COMO LER E PREGAR O SALMOS 16

Ler corretamente é absorver o texto, compreender todas as palavras, para poder sair uma correta interpretação. Ler leva tempo. E depois de lido, compreendido o sentido do texto bíblico, devemos descobrir as divisões do texto, que em geral nos dão o rumo a ser seguido em nossa mensagem. Então primeiro devemos ler o nosso texto, o que vamos estudar, ou o que vamos pregar, e depois encontrar as divisões desse mesmo texto.

SALMOS 16

1 Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio.

2 Ao Senhor declaro: "Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti".

3 Quanto aos fiéis que há na terra, eles é que são os notáveis em quem está todo o meu prazer.

4 Grande será o sofrimento dos que correm atrás de outros deuses. Não participarei dos seus sacrifícios de sangue, e os meus lábios nem mencionarão os seus nomes.

5 Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro.

6 As divisas caíram para mim em lugares agradáveis: Tenho uma bela herança!

7 Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!

8 Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.

9 Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo,

10 porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.

11 Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.

AS DIVISÕES DO SALMOS 16

O irmão Daniel Conegero, que está na internet, encontrou essas divisões no Salmos 16:

1. Uma vida guardada pelo Senhor (Salmo 16:1,2).

2. Uma vida dedicada ao Senhor (Salmo 16:3-6).

3. A bênção de uma vida sob o aconselho do Senhor (Salmo 16:7,8).

4. Uma vida que vence a morte (Salmo 16:9,10).

5. A realidade de uma vida eterna ao lado do Senhor (Salmo 16:11).

PENSANDO NO SERMÃO

Dependendo o quê e como vamos pregar, vamos encontrar outras divisões no Salmos 16. Encontre a sua divisão e o assunto que você vai pregar ou ensinar. Esse é um Salmos denso, com muito assunto em pouco espaço. O pregador deve estudar todos os assuntos, até estar bastante familiarizado com tudo o que o seu texto, que você vai pregar ou ensinar estiver compreendido. Não adivinhe os assuntos, leia bons livros comentários sobre o texto que você vai ler como devocional, vai pregar ou ensinar.

O nosso tempo para pregar é pequeno. Usando todo o tempo para falar do que o teto fala, já mal da tempo, então não cabem de forma alguma testemunhos, cantorias ou outras coisas na hora da pregação. Na hora da pregação o pregador tem que pregar e pregar é expor o texto lido. No caso do Salmos 16, se é esse o texto que você vai pregar, você lê calmamente o texto para os ouvintes, explica os pontos e palavras mais difíceis e segue um raciocínio de pregação, com começo meio e fim. O pregador estuda o seu texto, durante muitas horas ou dias, até que o esboço do sermão fale sobre todo o assunto, ou pelo menos o básico. O seu ouvinte, ao acabar você de pregar, deve saber mais sobre o texto da Bíblia do que antes de você começar a pregar.

Mas entenda que pregar não é trazer uma noticia jornalística, mas trazer compreensão a um texto difícil. Nós temos na TV, jornais que trazem a noticia, falam sobre ela, apenas a noticiam, apenas mostram que o assunto aconteceu. Mas existem outros ornais que analisam a noticia, analisam o fato, comentam o fato, nos mostram a nós que estamos ouvindo esse jornal, o que está por trás daquela noticia, ou o que deveríamos estar percebendo.

Na igreja temos um erro que muitos cometem que é juntar versículos e falar literalmente sobre eles, sem profundidade alguma. Isso é ser um pregador jornalístico. Pregador que fala o que o próprio irmão pode compreender na sua casa, não tem nem por que existir como pregador. Pensa comigo: pra quê um pregador que fala exatamente o que o leitor vai chegar na sua conclusão sozinho? Não é esse tipo de pregação que procuramos, queremos analisar o texto bíblico e mostrar ao que não o conhece, o que Deus revelou à igreja e ao mundo, através da Sua palavra. Precisamos de pregadores que analisem o texto bíblico. Começaremos a ser bons pregadores, quando conseguirmos mostrar realidades da palavra para quem conhece o texto. Não é para quem não o conhece, mas para quem o conhece. Quando o pastor, ou o professor da sua igreja começar a aprender com você, então ai você está começando a ir no caminho correto. Isso leva tempo. É esse o nível que procuramos, além do básico. Isso leva tempo, dá trabalho e precisamos estudar sério para isso.

