COMO LER E INTERPRETAR EFÉSIOS “ABENÇOADOS EM CRISTO”

A primeira coisa básica a se ter em mente ao estudar ou pregar um texto é ler o texto até compreende-lo. A Bíblia não é um livro fácil e indico sempre ler o livro com algum comentário bíblico correspondente ao livro.

Um texto denso, como o abaixo, é um desafio constante. Podemos compreender esse texto de duas maneiras, as duas válidas. Ou lemos e interpretamos versículo a versículo, ou então tentaremos compreender quais são os temas principais tratados por Paulo. O ideal é fazer as duas coisas e isso vale tanto para o devocional, como para o estudo ou a pregação. Num primeiro momento poderemos ensinar versículo a versículo, compreendendo que teremos de fazer isso de uma única vez, não da para desmembrar um texto desses. Numa aula, ou numa pregação, deveremos tratar de todos os versículos de determinadas passagens, de uma única vez.

Depois de ensinar, ou estudar versículo a versículo, então estaremos aptos a entender os temas tratados e aptos a ensinar os temas para a igreja. Erramos em pular etapas e querer ir direto aos temas, sem eu a igreja saiba do que estamos falando. Ou seja, antes de ensinar o tema para a igreja, você tem que ensinar versículo a versículo. Vai dar trabalho, mas a sua igreja será melhor ensinada assim.

Vamos ler o texto tratado, tentando já descobrir quais são os temas principais tratados por Paulo. Procure os temas, tente encontrá-los, antes de passar adiante.

Efésios 1.3-14

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

4 Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor

5 nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade,

6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.

7 Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,

8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento.

9 Ele nos revelou o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo,

10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra.

11 Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,

12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.

13 Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa.

14 O Espírito é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

O RESUMO: SOMOS ABENÇOADOS COM TODAS AS BENÇÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO JESUS

Leu o texto, achou os temas? Entendeu o que Paulo está falando? Então vamos lá. Paulo nos dá a informação de que somos abençoados com todas as bençãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo Jesus.

Somos abençoados em Deus, através de Jesus. –Devemos saber que as nossas bençãos não são por nós. Não interessam as nossas performances, os nossos dízimos, o que poderemos ou não fazer. Nossas bençãos não são objetos de troca com Deus. Não somos abençoados por nós, mas por Deus, a fonte de toda benção, através do Filho. O que implica que para ser abençoado não é questão apenas de discurso. Dizer eu sou de Cristo e não segui-lo, não ter uma igreja, não tentar viver uma vida cristã, não vai surtir efeito algum.

Somos abençoados com todas as bençãos espirituais. – Antes de a benção ser material ela é espiritual. A ideia bíblica não é o nosso enriquecimento nessa terra, mas sermos tratados, mudados, transformados e divulgar essa mudança, testemunhar essa mudança. Somos testemunhas de uma mudança de natureza, que Deus operou em nós. Abençoados com todas as bençãos espirituais é similar a receber todos os dons espirituais.

Abençoados... nas regiões celestiais em Cristo. –Paulo nos fala onde somos abençoados: nas regiões celestiais, e em quem, ou por quem: somos abençoados em Cristo Jesus. John Stott no seu livro A MENSAGEM DE EFÉSIOS, nos diz que ”a esfera dentro da qual a bênção divina é outorgadae recebida é o Senhor Jesus Cristo”. O nível ou esfera onde somos abençoados é em Jesus. E a esfera espiritual – as regiões celestiais -, referidas por Paulo, são as mesmas regiões onde operam os principados e potestades. De onde os demônios atacam os seres humanos é onde temos toda benção e autoridade em Cristo.

O versículo 3 é um resumo das bençãos que temos em Deus, que Paulo indica logo depois. 1 – Eleitos (1.4), 2 – adotados (1.5), 3 – unidos em Cristo (1.10). Essas são todas as bençãos espirituais nas regiões celestiais que precisamos compreender. Eleitos fala do que foi feito em nós no passado, adotados fala da nossa condição atual e unidos em Cristo é a situação final de toda a criação. A benção passada é a eleição, a benção presente é a adoção e a benção futura é a unificação, onde todas as coisas estarão unidas em Cristo Jesus.

