COMO LER E PREGAR ESTER capítulo 1

A nossa idéia é falar sobre os textos bíblicos e mostrar que podemos pregar melhor, qualquer texto bíblico. Observamos que em nossas igrejas as pessoas acabam optando em pregar aquele mesmo texto, daquela mesma forma que ouviu outro pregar. Isso não acrescenta nada. Pregar o que outro pregou é praticamente não pregar. Imagine que espiritualmente existem palavras que serão liberadas e vão fazer com que a roda do tempo gire, mas para essa roda rodar são necessárias certas palavras sendo liberadas no Reino Espiritual, porém se liberarmos o que já foi liberado, o que estamos liberando? Nada.

A Bíblia é enorme e tem muito assunto que nunca foi pregado até hoje. Nunca ouvi na igreja muita coisa que já li em livros teológicos. Mas o contrário também é verdade. Muita coisa repetida continua a se repetir indefinidamente, sem criatividade alguma. Ester é um caso clássico. Eu já ouvi muitas mensagens sobre Ester, a menina judia escolhida para ser rainha no lugar da antecessora. Toda vez que se fala de Ester tem que se falar de toda a história? Isso é um absurdo. Imagine pregar qualquer evangelho dessa forma. Como vamos falar numa pregação sobre todo o ministério de Jesus? Não dá, por isso não fazemos. Mas no caso de Ester dá para resumir em uma pregação o assunto todo, dando a impressão que só tem um único assunto. Porém a igreja parou no tempo e só sabe repetir, a história literal do texto, ficando a mensagem rasa e sem vida. Desculpa ai, mas eu não agüento mais ouvir falar sobre Ester da maneira que nos contam, então tenho uma proposta: Que tal observarmos Ester de outro ponto de vista? Vamos meditar só no capítulo 1 e descobrir o que podemos extrair dele.

Não nos esquecendo de todos os outros estudos COMO LER E PREGAR SALMOS, onde já escrevi do Salmos 1 até o Salmos 12, com várias dicas de homilética, vamos pensar em Ester. Primeiro, antes de qualquer coisa, vamos observar a divisão do capítulo.

DIVISÃO DO CAPÍTULO - ESTER 1

1-8 – Durante 180 dias o rei Xerxes, Artaxerxes ou Assuero, apresenta o seu reino a seus convidados. Após esse tempo o rei dá um banquete de 7 dias.

9-12 – A rainha Vasti é chamada para se apresentar diante do rei, para ele mostrá-la aos convidados, pois era bonita. Ela se recusa.

13-22 – O rei pede conselhos legais de como agir com sua esposa. O conselho foi rejeitar a rainha e escolher outra no seu lugar, pois a rainha fazendo assim estava causando desrespeito e desavença no reino. E se as outras esposas começassem a se inspirar na rainha e fizessem o mesmo?

ESBOÇO DE ESTER 1

Durante 180 dias o rei mostrou o seu reino a seus convidados, que bem poderiam ser reis e governadores desse mesmo reinado, assim como de outros reinados, onde se visavam comércios. O reino realmente era grande, contendo 127 províncias, ou cidades. Depois de um ano e meio andando com essa comitiva, por todo o reino, o rei dá um banquete de 7 dias, onde a prosperidade era tanta que qualquer um podia beber o quanto quisesse, o vinho sendo servido em diferentes taças de ouro. Xerxes era nesse período de tempo, o maior rei do mundo.

Enquanto isso a rainha também oferecia um banquete às mulheres no palácio. O rei, então, alegre de estar bebendo já a 7 dias, mandou chamar a rainha para mostrá-la aos convidados, mas ela se negou-se a vir.

O rei de alguma maneira achou que aquilo era muita coisa e bêbado ainda, mandou os seus conselheiros pensarem juridicamente o que fazer com a rainha. Eles chegaram à conclusão que a rainha estava a dar um mal testemunho, que poderia ser imitada pelas outras mulheres e causar uma revolta em todo o reino. O conselho acatado pelo rei era rejeitar a rainha e escolher outra rainha no lugar dela.

