COMO LER E PREGAR JOÃO 3 NOVO NASCIMENTO

JOÃO 3.1-21

Eu vejo algumas dificuldades para estudar e para pregar alguns textos. Algumas igrejas ficam se repetindo e acabamos vendo em pouco tempo, exatamente a mesma mensagem proclamada pela mesma pessoa. Penso eu que devemos pregar de forma sistemática, ou seja, seguindo uma ordem. Numa igreja foi feita uma série e pregações em Timóteo. Começou do cap. 1 e foi seguindo até o fim. A cada dia se pregava um cap. do livro. Não tem como se repetir se pregarmos assim. Todo pregador vai um dia acabar com um texto exaustivamente conhecido da igreja. Um texto conhecido é pior de pregar do que um desconhecido. Se falarmos o que todo mundo conhece, vamos ser apenas mais do mesmo e isso não vai ajudar ninguém. Inventar não podemos. Então numa situação dessas o que fazemos? Devemos estudar o texto, com a ajuda de bons livros e tentar compreender exatamente o que Deus quer dizer ao seu povo através dessa mensagem. E sobre a entrega da mensagem, me lembro que uma irmã foi convidada a pregar em nossa igreja e disse estar o dia todo na presença de Deus. Ela disse que não fez certas coisas, como atender telefone, não entrar no facebook, ficar o dia ouvido mensagens bíblicas, cantou hinos e ficou em oração, para poder estar em condições de santidade para entregar a mensagem. No culto à noite dava para ver que ela estava mesmo na presença de Deus, mas a sua mensagem foi ruim. Ela não dava a impressão de conhecer o texto que queria nos falar. A coisa saiu truncada, meio chata e estranha. Ela se preparou em santidade – o que está correto, mas não se preparou para estudar o texto. Ela fez igual aquele estudante crente que no dia da prova fica orando o dia todo e não estuda nada. Ai tira zero e não sabe por que. Uma coisa é orar e santificar, outra é estudar o texto, se preparar para pregar, aprender a preparar esboços e aprender a interpretar corretamente a Bíblia.

Oração é uma coisa e Deus abençoa, há uma unção sobre a oração. Estudar é outra coisa e há também uma unção diferente, condizente com o estudo. A unção da oração, ou o enchimento da oração, ou o que se espera da oração está descrito em Efésios 1: revelação. Quem ora tem revelações. A unção, ou o enchimento do Espírito, ou o que se espera do estudo da palavra é conhecimento, sabedoria e compreensão da palavra e na palavra. Quem ora tem revelação no Espírito. Quem estuda tem revelação na palavra. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. São assuntos diferentes que se auto completam. Não dá para preparar um estudo, uma pregação, um esboço, sem oração.

Existe uma dificuldade em todo texto bíblico que vou denominar de empurrar a igreja para frente. Se o pregador é sistemático, segue uma ordem, é doutrinário e quer fazer discípulos, isso faz com que haja uma diferença gritante na mensagem. O animador de auditório não tem regra alguma e não está preocupado em doutrinar ninguém, não é isso que ele foi convidado para fazer. O pregador deve pensar, analisar a sua mensagem, elaborar corretamente com vistas a empurrar a igreja pra frente. Toda e qualquer mensagem deveria fazer a igreja subir de nível. A sua mensagem está fazendo a igreja subir de nível? Você está subindo de nível? Como saber? A sua igreja que te ouve está mais convertida? Você que é o pregador, está mais convertido? A sua mensagem está convertendo você? Se a resposta for não, é por que você está fazendo alguma coisa errada e é necessário rever o tipo de mensagem que você está pregando.

A mensagem do pregador não é para ser bonitinha, mas deve fazer parte do plano de Deus para conversão dos escolhidos. Existem pregadores que no seu ministério inteiro, ele nunca disse uma palavra que fizesse a sua igreja local avançar um metro para frente no Reino de Deus. Existem ministérios e até gerações perdidas de pregadores, de ensinadores que na verdade não pregaram nada, que na verdade não ensinaram nada.

Existem milhões de livros teológicos escritos, e logicamente não dá para lermos todos em uma única vida. Eu uso o critério de procurar saber quais são os livros naquela matéria que é mais ensinado nos seminários. Dia desses li que sai uma Teologia Sistemática por mês. Mas quais livros os seminários usam? Descobri que tem umas cinco teologias sistemáticas que são mais pedidas. A mesma coisa na Teologia Pastoral e em todas as áreas. A média são uns cinco livros de cada em cada matéria. Isso já limitou o numero de livros a serem estudados.