Se o pregador trouxer uma boa pregação por semana, serão quatro no mês e no ano serão 48. Mas uma boa pregação não é qualquer coisa. Todo pregador acredita que é o melhor pregador do mundo. Seja humilde, não é. Existem pessoas melhores que você por ai. Além disso, existem regras a serem obedecidas, que nos darão minimamente um bom sermão.

O QUE TEM QUE TER NUM SERMÃO E O QUE NÃO PODE FALTAR?

1 - Um sermão é uma pregação escrita. Então tem que ter um título que condiza com o todo.

2 – Imagine, no nosso exemplo que você só tem oportunidade de pregar uma vez por semana. Você não vai trazer qualquer coisa. Você precisa perceber que sua pregação não está boa, quando estão te chamando cada vez menos. Sendo assim, pregando uma vez por semana, escolha um assunto grande, bom e que todo mundo queira aprender. Pregar é essencialmente ensinar. O pregador precisa aprender a ser professor de sua igreja. Pregar é expor a Bíblia e de preferência cada vez menos com testemunhos pessoais ou cantorias. O pregador deve sumir e deve ficar apenas o texto bíblico. Os melhores pregadores não falam de si numa pregação e nem ficam cantando ou dando avisos. Na hora da pregação você prega. Pregar não é falar do que aconteceu na sua casa, mas do texto bíblico.

3 – O que é um assunto grande? Pode ser a exposição de uma doutrina bíblica. Se você ensinar uma doutrina por semana, serão quatro no mês e 48 no ano. A sua igreja aprendendo 48 doutrinas, ou ouvindo 48 mensagens doutrinárias, será uma igreja forte, doutrinada, mais convertida, com maior firmeza espiritual. Uma mensagem grande pode ser a exposição de um livro bíblico e quando acabar esse livro, você passa para outro. A pessoa pregando pelo menos uma vez por semana, poderá trazer um livro bíblico por mês. Serão 12 livros bíblicos que você ensinará a sua igreja num ano. E ai não cabe num estudo bíblico, doutrinário, falar de sua vida pessoal, ou ficar cantando hinos. Os hinos a gente canta no inicio do culto e não na hora da pregação. Na hora da pregação o pregador tem que pregar e pregar é expor o texto bíblico. Ninguém vai à igreja para saber como foi o dia do pregador. Isso não interessa. Vamos à igreja pára aprender qual é o conselho de Deus para a minha situação. O que faço mediante o que estou passando?

4 – O que não pode faltar na sua pregação, no seu esboço, no seu sermão? Eu não sei, quem tem que saber é você. Deus sempre revela aos seus pregadores o que devem pregar. Deixar de falar o que Deus mandou falar é errar o alvo totalmente. O que tem eu ter nessa mensagem ai, que Deus mandou você falar? Então fale sobre isso.

5 – A Teologia Sistemática nos mostra os assuntos bíblicos divididos em algumas poucas categorias. Só recordando, na ordem como devemos estudar:

a – A palavra de Deus, a Bíblia.

b – Deus – Como Deus é conhecido, ou se faz cohecer? Pelos nomes e atributos.

c – O homem – A queda, o pecado, a redenção

d – Os anjos caídos, os demônios, sua atuação e destruição final

e – Cristo – ministério. Sacrifício, ressurreição e pastor da igreja

f – A igreja – doutrinas, evangelismo, liturgia, surgimento, quem é igreja?, pra onde vai a igreja?

g – O Espírito Santo – ministério escatológico e de conversão

f – As ultimas coisas – A Tribulação, a volta de Cristo, o milênio, a vida com Deus

Estudar Teologia Sistemática leva tempo, mas vale muito a pena. O pregador que assim o faz, será o erudito de sua igreja.

