O FUTURO DA IGREJA A PARTIR DO SÉC. XXI

Tenho me preocupado muito com o futuro da Teologia, o futuro da igreja, a partir do séc. XXI. Para onde estamos caminhando? Nunca tivemos tantos recursos e nunca foi tão difícil. A minha preocupação é tanta, que comecei a ler vários livros sobre a teologia na história. Pois o que muita gente nem sabe, não é pregado, é que a Igreja Primitiva iniciou o processo, mas depois dela a igreja avançou para muitas e outras configurações.

Depois da igreja primitiva, do século I, a Igreja Católica dominou o cristianismo até a Reforma no séc. XVI, a partir de 1517, com muitos erros e heresias, como monastérios, a missa em latim, que o povo não compreendia, as indulgências, que era a venda de terrenos no Céu e as inquisições. A Igreja Primitiva não tinha doutrina nenhuma. Eles pregavam, mas não havia uma ordem para isso. Não havia um Sistema. A igreja Católica também não tinha nenhuma doutrina, o que tinha era as determinações do ministério. Mas já a partir do final do séc. I, as heresias começaram a surgir e foi necessário haver respostas. Foi um inicio, mas ainda não estava resolvido.

A Reforma Protestante foi uma revolta contra a Igreja Católica, de onde surgiu a Bíblia impressa na língua do leitor. Iniciando no séc 16 seguiu até o séc. XX – se é que podemos dizer que acabou. Desse período surgiu a Teologia Sistemática, que é uma maneira de se observar a Bíblia por grandes tópicos, que acabam abrangendo a Bíblia toda. E como se forma uma doutrina bíblica? Juntando-se tudo o que a Bíblia fala a respeito de um assunto,chegam-se às conclusões.

A igreja era uma até a Primeira Guerra Mundial. Os debates estavam indo para o que a gente chama de “o sexo dos anos”, ou seja, debates infrutíferos. A Guerra, fez com que novas doutrinas, ou novas respostas fossem elaboradas. Voltaram a enxergar o ser-humano. Muitas e laboriosas respostas foram surgindo. Não sei se tão boas assim, tenho lá minhas duvidas. E chegamos por fim no Séc. XXI. Acredito eu que o grande profeta do final do séc XX e inicio do séc. XXI é o Bauman, que nem cristão era. O sociólogo, começou a estudar na década de 1960, sobre a Modernidade e a Pós-Modernidade. Ele elaborou alegorais muito claras e compreensíveis. O sólido é o firme, seguro, antigo, secular, aquilo que vem de geração parageração. Até o Iluminismo, movimento europeu, onde o povo se revoltou contra a Monarquia, a vida era segura, certa. O povo nascia num sistema agrícola, que passavade pai para filho, geração após geração. Isso era o sólido. O lídquido se faz a partir da instabilidade, do incerto. As ideias de Bauman são tão importantes que ele conseguiu enxergar as relações humanas como uma rede social, onde deletamos facilmente as pessoas que não gostamos. As relações ficaram descartáveis, assim como a vida, como o trabalho, como tudo. Tudo é incerto, tudo agora é liquido.

E o que mais define a igreja do século XXI, até o momento é eu ela é liquida, incerta, instável. Não sabemos para onde vai a igreja e isso preocupa demais.

Fui conversar com o irmão Raphael, da minha igreja, que é teólogo liberal, e expus que estu preocupado com os rumos da teologia, da igreja. Ele me olhou com o rosto espantado e disse que está preocupado exatamente com isso. Numa vista superficial na Internet, nota-se que Deus levantou muitas pessoas que também estão preocupadas com o assunto. Para onde estamos caminhando?

Apesar de tantos recursos, a igreja está passando por um per[íodo de obscurantismo bíblico tremendo. Os cristãos não conhecem a Bíblia, por que os preadores não pregam Bíblia, mas temas, achismos, subjetivismos, auto-ajuda tirada do dia-a-dia. Trocaram a palavra por dar testemunhos horríveis sobre suas tristes vidas. Tem vezes que vamos ao culto e saímos mais desanimados do que quando entramos. Isso em parte também vem dos hinos derrotistas que temos ouvidos, as famigeradas “sofrência gospel”. São musicas que não são exatamente hinos. Não falam de Deus, não exaltam a Deus e tem letra e musica altamente depressivas. Ai vai alguém e traz um testemunho depressivo. A pregação não é pregação. No Vevo, no Youtube, ou no Biblecast.net, tamos milhares de pregações, mas é preciso garimpar muito para ouvir alguma coisa relevante. No Vevo e no Youtube as pregações são mais populares, sem muita ordem, mas no Biblecast.net, são grandes e conceituadas igrejas pregando e o que estamosvendo, na maoria do tempo é de dar dó. Muitos deles tem linguajar, tem conhecimento, mas não tem mensagem. A palavra não fala nada, com absolutamente nada.

E olhe que estou falando de igrejas conceituadas, não estou falando dessas pequenas igrejas analfabetas teológicas. Esses são uns coitados. O pastor muitas vezes é levantado por outro que também não tem preparo algum, e despreparado teologicamente, vai tentar ensinar um assunto tão complicado que é a Bíblia. As igrejas grandes, que tem conhecimento, deveriam ir até essas pequenas e tentar ajudá-las. Repartir o que sabe a quem não sabe. Elas são crianças sem direção. Até proponho uma idéia antiga, que é juntar igrejas, com reuniões em comum mensais e ideias compartilhadas, como evangelismo, casamento social, entrega de alimento, ou qualquer coisa. Onde estou, tem pelo menos 20 igrejas me rodeando, e uma não conhece a outra e uma não fala com a outra. A coisa chega a ponto de ter igreja com a mesma parede e uma não sabe o que a outra faz e não a conhece.

Para onde vai a igrejaé um assunto muito complicado. Deus me colocou no coração que devemos orar. Acredito que essa igreja atual está passando por grandes perigos, o inimigo não está brincando. Devemos pedir a Deus rumo, para o nosso futuro.

Amém

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 07/02/2022
Código do texto: T7446695
Classificação de conteúdo: seguro