Por exemplo, o estudo sobre o Espírito Santo. Eu vim da Assembléia de Deus, então já temos alguns defeitos pentecostais que aprendi assim como incorporei algumas coisas boas, como os extintos cultos de Doutrina, que eram cultos nas terças feiras para se ensinar uma matéria teológica, bíblica. Uma grande defasagem que o pentecostal tem é a respeito do espírito Santo. A impressão que muitas mensagens nos dão é que o Espírito Santo foi derramado em Atos 2, para causar separação na igreja e mostrar que existem crentes de um nível superior a outros, os que falam em línguas e os que não falam, sendo de categoria diferente. Depois de muito estudar os melhores livros de Teologia Sistemática, sobre o assunto eu cheguei à conclusão que falar em línguas não é o sinal da vinda do Espírito, mas sim o próprio Espírito, onde a Bíblia chama o tempo a partir de Atos 2 de Ministério do Espírito. (2 Cor 3.8) Com o tempo fui descobrindo que a partir de Atos 32 foi inaugurada uma era escatológica. A descida do Espírito Santo inicia o fim dos tempos. Com a vinda do Espírito veio a Apostasia. Então, escatologicamente o Espírito Santo veio para preparar uma igreja apta para ser salva por Cristo, o que vai culminar na Vinda de Cristo, onde continuamos a descobrir erros doutrinários sérios, como o que tenta nos dizer que a vinda de Cristo será em duas partes, uma invisível – o que a Bíblia não diz em lugar algum, então não podendo ser verdade – e o outro erro que diz que a igreja do tempo do fim, não vai passar pela Tribulação.

Sendo assim: O Espírito Santo veio inaugurar uma escatologia (ou os eventos finais do mundo). Ele veio para preparar uma igreja a ser salva e veio para preparar a igreja que vai passar pela Tribulação. Então logicamente a obra do Espírito Santo não deve ser só dar dom de língua aos homens. E qual é então? É transformar o crente individualmente (Gálatas 5), e capacitar a igreja com dons e ministérios para testemunhar de Cristo. Então os estudos sérios a respeito do Espírito Santo vão nos causar uma dúvida que deveríamos ter desde o princípio: Qual é o papel das línguas e que línguas são essas? As línguas de Atos 2 era de interpretação. As pessoas pregaram na língua da outra nação, sem conhecerem essa língua. Não é absolutamente o que denominam de língua dos anjos que é um som, um linguajar, incompreensível. E quanto mais estudamos, mais perguntas se fazem.

Para que então servem as línguas? Estude com a ajuda de comentários bíblicos 1 Coríntios 14. As línguas servem para ajudar as pessoas a orarem. Então se supõe que aqueles que precisam orar em línguas são pessoas que não sabem orar ou que precisam orar. Ou é pessoa que é muito cru em oração e Deus a ajuda dando o dom de línguas, ou a pessoa tem um cargo ministerial que precisa receber revelações de Deus constantes para saber como dirigir sua igreja.

A outra coisa que Paulo nos ensina é que quem fala em línguas pode profetizar, mas que sejam dois ou três por culto a falar em línguas e isso se houver interpretação. Profetizar então com interpretação assume o papel de profecia.

O que estou tentando mostrar nesse ponto é que o ensino da Assembléia de Deus parou numa interpretação ruim de que o Espírito batizou (capacitou) a igreja para que ela falasse na língua dos anjos e não é isso que a Bíblia diz nem em Atos 2 e nem em 1 Cor. 14. A língua falada em Atos 2 não era incompreensível, mas era a línguas das nações que estavam ouvindo o culto. A Teologia Pentecostal não compreendeu que o Espírito é escatológico, que a vinda de Cristo não é em duas partes, uma claramente uma heresia, dizer que é invisível, que vai levar metade dos crentes e os menos favorecidos é que vão ficar, como se a Tribulação fosse punição para o crente e não julgamento das nações. E é uma falta de compreensão que beira o absurdo dizer que o espírito Santo vai ser retirado da Terra, sendo ele que convencerá as pessoas (milhões) na Tribulação a se converterem. A igreja que vai passar na Tribulação não é uma coitadinha, mas ela vai no espírito de Elias e de Moisés, portanto da Profecia, dos milagres, das Leis e dos sinais. Essa igreja é poderosíssima.

Ou seja, o que aprendi, em muito superei. Como tentei ensinar isso que estão nos livros, e entendido desde a Igreja Primitiva e nunca posto em duvidas, só podemos compreender o erro doutrinário como uma heresia que vem cegar as pessoas que não serão salvas. Mateus 24 é muito claro, Atos 2 é claro, 1 Coríntios 14 é muito claro e Apocalipse não deixa duvidas, de onde tiraram esses ensinos então? De Deus não foi. Da Bíblia é que não é.

