A SANTIDADE SEGUNDO O NOVO TESTAMENTO

Enquanto “santidade” no Antigo Testamento relaciona-se geralmente com a adoração a Deus através dos rituais fixos a ele associados, o conceito no Novo Testamento é mais aplicado à esfera espiritual e moral.

Entendia-se que problemas de ordem emocional não tinham nada a ver com problemas de ordem espiritual. Não existe espiritualidade separada da minha vida emocional. E não existe um processo de santificação na qual a minha vida emocional não seja transformada. Entendemos que existe uma vida espiritual, que inclui a nossa vida emocional. E o processo de santificação é o na qual Cristo está sendo formado em mim e abrange a nossa vida emocional, racional, familiar, social e toda a vida que tivermos e todos os relacionamentos e compreensões que tivermos a respeito de tudo. A santificação, onde Cristo está sendo formado em mim, entremeia-se em toda a nossa vida, a do cristão, pois a Bíblia foi escrita para nós cristãos.

Jesus Cristo sendo Deus tem a vida emocional mais saudável encontrada e no nosso processo de santificação, nós vamos sendo transformados, até nos parecermos com Ele. É o processo no qual um dia eu vou ver Jesus Cristo em mim; é o processo no qual Ele cresce e eu diminuo. O processo de santificação é o processo no qual a vida emocional, a vida espiritual, e a vida racional, vai sendo transformado, moldado, desenvolvido, e Cristo vai sendo formado em mim.

A SANTIDADE DE DEUS

A palavra santo quer dizer separado. Deus é santo em dois sentidos. O primeiro é que Ele é o Criador e nós somos a criação Dele. O segundo trata da relação de Deus com o pecado. Deus não decide o que é santo, Ele é a medida de santidade.

A SANTIDADE DE DEUS É REVELADA NA PALAVRA DELE: A BÍBLIA. - Se Deus quisesse que o homem o compreendesse pela adoração, teria feito um hinário para nós e não um livro. Sendo a palavra de Deus revelada em um livro, importa então que esse livro seja lido, estudado, meditado e compreendido. O meu povo perece por falta de conhecimento – diz em Oséias 4.6. Lendo 5 capítulos da Bíblia por dia, a conseguimos ler em um ano. Mas encontramos obreiros com 20 anos de ministério que nunca a leram. Encontramos pessoas que fizeram seminário teológico e nunca leram a Bíblia. Encontramos até pregadores e pastores que nunca leram a Bíblia. Eu tenho comigo que uma pessoa que nunca leu a Bíblia não pode ensiná-la, ele não está apto para isso. Então se você deseja ser um pregador perante Deus, comece a ler a sua Bíblia agora mesmo, da primeira página até a ultima.

E o que é o pecado? Pecado é a desobediência à vontade de Deus revelada em sua palavra.

A SANTIDADE DE DEUS É RELEVADA NA SUA IRA. – Eu leio desde muito jovem. Com três ou quatro anos de idade me lembro do meu pai trazendo para nós muitas revistinhas da Monica ou outras de colorir. O meu primeiro livro ganhei da minha tia, com nove anos de idade: O Conde de Monte Cristo. De á pra cá li centenas de livros. Alguns livros são mais difíceis e até mais intrigantes que outros. Ler a Bíblia é fácil, compreender a Bíblia é uma tarefa para a vida inteira. Cada livro da Bíblia é o resumo condensado de algum escritor. Efésios por exemplo, pode ser lido em uma hora, mas é o resumo da data em que Paulo esteve preso em Roma (60 a 63 d.C.). Leio em uma hora o que é possivelmente o resumo de três anos, mas que pode bem ser o resumo de mais anos.

Como definir a Bíblia é o desafio. Como podemos compreender certas passagens, à luz da própria Bíblia? À nossa luz, ao nosso entendimento, a Bíblia é incompreensível. Então a Bíblia precisa se definir por ela mesma.

A faceta da Trindade mostrada no Novo Testamento: Jesus é muito diferente do Deus dos Hebreus, do Antigo Testamento, a ponto de até alguém pensar que não é o mesmo Deus. O Jesus Messias, Salvador, o Deus que perdoa, é incongruente, incompatível, com o Deus bravo e irado do Antigo Testamento, que estava disposto a julgar exemplarmente a qualquer tipo de pecado prontamente, na mesma hora em que o pecado era cometido.

Ao falar da santidade de Deus é preciso também levar em conta três aspectos: Deus é Santo, Deus é Juiz e Deus é um Rei atacado pelo exército inimigo. 1 - A nossa falta de santidade ofende a um Deus tão Santo. 2 – Deus que é Santo a tal ponto de ser a medida de santidade, é também Deus Juiz, Deus que julga o pecado. 3 – Pecado é rebelião. Quando alguém peca está em estado de rebelião contra Deus. Quando Satanás quis ser Deus no lugar de Deus, ele tentou depor a Deus, matar Deus, destruir Deus. O pecado é a tentativa de anular Deus, matar Deus. Quando a pessoa peca ela se torna assassina de Deus. E isso, precisa ser julgado.

A SANTIDADE DE DEUS PERDOA A QUEM SE ARREPENDE, ATRAVÉS DA MISERICÓRDIA. – Eu vejo um desmembramento da Trindade, assim como do Antigo e o Novo Testamento, como se fossem pessoas e coisas diferentes. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três manifestações do mesmo Deus, então há características semelhantes nos três. No Antigo Testamento Deus se mostrou como aquele que precisava criar uma religião, para que houvesse o mínimo de santidade no povo escolhido para que o Filho viesse. O Filho é o exemplo de como um homem, uma mulher tem que ser cheios e dirigidos pelo Espírito Santo. Cristo é o nosso exemplo de oração, serviço, ministério. O Espírito Santo é o Deus do Antigo Testamento, que cria uma religião, criando agora o Filho em nós.