1 - ELEITOS – Paulo volta mentalmente para o passado, antes da fundação do mundo (v. 4), antes da criação, antes de o tempo ter começado, para uma eternidade anterior, em que somente o próprio Deus existia na perfeição do seu ser.

Naquela eternidade antes da criação, Deus fez alguma coisa. Formou um propósito na sua mente. Este propósito dizia respeito tanto a Cristo (seu Filho unigênito) como a nós (ele se propôs a nos tornar filhos e filhas adotivas. Note-se bem a declaração: nos escolheu nele. A posição dos pronomes é enfática: Deus colocou a nós e a Cristo juntos na sua mente. Resolveu tornar-nos (mesmo quando ainda não existíamos) seus próprios filhos através da obra redentora de Cristo (que ainda não fora realizada). Foi uma decisão específica, ele escolheu. Surgiu também do seu favor inteira mente imerecido, visto que nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis perante ele, o que mostra que nós, quando ele, na sua mente, nos escolheu, éramos ímpios e culpados, e que merecíamos, não a adoção mas, sim, o julgamento. Além disso (Paulo repete a mesma verdade com palavras diferentes), em amor nospredestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado (vs. 5-6).

Tentando compreender esse tempo na eternidade passada, a Trindade sempre existiu, porém um dia Deus resolveu criar. Sabemos pela Bíblia que existe um lugar chamado Céu, onde os anjos vivem e o Universo, onde estamos. Antes de criar, Deus e pensou em criar e quando Deus pensou em nós, os seres-humanos, ele previu a nossa Queda e sabendo de antemão aqueles que serão salvos, Deus já os predestinou, ou elegeu para salvação em Cristo Jesus.

De todas as doutrinas e ajam doutrinas difíceis, a doutrina da eleição tem um dos pontos mais difíceis de todos. Ora, todos acham difícil a doutrina da eleição. “Não fui eu quem escolheu a Deus?” alguém pergunta, indignado; e a isso devemos responder: “Sim, realmente escolheu, e livremente, mas somente porque na eternidade Deus escolheu você primeiramente!’ “Não fui eu que me decidi por Cristo?” pergunta outra pessoa; e a isto devemos responder: “Sim, realmente o fez, e livremente, mas somente porque Deus primeiramente tinha decidido em seu favor!” Stott.

A doutrina da eleição é um mistério completo. Por quê Deus escolheu alguns e não escolheu outros é um mistério. Todos éramos inimigos quando Deus nos escolheu, então nenhum de nós tinha mérito algum. E se todos éramos inimigos, por quê Deus escolheu alguns inimigos para salvar e não escolheu outros inimigos? É muito difícil resolver a questão da doutrina da eleição teologicamente, ou seja, a Bíblia interpretando a Bíblia, nessa questão.

Talvez nos ajude a compreender um pouco a questão esses versículos: “Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.”1 Coríntios 1:27-29

Dá pra escrever um livro a respeito da eleição e dificilmente chegaremos a algumas respostas. O que mais importa é que Deus escolheu os que serão salvos em Cristo. Devemos olhar para isso como um grande privilégio, pois segundo os versículos acima, haviam pessoas melhores para serem salvas e Deus decidiu escolher a nós.

Talvez ajude a pensar que Deus criou leis espirituais também para a eleição. Todos acabamos tendo um encontro com Deus em algum momento, porém existem os que respondem afirmativamente e os que respondem negativamente. Deus chama a todos, mas só serão salvos os que aceitam a fé e seguem a Cristo. Não podemos pensar na eleição como determinismo: Como Deus determinando os que vão ser salvos e os que serão perdidos. Antes pensamos que eu posso aceitar a fé, como posso negar a fé. Assim como existem leis espirituais de trabalho. Eu posso escolher viver a minha vida sem nunca trabalhar, para isso vou pagar um preço. Como posso escolher viver a vida trabalhando e para isso vou pagar outro preço. Se existem leis espirituais da salvação, então eu posso escolher viver a vida com Cristo, ou posso escolher viver a vida sem Cristo.

Agora podemos compreender melhor o versículo que nos diz que fomos escolhidos nele, em Jesus. No mesmo tempo que Deus pretendeu nos criar, já previu a nossa Queda e já proveu o Cordeiro. Então fomos escolhidos nele. E qual o propósito? Para sermos santos e irrepreensíveis diante dele, em amor. O propósito e futuro do cristão é ser santo e irrepreensível, sem repreensão alguma. Somos predestinados, escolhidos, em amor, no amor de Deus.