6 - O que não pode faltar na sua pregação? começo, meio e fim. Se por exemplo você for falar sobre a doutrina da igreja. Você vai ter que mostrar a igreja profetizada no Antigo Testamento, Cristo é o cabeça da igreja, o que é igreja, quem participa da igreja, qual é a sua missão, quais são suas doutrinas a serem ensinadas ao mundo, a religião, para onde caminha a igreja, o futuro da igreja. Pense na sua pregação como um estudo bíblico com começo meio e fim e você vai errar menos. Elaborar um sermão leva tempo e trabalho duro. Por isso que digo que dá sim, para qualquer pregador sério trazer pelo menos uma mensagem boa, importante, necessária por semana.

7 – O que não pode faltar no seu sermão? Aplicação. Aplicação é o que devo fazer, agora que ouvi o sermão, a pregação. Essa mensagem me leva a fazer o quê? Isso é aplicação. Mas notamos que hoje em dia existe um desvio interessante. Muitos pregadores só querem pregar a aplicação, e se esquecem de mostrar o contexto. Eles querem nos dizer o que fazer, sem explicar o que a Bíblia diz sobre isso. É um verdadeiro Frankestein. Quer me dizer o quê fazer, sem me dizer como cheguei a essa conclusão. E pode ficar pior. Alguns não expõem o texto bíblico, mas falam de seu dia, da sua vida, da sua casa e querem ensinar as pessoas a fazerem como ela aprendeu na sua casa. Isso não é pregação de forma alguma. Pregação é falar da Bíblia e não da sua vida, da sua casa ou de você. Esse monte de pregadores de 5 minutos são a causa de uma igreja fraca. Durante 5 minutos ele esteve no texto bíblico e até o ensinou bonitinho, depois disso começou a trazer seus famigerados testemunhos que ninguém quer ouvir e saiu do texto bíblico e não voltou mais.

8 – O que tem que tirar do seu sermão, da sua pregação? Você. O pregador tem que sumir numa pregação. Os melhores pregadores mostram Cristo, Deus, o Espírito Santo, a mensagem e não o seu dia, a sua pessoa. O verdadeiro pregador não chama a atenção para si. Numa recente mensagem uma irmã ao pregar disse que não dormiu a noite, pois veio de avião não sei de onde, pra não sei onde e dormiu apenas três horas no hotel, pois estava com gripe e foi no médico e o médico receitou não sei o quê que alguém foi comprar e ela estava ali para pregar, mas estava meio no bico do corvo. Ela levou quase 15 minutos para chamar a atenção total para si. O que sobrou ela falou da mensagem. Primeiro que Deus não honra quem rouba a glória de Deus. Segundo que fazer isso denota o quanto o pregador está equivocado e não entendeu nada.

O ESBOÇO DO SALMOS 16

Temos aqui duas maneiras de estudar o texto. Numa maneira mais rápida, podemos estudar segundo as suas divisões do texto eu já descobrimos. Uma vida guardada, uma vida dedicada, uma vida aconselhada, uma vida que vence a morte, e uma vida eterna ao lado do Senhor.

Outra maneira é expor versículo a versículo o texto. Então antes de chegarmos ao primeiro esboço, o das divisões do texto, devemos estudar versículo a versículo e chegarmos a nossa conclusões. Então o primeiro estudo é versículo a versículo, por fim o outro. Usando versículo a versículo pode ser então uma pregação de seus 45 minutos ou uma hora. No caso das divisões pode ser uma mensagem breve, uma saudação.

1 – Refugiado – O Salmos começa numa situação de guerra, onde o salmista, recorre a

Deus, pedindo asilo, refugio. Um refugiado é alguém que está fugindo de uma guerra e indo para outro lugar, outro país, onde se sinta seguro. Esse é um Salmos de um refugiado que foge de uma guerra. Essa guerra pode ser literal, ou pode ser as questões da vida. De qualquer maneira o salmista pede a Deus que o proteja do inimigo, poisem Deus ele é um refugiado.

