COMO LER E PREGAR EFÉSIOS introdução

Efésios é considerada por muita gente, e por mim também, a carta mais espiritual da Bíblia. Ela nos mostra quem somos em Cristo (Vida Nova), o que aconteceu conosco, depois da Cruz, somos igreja: Corpo de Cristo e estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais, com toda a autoridade delegada por Cristo (Nova Sociedade), foi revelada em nós então uma união (Nova Sociedade Unida em Cristo), o que culminou em que fomos devolvidos à sociedade, à família, cheios do Espírito, cheios de todo poder, para sermos maridos, esposas, filhos, filhas, servos, ou senhores do nosso negócio (Novos Relacionamentos).

Já temos então o esboço de Efésios:

I. Vida nova

1. Toda bênção espiritual (1:3-14)

2. Uma oração por conhecimento (1:15-23)

3. Ressurretos com Cristo (2:1-10)

II. Uma nova sociedade

4. Uma única nova humanidade (2:11-22)

5. O privilégio sem igual de Paulo (3:1-13)

6. Confiança no poder de Deus (3:14-21)

III. Novos padrões

7. Unidade e diversidade na igreja (4:1-16)

8. Uma nova roupagem (4:17-5:4)

9. Mais incentivos à justiça (5:5-21)

IV. Novos relacionamentos

10. Maridos e esposas (5:21-33)

11. Pais, filhos, senhores e servos (6:1 -9)

12. Principados e potestades (6 :10-20)

13. Conclusão (6:21-24)

Fazem muitos anos que prego Efésios. Quando li e entendi Efésios pela primeira vez e entendi, fiquei muito surpreso. Pois podemos ler e ainda assim não compreender o sentido do que está escrito. Mas há uma sequência de ensinamento, que quero que você perceba:

1 - Em Efésios 1.3, quando diz que somos abençoados com toda sorte de bençãos, a frase é um resumo do que Paulo vai expor em seguida.

2 – Para que toda sorte de bençãos aconteçam em nossas vidas, Paulo ensina uma oração, que vai destravar as bençãos.

3 – Depois da oração temos a revelação que somos corpo de Cristo e que estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais, com toda a autoridade delegada por Cristo, contra todo poder maligno.

4 – Nisso Paulo volta à Terra e nos fala sobre a unidade do Espírito, nessa nova sociedade igreja.

5 - Por fim Paulo fala dos novos relacionamentos: marido, esposa, filhos, filhas, empregados e patrões.

Paulo parte então do mais alto patamar espiritual, estar assentado com Cristo e vai até o mais alto patamar social: casamento, família, emprego. Podemos enxergar como a grande meta do Espírito Santo operando em nós, que é nos devolver à sociedade para sermos gente. Maridos e esposas cheios do Espírito. Filhos e filhas cheios do Espírito. Empregados ou patrões cheios do Espírito. Gente que casa, que sabe conversar, que escuta música, que trabalha, que busca estudar, trabalhar, passear, viver o melhor possível. Temos em Efésios revelada a grande meta espiritual de Deus para a igreja: sermos gente.

Isso é interessante, por que tem pessoas que acham que ser cristão é sinônimo de gente pobre, analfabeto, grosso, mal-educado, bitolado. Gente que não sabe conversar sobre os assuntos da vida, crente doido, maluco, que não sabe conversar com ninguém sem falar em línguas incompreensíveis, até pra ele. A ideia que a sociedade tem de crente é exatamente oposta da meta que Deus quer para nós. Baseado no Antigo Israel, mil anos antes de Cristo, mais ou menos, Samuel levantou escolas de profetas em todo Israel, que eram também escola para alfabetizar todo o povo. Mil anos antes de Cristo Israel era alfabetizada. Crente é gente que tem cultura, estudo. Deus nos leva a estudar, a aprender a sermos alguém na vida. Deus orienta o caminho da nossa prosperidade. Salmos 35.27 “Deus ama a prosperidade do seu servo.”

Mas precisamos entender que o pecado manifestou um ego egoísta nas pessoas. Uma grande questão das provações é quebrar o nosso ego. As provas nos humilham, para que o nosso ego gigante seja amortecido e morto. O exemplo clássico é o espinho na carne de Paulo. Alguma coisa o incomodava e ele denominou de um espinho, um corpo estranho, na pele, na carne. Eu já tive uma farpa de madeira debaixo da unha que não conseguia tirar. Aquilo doía e incomodava demais. Sentia agonia com aquilo ali. O espinho de Paulo estava ali, implantado por Deus para que ele não ficasse soberbo com as revelações que o Espírito Santo lhe dava.

Descrito em apenas três exemplos: Casamento, família e trabalho, compreendemos tudo o que precisamos. Mas é preciso chamar a atenção que apesar de estarmos assentados com Cristo, sermos corpo, e viver na unidade do Espírito, só conseguiremos ser maridos que amam suas esposas, ou esposas que são parceiras dos maridos, cheios do Espírito. Só conseguiremos ser filhos e filhas, no Espírito. Só conseguiremos ser servos ou patrões cheios do Espírito.