Sua mensagem está empurrando a igreja para frente? Você tem superado os livros e ensinos da sua igreja, da sua geração, do seu tempo? Você compreende que hoje a revelação que vai levar a igreja para frente está conosco? Com a igreja atual, com os pregadores atuais?

Deveria surgir a pergunta em todo pregador, sobre como receber de Deus as mensagens, a palavra, a pregação, o ensino que vai empurrar a igreja para frente, fazendo-a subir de nível espiritual e a colocando de novo no fluxo do plano de Deus mundial na história humana. A resposta é muito simples: pregando exclusivamente o que Deus mandar e estudando a palavra sem preguiça.

Estudar a palavra não é só ler a Bíblia, é por exemplo pegar os cinco melhores livros de Teologia Sistemática da atualidade, ler e estudar todos e depois fazer um resumo de cada assunto, analisar cada assunto estudado e tentar compreender para onde segue o ensino da igreja, para onde segue a Teologia do séc. XXI, para onde Deus está direcionando a igreja atual. Para onde Deus está direcionando todos os ministérios em todas as nações? Qual é o futuro da igreja? O que Deus está fazendo com a igreja hoje e para onde Deus está levando a igreja? Qual é a Teologia que Deus vai revelar ao mundo em breve? Qual é o foco que a igreja deve ter? Isso não sabemos, por isso que oramos e pedimos a palavra da revelação e estudamos a mensagem para entregar o mais fiel possível a revelação. O pregador deve compreender que você será bom, quando Deus falar e agirmos como papagaios, falando exatamente o que Deus orienta a falar e nada mais, ou nada menos que isso. E aí temos os equivocados que querem dar o seu testemunho, como se o testemunho daquele infeliz seja maior do que a palavra revelada por Deus.

Sendo assim, o que João 3 pode falar conosco como indivíduos e como igreja mundial no plano de Deus?

ESBOÇO

O ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS

João 3.1-21

Nós temos ouvido mensagens onde se perde muito tempo na introdução, por exemplo, explicando quem era Nicodemos e acabam esquecendo da mensagem principal. Nicodemos era um judeu, fazia parte do grupo fariseu, que eram talvez os maiores estudiosos do Antigo Testamento, que é o que eles tinham até então. Nicodemos era o chefe desse grupo, então presume-se que ele era uma espécie de professor e a pessoa mais entendida do seu grupo.

Vemos algumas pessoas falando de forma pejorativa e equivocada sobre Nicodemos ir à noite falar com Jesus. Dizem alguns que Nicodemos era um futuro cristão com vergonha da sua futura religião. Essa é uma teologia rasa de quem não está lendo direito a palavra. A explicação pode ser outra. No discurso de Jesus, claramente o que Jesus quer que ele entenda é algo sobre a iluminação do Espírito, a revelação que leva à conversão. Nicodemos vir à noite buscar Jesus e consequentemente a luz do Espírito é muito simbólico. Parece-me que é assim que deveríamos estar lendo a Bíblia. Nicodemos veio na escuridão do seu ser, buscar a luz verdadeira. E de certa forma todo aquele que vem buscar Jesus, no fundo quer sair das trevas do pecado, ou do seu ser, deixar a cegueira espiritual e ser iluminado pelo Espírito. (Efésios 1 fala sobre a iluminação do Espírito.)

Jesus ser chamado de Mestre, por Nicodemos tinha um peso infinitamente maior do que ser chamado de Mestre pelos discípulos. Nicodemos era um Mestre que reconhecia quando estava na frente de outro superior a ele. Entretanto, Myer Perlman, em seu livro João, o Evangelho do Filho de Deus, entende que Nicodemos queria antes um mestre e não um salvador. O pastor diz ainda no seu livro que Nicodemos, sabendo que Jesus era um mestre enviado da parte de Deus, veio oferecer ajuda a Jesus, talvez indicando o que Jesus deveria fazer, pois ele era velho e experimentado na política e sabia o que deveria ser feito.

Nos parece que Nicodemos tinha uma compreensão deficiente do ministério de Jesus, mas não nos parece que ele estava cego com pré-conceitos, como alguns líderes religiosos que atribuíram a obra de Cristo à atividades demoníacas. (Jo 8.48,52, Mc 3,22ss) “Mestre sabemos ensinas da parte de Deus.” E mesmo que não tenha entendido o significado dos sinais, percebeu que Deus estava com Jesus.