2 – O salmista faz uma declaração: Tu és o meu Senhor, o meu dono e não tenho nenhum bem, nenhuma posse, nenhuma casa, nada além de ti. Esse é o reconhecimento que todos devemos ter que o que tenho devo viver como se não o tivesse e que devo reconhecer que o que tenho não é meu, mas de Deus. O que tenho é emprestado de Deus, para a minha vida. Numa casa na época bíblica, o senhor era o dono da casa e do escravo. A comida que o escravo comia era do dono, a cama onde dormia, ou o quarto onde ficava era do dono. Tudo era do dono, até a vida do escravo. Se Deus é o nosso Senhor, o nosso dono, então tudo é dele, até a nossa vida. Se Deus nos permite usufruir alguma coisa: bens, carros, casas, dinheiro, viajar, comida, roupas, devemos perceber que tudo é emprestado de Deus para nossa vida. Devemos viver como se nada fosse nosso, mas tudo de Deus, do dono. Não ter nenhum bem também significa que reconheço que o meu maior bem é Deus. A melhor coisa da minha vida é o Senhor.

3 – Os notáveis – Notável é alguém que se consegue perceber; que tem importância; importante ou relevante. Merecedor de consideração e apreço. Toda geração tem aquelas pessoas que são as mais importantes. E todo país tem aquelas pessoas que foram relevantes para o seu país chegar a ser o que é. Temos na história pessoas importantes em todas as áreas: na política, na filosofia, nas ciências, na literatura. O prêmio Nobel é um prêmio dado a pessoas que fizeram coisas muito relevantes para o nosso mundo. Um presidente é um notável. Um líder é um notável. Um rei é um notável. Notável é uma pessoa que é muito importante. O Salmos 16 diz que os crentes, o cristão, é um notável. “Os fiéis são os notáveis onde está o meu prazer.” Uma coisa muito importante a se perceber é que quando encontramos com um cristão verdadeiro, um chamado para a eternidade, notamos como ele, ou ela é diferente. Existem irmãos e irmãs que são tão maravilhosos que a gente não quer nunca sair de perto. São pessoas de qualidade, com algo a dizer, com moralidade alta, com princípios. São pessoas que trazem algo de Cristo em si. E é Cristo neles, nelas, que os fazem notáveis, com qualidades, com idéias, com jeito de ser que a gente não quer nunca sair de perto. A Bíblia nos mostra que os cristãos são as pessoas mais importantes da história. Cada geração tem seus notáveis. Os fiéis são os notáveis. Crentes com qualidade, pessoas amáveis, maravilhosas. Pessoas que se deixam amar.

4 – O salmista nos traz uma constatação: Grande é o sofrimento dos que correm atrás de outros deuses, ou ídolos. A ideia que nos passa a constatação é a de que há maldições especificas sobre os deuses, ou ídolos e consequentemente sobre quem os busca. Mas esses deuses descritos no Salmos 16 não são deuses quaisquer, mas deuses de sangue. Esse são demônios que exigem sacrifícios de sangue. Um demônio que operava na época do Antigo Israel e pode ser esse que ele está se referindo, é Moloque, onde se sacrificava recém-nascidos em nome da divindade. É claro que um ato bárbaro desses, seria visto por Deus e julgado. Os que praticavam assim como os simpatizantes de uma coisa dessas estavam debaixo de maldição. Não é à toa que o salmista diz que nem vai se lembrar dos nomes dos que praticam coisas assim. Qualquer pecado traz julgamentos, a idolatria também. Deus usa a Bíblia claramente dizendo muitas vezes que não se agrada de ídolos e ainda assim a história mostra tantos deuses e ídolos adorados pelos homens. Ainda hoje, a igreja católica insiste em adorar os chamados santos da igreja, fato esse proibido pela Bíblia. Os homens dizem que não há nem um mal nisso, mas a Bíblia diz que há. Adorar ídolos trará consequências ruins. O pecado, qualquer um, trará consequências, juízos.

Outras versões dizem: “As dores se multiplicarão”, ou “muitas serão suas penas”, que são dissabores, ou juízos de Deus a respeito do pecado, que é uma alusão direta sobre Gênesis 3.16. O livro Introdução e Comentário Vidas Novas Salmos, diz que não há palavras mais nefastas do que essa na Bíblia a respeito do efeito do pecado. Nem tudo o que nos acontece é efeito direto do nosso pecado, mas dizer que o homem não tem pecado é um erro muito grande. Por mais que o homem se arrependa e tenha ações de arrependimento, ainda assim, é em sua essência um pecador. Nem tudo é pecado, mas muita coisa é. Muito do que nos acontece é fruto direto da Queda Original e da nossa Queda Individual. Algumas coisas precisamos fazer quando estamos passando por provações, ou juízos de Deus.