ADOTADOS – Deus em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos. Esta expressão parece ser a chave para a compreensão das conseqüências presentes da nossa eleição. A eleição tem como objetivo a adoção. Realmente, quando as pessoas nos fazem a pergunta especulativa de por que Deus continuou com a criação quando sabia que seria seguida pela Queda, uma resposta que podemos dar é que ele nos destinou para uma dignidade mais alta do que a própria criação poderia nos outorgar. Pretendia “adotar-nos”, fazer-nos filhos e filhas da sua família.

Assim, pois, a adoção como filhos e filhas de Deus traz consigo um “mais” e um “menos”, um ganho imenso e uma perda necessária. Ganhamos o acesso a ele como nosso Pai mediante a redenção ou a remissão. Mas perdemos nossas máculas, a partir da obra santificadora do Espírito Santo, até finalmente sermos perfeitos no céu.

UNIDOS EM CRISTO - Deus fez mais do que nos escolher em Cristo numa eternidade passada e nos dar a filiação agora como uma possessão presente, com todas as alegrias e todos os deveres que a acompanham. Além disso, em toda a sabedoria e prudência, desvendou-nos o mistério da sua vontade para o futuro. Diz respeito ao seu beneplácito (seu propósito) que propusera em Cristo para a plenitude dos tempos (vs. 9-10). A História não é sem significado nem sem propósito. Está avançando para um alvo glorioso. O que, pois, é este mistério que Deus desvendou, este segredo revelado, esta vontade, ou propósito, ou plano divino? No capítulo 3, o mistério é a inclusão dos gentios na nova sociedade de Deus em condições iguais às dos judeus. Mas esta unidade étnica presente é um símbolo ou antevisão de uma unidade futura que será ainda maior e mais maravilhosa.

O ESPÍRITO SANTO – O último grande tema tratado nesses versículos fala sobre três designações que o Espírito Santo recebeu:

Primeiro ele é o Espírito da Promessa, porque Deus prometeu pelos seus profetas e por Jesus, que o enviaria, capacitando a igreja a ser testemunha entre as nações. O sinal de que a igreja foi capacitada/batizada para ser testemunha é o Espírito Santo e nunca o dom de línguas. O dom de línguas é apenas mais um jeito que o Espírito usa para capacitar a igreja. Além de trabalhar em nós o novo nascimento, que é a transformação da nossa natureza pecadora, em natureza santa.

Segundo o Espírito é o selo de Deus. Um selo é uma marca de possessão e de autenticidade. Somos de Deus, a prova disso é o Espírito em nós. Eu vim de uma igreja pentecostal e eles sempre nos diziam para ficarmos muito preocupados se pararmos de sentir a presença do Espírito. A garantia que somos cristãos e estamos em Deus é a presença do Espírito em nós. A pessoa que não sente o Espírito, ou não tem vontade de ir mais à igreja, ou buscar a Deus, perdeu a vontade de orar e de ler a Bíblia, esse deve ficar extremamente preocupado. Mas se sentimos o Espírito, sentimos vontade de orar, de ler a Bíblia, de congregar, se o pecado ainda nos incomoda, então o Espírito está em nós, e está tudo bem.

Terceiro o Espírito Santo é a garantia, o penhor, de que estamos em Deus e seremos salvos. “O Espírito é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” (1.14) O Espírito é a garantia da nossa herança em Cristo, até que Deus venha nos resgatar para si, em louvor da sua glória.

ESBOÇO

Então poderemos agora formalizar um esboço, aquilo que devemos compreender e fazer outros compreenderem nesses versículos.

ABENÇOADOS COM TODA SORTE DE BENÇÃOS

Efésios 1.3-14

1 ABENÇOADOS COM TODAS AS BENÇÃOS – Quais são essas bençãos?

a – Eleitos – a nossa posição no passado

b – Adotados – a nossa posição no presente

c - Unidos em Cristo – o nosso destino

2 – O ESPÍRITO SANTO

a – Espírito da Promessa

b – Selo de Deus

c – Garantia de salvação

Amém

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 21/03/2022
Código do texto: T7477511
Classificação de conteúdo: seguro