UM SONHO DE LIBERDADE

(Oração)

Quer saber um segredo? Tiago 4.3, diz assim: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal...”. Onde está o segredo aqui? No que você pede. Na verdade, você não sabe pedir. Então, no momento em que não alinhamos os nossos sonhos aos de Deus, a falta de uma orientação correta gerará pedidos que são para os nossos deleites e esses Deus não responde.

Entendeu?

Não?

Tenha paciência comigo, porque eu vou te mostrar o segredo. Pra começar quais são as orações mal pedidas, a bíblia responde, quando diz: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, PARA O GASTARDES EM VOSSOS DELEITES" - Tiago 4.3.

Aqui está a parte assustadora, porque ela mexe justamente com aquilo que o homem mais deseja que é: curtir, se alegrar e ter prazer. Ações que levam o homem a se distanciar de Deus, fazendo-o pedir coisas que na verdade são para satisfazer o seu ego e não para abençoar outras vidas.

Moisés, por exemplo, no momento em que foi chamado alinhou os seus pensamentos aos de Deus e mesmo não concordando, às vezes, seguia porque conhecia Deus.

Disse Deus: “Verás o que ei de fazer a Faraó”; “Por mão poderosa Faraó deixará e lançará fora o povo da sua terra”; “Eu sou o Senhor”; “Eu ouvi os gemidos de Israel”. Esses são os momentos onde Deus claramente afirma que Ele está vivo e que Moisés não estaria sozinho nesta jornada. Ou seja, o que Moisés pediu, Deus aprovou e o deu, porque viu que o que ele pedia não era para o seu prazer.

Não é nenhum segredo que Deus julga as nossas orações. Por exemplo, quando o salmista ora, ele diz: “o SENHOR respondeu a MINHA oração!” – Sl 6:9. Observe que o texto usa o pronome pessoal “MINHA”, ou seja, Davi orou e Deus julgou para ver se o que ele pedia era para o seu deleite ou não.

Por que isso?

Para pensarmos antes de fazermos qualquer pedido ao Senhor – “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos às suas orações, entretanto, a face do Senhor volta-se contra os que praticam o mal” – I Pd 3:12. Entenda, a certificação de nossas petições não devem estar baseada em nossas vaidades, pois como está escrito: "Vaidades são, obras de engano..." Jeremias 10.15.

O próprio:

• Tiago nos orienta a orar, quando diz: “se algum de vós TEM FALTA DE SABEDORIA, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. PEÇA-A, PORÉM, COM FÉ, EM NADA DUVIDANDO” - Tiago 1:5,6.

• Jesus quando os discípulos o pedem para os ensinar a orar Ele diz: “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade” – Mt 6:10.

Por que isso?

Não é nenhum segredo para nós que o povo é egoísta, portanto senão houvesse um julgamento o povo iria orar pedindo para que Deus lhes concedesse coisas que seriam um verdadeiro absurdo.

Lembra que povo tinha de tudo no deserto: comida, roupa e sombra? Quantas vezes após a libertação e a travessia do povo pelo mar vermelho, eles se esqueceram das promessas de Deus, que disse: “Tomar-vos-ei por meu povo”; “Eu serei o Deus de vocês”; “Eu sou o Senhor que tirou, livrou e resgatou com braço forte”. Agora imagina se eles orassem por um desses itens, dizendo que desejavam comer algo melhor, vestir algo melhor e gostariam de estar em lugar melhor?

Consegue perceber que Deus deu ao povo aquilo que eles necessitavam e nada mais?

Agora preste atenção!

Primeiro todas, às vezes, que formos pedir algo a Deus, precisamos primeiramente nos certificar de que tal pedido seja para suprir (satisfazer ou resolver) alguma necessidade real de nossa vida; pois como Paulo, apóstolo, escreveu certa vez: "O meu Deus, segundo as suas riquezas suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus" - Filipenses 4.19.

Segundo Paulo, Jesus suprirá em glória (amplamente, plenamente e abundantemente) todas as nossas necessidades; é um compromisso, uma promessa divina para nossa vida; mas nosso Senhor não tem nenhum compromisso com nossas vaidades e paixões egoístas e megalomaníacas; em momento algum Ele declara que atenderá a qualquer vaidade de nosso coração, e por mais incrível que seja, esta verdade tão óbvia parece estar passando completamente despercebida por várias pessoas (comigo foi assim durante muito tempo). Todos os desejos legítimos do seu coração, ou seja, sem vaidade, dirigidos pelo SENHOR, serão atendidos por Deus como está escrito: "Deleita-te no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração". Salmos 37.4.

Infelizmente a maioria dos pedidos que são apresentados a Deus ainda são baseados em nossas inúmeras vaidades que mantemos "estrategicamente escondidas" bem lá no fundo de nosso coração, mas como nada pode ser escondido dos olhos do SENHOR, não há como sermos atendidos pelo Altíssimo.

William Paixão

“Minhas Palavras, meu púlpito”

(21) 96592.5216

YouTube.com/c/casaissaudaveis