1. Pedir perdão a Deus. Todo pecado, até o cometido a outro irmão, é ainda assim contra Deus. Até quando peco contra o meu corpo, bebendo, fumando, comendo algo que não posso, é um pecado contra Deus. Se brigo com a esposa, peço perdão para a esposa, mas tenho que pedir perdão a Deus.

2. O segundo é arrependimento. Se arrepender significa mudar de caminho, andar de forma diferente, não praticar o que estava fazendo que causou o juízo.

3. Jesus nos deu autoridade para repreendermos o mau que nos ataca. Devemos repreender os demônios que nos atacam.

4. Deus exige santidade, sempre. Se estamos desconfiando que estamos debaixo de juízo, devemos santificar imediatamente.

5. E por ultimo devemos confiar na palavra. Não somos o que estamos vivenciando, somos o que a Bíblia diz que somos. Devemos crer nisso e confiar.

5 – “Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro.” O Comentário Vida Nova, diz que devemos ler esse versículo nos lembrando do anterior, o 4. Segundo o Comentário a intenção do inimigo, do Diabo, era nos fazer perder a nossa herança no Senhor, o nosso lugar de honra. Só o que pode nos tirar da presença de Deus é o pecado, o nosso pecado. O Diabo luta constantemente para duvidarmos e duvidando pecar contra Deus. No verso 5 o salmista diz que Deus é a sua porção, a sua herança. Ele afirma, assim, que o seu lugar perante Deus ainda está firme, guardado e garantido. Venci o inimigo, ultrapassei os ídolos e estou com o Senhor. Não perdi a minha herança, o meu lugar, a minha salvação.

O texto dá margem a outras leituras, mas eu vejo uma alusão, uma lembrança, da Ceia do Senhor na porção (pão) e no cálice (vinho). A Ceia, a porção e o cálice, nos falam de participação com o Senhor. Participando da Ceia somos um com o Senhor. Não perdida a herança para o pecado, temos confiança então de que Deus está velando sobre o nosso futuro. “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29:11. Falar de garantia de futuro, de vida, de continuidade numa época como a que estamos vivendo é urgente e necessário. Precisamos dessa palavra, precisamos saber que Deus é o nosso futuro.

6 – As divisas, ou muros, cercas ou limites da minha terra, por causa de minha obediência, caíram em lugares agradáveis. Olhe como é linda a minha herança, ou a terra que vou herdar no Senhor – é a constatação, a revelação, que veio ao salmista.

7 – Bendigo o Senhor, agradeço a Deus, que nessa noite escura que estou passando na vida, o meu coração me ensina na noite escura. O Espírito revela ao meu coração e vou seguindo, firme, iluminado pelo Espírito, no meio da escuridão, ou da situação sem solução que estou vivendo.

8 – Com o Senhor à minha direita, me aconselhando, me ajudando, me guardando, sendo meu conselheiro, não serei abalado. Pense em abalado como um lugar, uma cidade abalada por um terremoto. Mas mesmo havendo um terremoto, se estou com o Senhor à minha direita não serei abalado. Não sairei do meu lugar, não duvidarei, não apostatarei da fé, não sairei da presença do Senhor. Nele confio, Nele vou ficar.

9 – 10 - Os versículos 9 e 10 são proféticos e falam diretamente sobre a sepultura de Jesus. O meu corpo repousará tranquilo, o Senhor não me abandonará no sepulcro, o meu corpo não sofrerá decomposição. Sabemos que Cristo ficou muito pouco tempo no sepulcro, sendo ressuscitado quase que imediatamente. Devemos crer no Senhor que vela por nós e nos guarda até se chegarmos a falecer.

11 – Tu me farás conhecer a vereda da vida, que é a salvação, a igreja. A alegria plena da tua presença é o Espírito em nós, a luz que ilumina nas trevas. A iluminação do Espírito de Efésios 1. A alegria da tua presença é enchimento do Espírito, Efésios 5. A salvação nos trará um eterno prazer á tua direita. É salvação para sempre.

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 12/01/2022
Código do texto: T7428049
Classificação de conteúdo: seguro