Até aqui, esse é todo o resumo de Efésios e é o que precisamos saber de antemão, para começarmos a estudar o livro. Para isso vamos contar com a ajuda do pastor presbiteriano John Stott, com seu livro “A Mensagem de Efésios”. É necessário dizer que temos via Internet acesso instantâneo a centenas de livros. De tantos livros, escolhi apenas esse para meditarmos. Então o livro deve ser referência obrigatória para todos que queiram realmente compreender Efésios. É a mensagem de um pastor para o seu rebanho. Stott diz que estudou seis anos até resolver escrever o livro. Nisso já tinha pregado o livro em muitos seminários e igrejas. Praticamente ele devotou uma grande parcela da vida a Efésios. Se você quiser se aprimorar, leia esse livro, até compreende-lo.

Mas Efésios toca e expande assuntos que não vemos em outros lugares, ou se os vemos, não é dessa forma. Em Efésios nos é ensinado que Deus quer nos dar todo poder contra as trevas, para sermos pessoas amáveis: que se deixam amar. Pessoas trabalhadas para que o ego pecador egoísta, soberbo seja domado e morto, para voltarmos à família, ao casamento, à sociedade, como gente da mais alta estirpe. A meta da cruz é nos matar, para que possamos ressuscitar em Cristo, para uma nova vida. Tudo aquilo que é pecado em nós deve morrer, para que possamos ressuscitar para as coisas do Espírito. Entramos para a igreja querendo bens, posses e serviços, mas ainda estamos na fase de ser trabalhada a nossa morte. O novo-convertido está no nível básico de morte. Paulo avisou para não recalcitrarmos contra os aguilhões, que é não nos ferir, tentando tirar as algemas que nos prendem nesse período de provação, para mortificação do pecado. Só conseguiremos chegar ao mais alto nível social: casamento, família e trabalho, quando passarmos pela morte do pecado e ressuscitarmos em Cristo.

O pastor Paulo Junior numa mensagem disse que já pregou em todo o Brasil, em todo tipo de igreja, desde o mais pentecostal, ao mais reformado, e o que mais lhe chamou a atenção em todas as igrejas, foi a falta de conversão das pessoas. Eu sou professor da Bíblia em minha igreja - não gosto do título professor da Escola Dominical, pois isso nos restringe apenas à Escola Dominical e um mestre é levantado por Deus para toda a igreja e não apenas para um pequeno grupo – e compreendo que a minha meta como professor é levar as pessoas à conversão. A maioria das pessoas, e me incluo nessa, não somos convertidos, não como deveríamos ser. Com trinta anos de evangelho ainda encontro em mim resquícios de não conversão.

Efésios é o livro que nos leva ao mais alto em Cristo e nos leva ao mais alto na sociedade. De assentados nas regiões celestiais, somos chamados para ser maridos, esposas, filhos e trabalhadores. Então aos olhos de Deus, o mais alto de um povo não é ser engenheiro, ou advogado, ou administrador, mas pai, mãe, filha, dona, serva, tio, parente, amigo, vizinho, prima, cheio do Espírito. Aprendemos então todas as técnicas mais aprimoradas de Batalha Espiritual em Efésios, para sermos maridos que amam, esposas que são ajudadoras dos maridos; filhos e filhas; empregados e patrões.

Efésios humilha aquele grupo maluco da igreja que quer ficar entregando recado quando briga com a esposa, profetizando quando deveria ir trabalhar, orando loucamente pelas pessoas, quando as deveria ensinar, subindo no monte, com outros subidores de monte, quando deveria estar orando no quarto, em particular, sozinho ele e Deus, para Deus lhe falar particularidades que só importam a ele. Efésios humilha os que oram para fazer uma prova, ao invés de estudar para a prova. Efésios humilha o que critica o patrão, mas não trabalha como se fosse para Deus.

Quer ser espiritual no mais alto grau imaginado por Deus? Vá ser marido que ama sua esposa, que paga suas contas. Quer ser mulher de Deus, vá ser esposa, que obedece ao seu marido, que o ajuda, que não cuida da vida dos outros, não é fofoqueira. Quer ser jovem do mais alto grau em Deus, ame seus pais, lave sua roupa, cuide do eu é seu, estude com vontade, não seja respondão, seja gente. Quer ser um patrão com seu negócio próspero, não abuse dos seus empregados, pague o que eles merecem, não os oprima. Quer ser um bom cristão, que Deus dá testemunho? Trabalhe de verdade, chegue na hora certa, faça a coisa certa, sempre. Não roube, não queira mau do outro. Seja amigo, vizinho, parente que os outros sentem falta.

Temos apenas duas reações quando chegam alguém. A primeira é:

- Ih, ele chegou, ela chegou. Acabou a festa, fiquem quietos, em silêncio, é melhor não contrariar essa pessoa difícil. – ou,

- Oba, ele chegou, ela chegou. A festa vai começar agora. Vamos conversar, vamos comer, vamos nos alegrar, vamos dançar, vamos rir.

Você inspira qual das duas reações?

-.-

Fique na paz de Cristo que excede toda compreensão. Paz essa que significa reconciliação com Deus, perdão dos pecados, nova vida em Cristo, futuro.

Amém.

pslarios
Enviado por pslarios em 26/02/2022
Código do texto: T7460719
Classificação de conteúdo: seguro