Aqui já dá pra pensarmos num título para a nossa mensagem e que vai nos dar o tema da mensagem: “O Ego Ferido do Rei Bêbado”.

Um esboço bíblico são notas para o pregador. É mais como uma cola de escola. Encontrando as divisões do texto, resumimos o assunto em poucas palavras que vão nos lembrar do que fala esse trecho da mensagem. Vamos ao nosso esboço.

PRIMEIRO ESBOÇO - O EGO FERIDO DO REI BÊBADO

Texto: Ester 1

Versos 1-8 – O reino de Assuero.

Versos 9-12 – A rainha Vasti se recusa a ver o rei.

Versos 13-22 – O rei convoca os conselheiros para saber como agir com sua esposa.

Observe que até aqui o que temos é apenas o texto literal e isso qualquer um pode observar na sua casa. O trabalho do pregador é justamente mostrar o que não é tão perceptível ao leitor comum, assim como contemporanizar (atualizar para o nosso tempo) o texto bíblico.

Falta nesse esboço a introdução, que vem logo abaixo do texto bíblico e falta a conclusão que vem no final de tudo. Sabendo o assunto do texto e qual é o tema, podemos fazer uma introdução com um assunto grande, importante e contemporâneo. A maneira mais rápida e talvez a melhor é fazer isso é com perguntas. E sobre a conclusão, que é o final da mensagem que os irmãos ouviram durante quase uma hora, é dito o que o ouvinte deve fazer, qual é a orientação que deve seguir.

Além da introdução e da conclusão, quais são os pontos a serem tratados em cada divisão? A coisa pode ser feita da seguinte maneira. Qual é o texto histórico ou bíblico? Qual é a dificuldade do texto? E Qual é a solução do texto?

Falta ainda no nosso esboço “A Arte do Artista”. O pregador deve ter dominio completo sobre a sua mensagem. No momento adequado ele deve mostrar o que não é facilmente compreensível no texto, se possível causando surpresa.

Sobre o título é necessário um título que resuma o assunto e seja ao mesmo tempo chamativo.

SEGUNDO ESBOÇO - O EGO FERIDO DO REI BÊBADO, ou A FORÇA DA MULHER

Texto: Ester 1

Introdução

O que aconteceu para Ester chegar a ser rainha?

Versos 1-8 - Assuero

1 -A História do texto: O reino de Assuero.

2 As pessoas podem ficarem bêbadas, embriagadas com várias coisas e não só com bebida. A embriaguez de Assuero, com o seu grande reino de 127 provincias, onde se demorava um ano e meio para visitar tudo, levou à embriaguez literal, onde beberam durante sete longos dias e noites.

3 Embriagado Assuero quer exibir a esposa, como o maior troféu do reino. Ela ressentiu o que fez estando bêbado, embriagado pelo poder e pela bebida forte, a tomar uma decisão eterna, expulsar a esposa, o bem mais precioso do reino. Aos olhos de Assuero, Vasti equivalia a 127 cidades. Ela era o melhor de todo o seu reino.

4 Versos 9-12 – A rainha Vasti

1 –A história do texto: Vasti é convocada para ver o rei.

2 – Vários são os motivos que Vasti não atendeu o pedido do rei. Talvez ela não estivesse bem de saúde no momento, talvez não estivesse apresentável, embelezada, para estar á frente de uma tão grande e poderosa comitiva, talvez ela tenha perguntado como estava o rei e sabido de excessos que sete dias de bebedeira estavam causando. Talvez, como mostra a introdução de Ester: Comentário Série Cultura Bíblica, ela tivesse sido convocada para dançar seminua. Talvez ela não pudesse sair, pois estava também com convidadas, provavelmente as esposas daqueles que estavam com o rei, dando uma festa em outro lugar.