A palavra misericórdia é um a palavra jurídica, que significa que a pessoa pega no ato da transgressão da lei, em flagrante, foi presa, e julgada como culpada, mas a misericórdia é uma prerrogativa do juiz, de libertar e declarar livre e sem culpa, se ele assim o desejar. Não tem como negar o pecado em nós. Não precisamos ser pegos no flagrante, nós vivemos no flagrante. Deus manifesta a misericórdia, onde nos dá uma palavra de fé, que vai gerar em nós arrependimento, e o arrependimento vai gerar o perdão.

A igreja ainda precisa descobrir o Novo Testamento - pois enquanto só se prega o Antigo Testamento, e isso devido às promessas de prosperidade financeira, para uma igreja gananciosa, que troca o espiritual por lucro -, não vamos compreender que Deus não quer o nosso mal, mas o nosso bem. Bem cedo na fé eu compreendi que quando eu pecava, sendo novo na fé, e ficava sem orar, que ficar sem orar não iria resolver o meu problema, então eu compreendi que quanto mais pecava, mais eu precisava de oração. Se estava a havendo pecado é porque estava havendo pouca oração, pouca palavra, pouco Espírito Santo, pouco congregar, pouco fazer parte da igreja.

Cristo está sendo formado em nós, até que um dia possamos dizer como Cristo: “Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo; mas ele não tem nada em mim.” João 14:30. Satanás não tinha direito algum sobre Jesus, pois não havia nada, nenhuma área, nenhum pensamento, absolutamente nada do Diabo em Jesus. Hoje pode ser que haja algum espaço do Diabo em nós, mas se persistirmos em Deus, e não desistirmos, um dia não existirá mais nada. Cristo está sendo formado, em nós. A santidade de Deus está sendo formada em nós, pelo Espírito Santo que nos transforma de dentro para fora. Entenda que estávamos inteiros no pecado e a cada dia está sendo tirado o pecado de nós. Ao invés de parar de orar devido ao pecado, devemos intensificar a oração, se ainda há espaço de pecado em nós.

A NOSSA IDENTIDADE ESTÁ SENDO ATACADA

A nossa identidade está sendo atacada. – Ela está vindo de fora pra dentro. Medem-se as pessoas pelo tipo de carro, pelo celular que ela tem, pela roupa que usa, pelo valor do seu salário. Mas a pandemia, um governo ruim atrás do outro deflagrou o conhecimento de que a nossa identidade não estava baseada em quem Deus diz que eu sou, mas em nossas posses que hoje estão sob ataque. Esses dias tem feito as pessoas perderam as condições de comprovarem quem eles eram. Perdeu-se cônjuges, perdeu-se empregos, perdeu-se cargos, dinheiro, posses, condições de vida. A nossa fragilidade vem para mostrar a nossa identidade real. As situações atuais vieram nos desnudar e mostrar quem somos de verdade.

Mas segundo a palavra de Deus, a nossa identidade é de filho, não tem nada a ver com algo que vem de fora, mas é algo gerado dentro. Ter carro é bom, ter uma boa casa é bom, mas nada disso nos define. A minha situação atual, boa ou ruim, não me define, mas o que nos define é quem Deus diz quem somos, quem eu sou: Filho, Filha, amada, amado, de Deus.

Outro aspecto da nossa vida emocional é que Deus nos deixa fazer escolhas e respeita nossas escolhas. Certa vez um moço rico veio até Jesus e ele disse estar disposto a seguir Jesus, mas esse exigiu que ele vende-se tudo o que tinha e desse aos pobres. O moço foi embora e Jesus não fez nada, deixou, permitiu que ele fosse embora. O filho pródigo é aquele moço que o pai tinha tanta confiança que o ensinara certo que mesmo o filho indo embora, o pai ficava toda a tarde o esperando no caminho. Ele sabia que o filho iria voltar algum dia. Quem é filho, sempre volta.

A SANTIDADE SEGUNDO O NOVO TESTAMENTO

A santidade no Antigo Testamento está associada a religiosidade, a obediência a regras e leis, como: não pegues, não toques, não faça, obedeça a festas, faça isso, não faça aquilo, chegue no horário, tenha uma performance de crente, vista um uniforme de crente. A santidade era externa à pessoa, apesar de muito difícil de obedecer, ainda assim tinha a capacidade de salvar. Não devemos acusar diretamente essa forma de religião, pois todo o Antigo Testamento viveu sobre essa lei, mas nós temos algo melhor. A religiosidade serve para gente que ainda não alcançou o nível do Novo Testamento. Muita gente é ainda imatura para viver o ensino do Novo Testamento. A santidade no Novo Testamento é interna, dentro da pessoa, é a transformação da nossa natureza pelo Espírito Santo. A santidade no Novo Testamento é dentro da pessoa. Somos santos porque nosso interior é santo. E o meu interior é santo por que tem o Espírito Santo que causa santidade. Sem o Espírito eu não consigo ser santo. Ninguém consegue. Então para que possa ser santo eu preciso ser cheio do Espírito que é Santo.

Amém

Fique na paz de Cristo.

BIBLIOGRAFIA

IBAB – ROSENI WELMERINK

pslarios
Enviado por pslarios em 11/04/2022
Código do texto: T7492752
Classificação de conteúdo: seguro