Esse diálogo de Jesus com Nicodemos expressa exatamente o que tento dizer sobre empurrar a igreja para frente. Nicodemos estava num nível de compreensão raso e Jesus estava tentando ensiná-lo em nível máster. Nicodemos estava perguntado A e Jesus estava ensinando B, C, D e muito além disso. Jesus estava a passos à frente na conversa e Nicodemos e a dirigiu. Nicodemos alcançou muito pouco no momento do que Jesus queria dizer, mas com certeza depois ele foi refletir e com a ajudado Espírito Santo compreendeu o que Jesus disse exclusivamente a ele e através dele para toda a igreja, em todos os tempos. Jesus no seu diálogo não rebaixou a teologia ao nível básico de Nicodemos, mas forçou Nicodemos a subir até o nível onde Jesus estava.

Esse é um erro que temos visto nas igrejas: baixar o nível do ensino, por que alguns não estão entendendo o que dizemos. Um professor de matemática não para de ensinar, se os alunos não estão compreendendo no momento. Ele vai ensinando até que eles compreendam. Se insistirmos em bater na tecla da Teologia, as pessoas vão compreender.

O Reino de Deus é o Governo de Deus – A maneira que um rei governa é o reino daquele rei. Nicodemos iniciou a sua conversa reconhecendo que Jesus era Mestre enviado da parte de Deus. Quando alguém faz uma pergunta a outro ele nunca sabe o que o outro vai responder, mas é consenso que a resposta seja mais ou menos ou nos termos da pergunta. A resposta de Jesus é praticamente um enigma, principalmente que foi com Nicodemos que Jesus começou a falar sobre novo nascimento. Ninguém nessa época entendia os conceitos envolvidos. A impressão que dava é que Nicodemos falou uma coisa e Jesus falou outra totalmente desconexa. Porém, a maneira que Jesus dirigiu a conversa, trouxe curiosidade e duvidas a Nicodemos, que sendo quem era, um pensador, iria refletir no que o encontro com Jesus queria dizer. “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.” “Mas como alguém pode nascer sendo velho?” Jesus repetiu e acrescentou, ou subiu de nível o que já estava no nível máximo: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água (a palavra) e do Espírito (a revelação do Espírito Santo ao espírito humano).”

Se os versículos anteriores, 1-5, serviram de introdução ao sermão, os versículos 6-21 são o corpo do sermão. O que Jesus abreviou no inicio, agora expõe mais.

O NOVO NASCIMENTO

A Teologia a ser compreendida nesse texto é sobre A Doutrina do Novo Nascimento.

1 – O FATO DO NOVO NASCIMENTO – Andar com Jesus não é o mesmo que entrar num grupo qualquer. Ser discípulo de Jesus implica passar por uma completa transformação espiritual. Uma pessoa natural, terrena, que perdeu o Espírito Santo na Queda, em Gênesis 3, precisa agora ser chamado e eleito por Deus. É Deus quem chama e é Deus quem ilumina para salvação a alma que outrora estava nas trevas do pecado e portanto da ignorância. “Jesus salientou a necessidade mais profunda e universal do homem: uma mudança radical e completa da totalidade da natureza e do caráter. A natureza total do homem foi torcida pelo pecado, em decorrência da queda, e esta perversão se reflete na sua conduta individual e nos seus vários relacionamentos. Antes de poder viver uma vida que agrade a Deus, sua natureza precisa passar por uma mudança tão radical que é nada menos do que um segundo nascimento. O homem não pode efetuar semelhante mudança por si mesmo. A transformação deve vir de cima.” Myer Perlman.

2 – OS MEIOS DO NOVO NASCIMENTO – Apesar de eu compreendemos que um dos simbolismo da água é a palavra de Deus, portanto para ser salvo é necessário ouvir, compreender e praticar a palavra, nascer de novo tem o significado de passar por uma profunda purificação. Nascer do Espírito significa que perdemos a conexão com Deus, na Queda, e agora fomos reconectados por Cristo, através do espírito.

3 – A RAZÃO DO NOVO NASCIMENTO – Jesus não explicou o como do novo nascimento, mas porquê. (Jo 3.6) Carne e Espírito são coisas muito diferentes e um não pode produzir o outro.

4 – O MISTÉRIO DO NOVO NASCIMENTO - O movimento do vento é algo muito real para nós, mas c misterioso e além de nosso controle. Apesar de eu o que Jesus está dizendo a Nicodemos, ele que está ouvindo pela primeira vez a doutrina vai achar tudo isso muito misterioso, mas conforme andar com Deus vai percebendo que não é. Como nos ensina Efésios 5, quanto mais nos enchermos do Espírito, menos vamos agradar à carne, que é a nossa velha natureza e vamos mais nos parecer com a nova natureza de uma pessoa cheia do Espírito.

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 04/02/2022
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