O EVANGELHO DE PONTA CABEÇA

Existe um livro com o tema bem interessante que é “O Reino de Deus de Ponta Cabeça”. A ideia é mais ou menos: O que pregam, o que leem, o que interpretam não é exatament o que está escrito. Jesus deveria ser lido com esse viés: de ponta cabeça. Os evangelho, os escritos de Paulo, O Velho Testamento, O Novo Testamento, a Bíblia inteira. Estão adaptando a Bíblia aos seus próprios gostos. Pensando nisso, veio a ideia de falar um pouco sobre Deus visto de ponta cabeça, ou Deus visto como é apresentado na Bíblia sem retoques.

Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, con¬for¬me a nossa semelhança. Gênesis 1.26

A teologia nos ensina que na eternidade passada, antes da criação, Deus era feliz na Trindade. Deus era feliz, não era solitário, vivia bem, era e é completo, não tinha necessidade nenhuma. É muito bonitinho os livros do psiquiatra Augusto Cury, que nos falam de Deus. São bonitinhos, mas só. Cury diz que Deus era solitário e por isso precisou fazer o homem. Isso é até bonitinho, mas não é real de forma alguma.

Muita coisa sobre Deus é um completo enigma. De onde Deus veio? Como é possível viver numa Trindade? Onde Deus está agora?

Vamos desmembrar um pouco essas perguntas. Primeiro, de onde Deus veio? Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Saber de onde Deus veio, daria pistas de quem é Deus e não saber isso que é o mais básico de qualquer coisa que se diga sobre Deus é não saber nada. Deus veio? Ou Deus é? Como é possível pensar, analisar, tentar descobrir essas coisas? Deus é eterno. Lembrando do pastor Luciano: “Como assim?” Deus é Trindade. São um Deus que é três, ou Deus se manifesta em períodos diferentes, desmembrado da Trindade. Pois temos o Deus do Antigo Testamento, o Deus Jesus dos evangelhos e o Deus Espírito Santo em Atos. Se Deus aparecesse assim, apenas, compreenderíamos que Deus se manifestou de três formas diferentes. Deus Pai que está no céu, Jesus que é o homem guiado pelo Espírito Santo para ser o nosso exemplo em tudo e o Espírito Santo dentro de nós. Se fosse só isso estava bom, mas já nesse texto introdutório sobre Deus Ele se apresenta como Trindade. E tanto no Antigo, como no Novo Testamento, Deus se apresenta como três em muitas situações, a ponto de compreendermos que quando uma pessoa da Trindade aparece, todos ali estão. Por exemplo Deus Trindade na cruz. Jesus era a oferta, o sacrifício, levada ali pelo Espírito Santo que o ofertava a Deus pai que receberia a oferta, que era o sacrifício de seu Filho. Mas ao mesmo tempo que Jesus era a oferta Deus também era e o Espírito Santo também eram.

Onde Deus está? No céu vem a resposta pronta. Mais ou menos. Céu queremos dizer o lugar onde Deus está e trafega? Sim. Então onde alguém buscar a Deus e Ele se manifestar, ali veio o céu. Correto, compreendemos assim. Porém há uma leitura de que o céu é onde estão os anjos. Que é correta também. Porém Deus é Santo. O que significa que Ele é separado de sua criação. Deus está num lugar, num nível de céu, acima do céu dos anjos. Deus está no céu Dele e quando o buscamos e o sentimos, Ele vem no nosso céu, ou nos permite entrar um pouco no céu Dele.

Pra que um Deus sem necessidades fez o homem é um completo enigma. Que necessidade tinha Deus de fazer o universo? Compreendemos que nenhuma, mas mesmo assim Ele o fez. Que necessidade tinha Deus de fazer o céu dos anjos, ou os anjos é um enigma. Por que Deus fez o homem? Nós.

Precisamos vir a Deus com mais humildade. Temos teologias perigosas no nosso meio, como aquela que determina, exige que Deus cumpra as suas promessas. Deus não tem obrigação de nada. Já foi dito que se Deus nos chamasse para a salvação, e daí em diante até o fim das nossas vidas nós só sofrêssemos e ainda morrêssemos de forma muito feia, deveríamos ainda assim nos dar por felizes, pois o que está prometido é imensamente superior a essa vida. Jesus mesmo disse que essa terra, ou esse período de tempo é um vale de lágrimas.

A oração do Pai-nosso precisa ser resgatada em sua teologia. Observe que metade dela fala das necessidades de Deus e só na metade em diante somos autorizados a pedir alguma coisa. E toda a oração é direcionada para pedirmos conforme a vontade de Deus e não a nossa.

Dia desses ouvindo uma pregação, o pastor disse que foi um casal conversar com ele, pois estavam passando por provações sérias. Os dois explicaram, tristes, em lágrimas que estavam passando por lutas e tribulações. O pastor nos disse na sua pregação que olhou para eles abismado. Os dois eram verdadeiros bebes na fé. Infantis mesmo. Como assim estão abalados por passar por lutas e provas? A vida do crente fiel, verdadeiro é isso mesmo. Aliás não conheço crente que não sofra. Onde está o problema? Nas teologias que estão pregando por ai, nesse mundaréu de mensagens que alisam o ego das pessoas, mas não apresenta o evangelho. Faz muito tempo, mas um dia surgiu o assunto que uma pessoa acreditava na Bíblia, mas não acreditava na cruz de Cristo. Como era possível um homem tão bom, um profeta como Cristo, ter morrido de morte tão horrível? A pergunta que fica é: Que evangelho é esse que estão pregando por ai? A Bíblia apresenta Cristo como sacrifício desde os primeiros capítulos dela. O pecado é um mau no universo e a cruz é a solução. O pecado é o desvio do homem da imagem e semelhança de Deus e a cruz é o sacrifício necessário por esse homem pecador, mas diga-se que a doutrina da cruz sem a ressurreição é vazia. A cruz mata o ego, para que aja ressurreição, novo nascimento.

Muita gente ora e não recebe por que não sabe pedir. Gente grossa, mal-educada exigindo de Deus o que naturalmente Ele diz que faria, só bastando ao homem crer e ficar na fé, sem se desviar dela.

Diante de um Deus que não tinha necessidade alguma de criar nada, ao irmos orar devemos colocar um manto de humildade e não o tirarmos até acabar as nossas orações. Aliás eu gosto da oração do Pai-nosso que está em Mateus 6, que encerra com louvor e agradecimento: Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. E ao entrar na igreja devemos tirar as “sandálias” e compreender que o lugar é santo.

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 06/12/2021
Reeditado em 26/12/2021
Código do texto: T7401133
Classificação de conteúdo: seguro