Deus vê e sabe perfeitamente todas as coisas

Ó Senhor, tu examinas meu coração e conheces tudo a meu respeito. (Salmo 139:1)

 

Não gostamos muito da ideia de que alguém esteja nos vendo e saiba o que estamos fazendo, a não ser, quando usamos as redes sociais, neste caso fazemos questão que o "mundo" saiba onde estamos, o que estamos fazendo e com quem estamos.

 

Mas as nossas vidas não se resumem no que postamos nas redes sociais, lá mostramos o que queremos que as pessoas saibam. Ninguém vai postar que está flertando com o marido da amiga, que está traindo a esposa, que está desviando dinheiro público, que está pedindo suborno para liberar verba.

 

Eu me lembro de uma reportagem, e depois de uma investigação policial, se descobriu que a esposa havia pago para matar o marido, o mais surpreendente é que por meio das postagens, todos sabiam que uma semana atrás, eles haviam feito uma viagem.

 

Enquanto planejava a morte do marido, postava fotos dizendo que o amava e estava feliz.

 

As pessoas sabem muito pouco sobre o que fazemos e pensamos, geralmente, o que se coloca em público é uma pequena fracção de quem realmente somos.

 

Se você já leu 2 Samuel 11,12, vai recordar a história de como Davi planejou para ter em seus braços Bate-Seba, e como tramou a morte de Urias seu fiel soldado e marido de Bate-Seba.

 

Davi estava convicto de que ninguém tinha conhecimento de seus planos malignos, ele não contou para ninguém, e para todos que estavam ao seu lado no palácio, ele se mostrava um homem feliz e longe de qualquer suspeita.

 

Até que Natã, o profeta, lhe confrontou, expôs a ele que: "tu fizeste em oculto", mas Deus sabia e não se agradou do que fizera.

 

Davi aprendeu a dura lição de que Deus leva a sério o nosso relacionamento com Ele, e mais, o nosso relacionemnto com as pessoas.

 

Deus vê e sabe de todas as coisas, e neste Salmo (139), Davi, agora arrependido, nos apresenta o perfeito conhecimento de Deus, afirmando que:

 

Ele conhece todas as nossas ações : “Sabes quando me assento e quando me levanto” v. 2a

 

Ele conhece todos os nossos pensamentos : “de longe penetras os meus pensamentos” v. 2b

 

Ele conhece todas as nossas palavras: “Ainda a palavra não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conhece toda” v. 4

 

Ele sabe onde estamos, para onde vamos e o que fazemos: "Para onde fugirei da tua face?" v7b

 

As pessoas podem não saber muito sobre nós ou, elas podem ser facilmente enganas ou convencidas a pensarem que somos as pessoas mais felizes e santas, até que nos deparamos com o Salmo 139, e nos lembramos que Deus vê e sabe perfeitamente todas as coisas.

 

Davi se arrependeu amargamente do que fez e Deus o perdoou (leia o Salmo 51), mas isso foi à um custo muito alto para sua vida e família.

 

Quem pode dizer que é melhor que Davi? Quem pode dizer que não está correndo o risco de cometer os mesmos erros?

 

Se você está vivendo semelhante situação, está palavra é para que você se arrependa e volte a viver em sinceridade com Deus e com as pessoas.

 

Para os que estão vivendo corretamente segunda a vontade do Senhor, espero que está palavra gere mais temor em seu coração e você continue a viver do agrado Dele.

 

E antes que alguém me questione, o problema não são as redes sociais, Davi não tinha e mesmo assim abusou da posição que exercia como rei.

 

O problema está em nossos corações, as redes sociais são somente ferramentas que facilitam a nossa camuflagem.

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 28/03/2022
Reeditado em 28/03/2022
Código do texto: T7482843
Classificação de conteúdo: seguro