KATHARISMOS

8) PALAVRAS DE VIDA (Nova fase - Irvine, C.A. - U.S.A.)

Pastor Serafim Isidoro.

KÁTHARISMOS

Lc. 12.59 - "Quem pecou? ele ou seus pais?"

Desde o cativeiro babilônico que durou 70 longos anos, a religião israelita passou por profundas mudanças e transformaçōes. Em razão de não possuirem templo, o antigo sacerdócio que durara séculos foi destituido, dando lugar ao chamado RABINISMO, onde o lider estuda efusivamente durante muitos anos para orientar a vida religiosa da nação. Alguns desses Rabinos considerados sábios compōem a moderna história do povo Israel.

O Rabino estuda e interpreta as sagradas escrituras dentro de um esquema de regras que nortearão todo o relacionamento de seu povo, seja com respeito a Deus ou a sociedade civil.

Apoiados na interpretação rabinica, os aprendízes - MATHETAIS - de Jesus tinham uma visão teológica de que os males e pecados cometidos pelo indivíduo são purificados - KATHARÓS - ainda aqui, na presente época da vida. Em realidade o Mestre advertíra: "Quando fores com teu adversário ao magistrado, esforça-te para te livrares dele no caminho para que não suceda que ele te arraste ao juiz, este te entregue ao meirinho e este te recolha à prisão. Digo-te que não sairás dali até que pagues o último centavo."

Ligado ao mesmo assunto o apóstolo Paulo declara na primeira carta aos coríntios: "... Seja entregue a satanás - ( MEIRINHO ) - para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor" - I Co. 5.5.

Considerando-se a verdade de que no céu não entra pecado e pecadores, o individuo que crê em Jesus mas não procede condignamente - (vejam-se as obras da carne em Gl.5.17-21) - terá que passar por uma KATHARISMÓS, purificação, aquí e agora. Na carta aos hebreus é dito: "Todo pecado recebeu justa retribuição" e "Angústia e tribulação virão sôbre toda a alma que pratica o mal ."

Entretanto, o Mestre revela uma outra visão com respeito àquele cego: "Nem ele pecou, nem os seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus". - Jo. 9.3.

Três são as causas de enfermidades, dores e dissabores: 1) A genética; 2) O desgaste natural do corpo; 3) A desobediência as Leis Divinas.

Levando-se em conta que "Ninguém é tentado além de suas forças - Rm.10.13 e que junto com a tentação Deus dará também o escape, resta ainda a esperança do misericordioso milagre de Deus: "A oração da fé salvará o doente, se houver cometido pecados ser-lhe-ão PERDOADOS e o Senhor o levantará " - Tg.5.14-15.

Só Jesus.

_______________________________________

O Th. Honoris, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê. No Google serafim isidoro textos