importante e contrastante com a igreja evangélica. Os cultos eram animados, com mensagens rápidas e objetivas, com começo, meio e fim. É preciso dizer que muitas mensagens pregadas na igreja evangélica parecem não fazer sentido algum, o pregador precisa estudar melhor o seu assunto. Outro fato é que estamos com um excesso de musicas depressivas nas nossas igrejas. Alguém se referiu recentemente a isso como Musicas de Sofrência Gospel. A igreja precisa repensar essas musicas cantadas e tocadas em nossas igrejas de um sofrimento dolorido, que estamos ouvindo sem parar. Vamos ao culto e estamos saindo depressivos, por causa dessas mesmas musicas.

Enfim, tendo você todos esses dados, faça o exercício de montar o seu sermão. Boa sorte, que Deus abençoe.

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 01/12/2021
Código do texto: T7397618
Classificação de conteúdo: seguro