3 – A Bíblia é um livro maravilhoso. Numa época em que a mulher é apenas mais um bem, na riqueza de um rei, essa mesma mulher mostra ter força suficiente para quebrar a cadeia de comando e dizer não. Só pode acusar o ato temerário de Vasti, quem não conhece a Bíblia. A Bíblia dá dignidade à mulher. Nós não sabemos a causa de que ela não foi, mas com certeza o rei foi avisado da dificuldade dela e deveria ter respeitado. Mulher não é objeto, é um ser ao nível do homem, se não for superior.

4 - No ato do pecado, onde com certeza Adão teve o desejo em algum momento de experimentar a fruta proibida, mas não o fez por medo, a mulher recebeu o fruto e ainda o ofereceu. A mulher devido o pecado original é tido como vaso mais fraco. Será mesmo?

Versos 13-22 – Conselheiros

1- A história do texto - O rei convoca os conselheiros para saber como agir com sua esposa.

2- Dificuldade do texto: Como agir com a rainha? Como agir com uma mulher? Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Enquanto o homem tratar a mulher como objeto ele vai quebrar a cara. A situação machista tinha tudo para dar errado e deu.

3- O texto mostra ainda uma falta de sabedoria de como lidar com a vida. Além de machismo e intransigência. Pra começar ele deveria ter pedido que se possível a esposa o viesse ver. Ele a deveria ter sondado antes.

4- O verso 12 mostra que o rei ficou furioso e indignado com a recusa da esposa. Ele então mandou chamar os sete sábios que atendiam diante do rei. Antes de mais nada é necessário dizer que esses poderiam ser conhecedores de leis, mas sábios não eram.

5- Naquele ambiente machista e meio bêbado, Memucã toma a palavra e diz que Vasti não ofendeu somente ao rei, mas todos os homens do reino. Vasti é acusada de se rebelar contra a instituição do casamento e contra o reinado.

6- A decisão machista não poderia ser outra, mas é surpreendente: se não quer ver o rei agora, que não veja nunca mais, que seja expulsa a revoltosa. O rei instigado por uma solução ruim manda a rainha embora e se organiza um concurso de beleza onde uma rainha vai ser escolhida. As pretendentes, lindas e virgens deveriam vir livre e espontaneamente na marra.

7- O texto que começa com um rei poderoso, chefe do maior reinado do mundo, acaba como um tolo, bêbado, machista, intransigente.

O EGO FERIDO

1- Essa história mostra o ego ferido do rei e de seus conselheiros. E todas as vezes que vemos alguém com o ego ferido, sabemos que é a carne, a velha natureza pecadora, falando através dele.

2- Nem é necessário dizer, mas faltou humildade ao rei. Sobrou coragem e loucura da mulher. Desrespeitar um rei desse tamanho?

3- O ego do rei e o ego da esposa falaram mais alto. Ela não Foi ao encontro do rei e ele não teve humildade com a esposa. Um casamento é feito de concessões. Quando um bate o pé o outro fica quietinho, mas no futuro, o assunto volta e quem esteve quieto agora é quem toma a palavra.

4- O rei não deveria ter chamado a mulher, mas já que chamou, ela deveria ter ido. Com certeza, os dois lamentaram o ocorrido. Ela poderia ter ido, ficado alguns minutos e acabou o problema. Ele poderia não a ter chamado e não teríamos uma história para meditar.

Conclusão

Qual é a Teologia do texto? É muito claro o contraste entre o reinado humano e o divino. Não é citado Deus no texto e nem precisa. O maior rei da terra, o mais poderoso, tem uma crise dentro do lar e não manda nem na sua esposa. A decisão de expulsar a esposa foi drástica. Assuero com certeza era zombado em particular. Além disso, como era possível o maior rei da terra, estando bêbado, tomar a decisão de expulsar a esposa? O assunto nos lembra Timóteo: Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? 1 Tim. 3.5. Não é aos trancos e barrancos que lidamos com o nosso lar. Não é porque é esposa, ou marido, ou filhos, que tratamos como qualquer coisa, como um objeto. Pessoas tem desejos e sentimentos. A educação cabe em qualquer lugar, principalmente com os que nós amamos e nos amam.

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 18/12/2021
Código do texto: T7410199
Classificação de conteúdo: seguro