“Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor” - Colossenses 3:20

Falar de filhos quando senão tem é ouvir dos que tem: Você não tem filho como pode falar? Você não tem ideia de como é o meu filho! Você não sabe como é difícil criar um filho! Criação de filho é um tiro no escuro! A pergunta que vem recheadas de exclamações nos chama a atenção para o fato de que quem tem filho também não sabe o que é criação de filho.

O quê?

Como assim?

Professor, tu é louco!

Então, quem tem filho conhece o SEU FILHO e conhecer o SEU FILHO não é referência para você dizer que sabe tudo sobre criação de filhos. Até mesmo porque você que tem dois sabe o quanto eles são diferentes. Agora imagina o filho do outro que possui outra educação e que vive em um outro mundo?

Pensando nisso vemos que você não passa de um aprendiz e que no final ainda será mal formado, porque ninguém aprende a ser pai tendo um, dois, três, quatro...filhos. É como quando você entra num curso e assiste somente a uma disciplina, no final você não vai sair de lá um profissional.

No entanto, não estou aqui para falar aos pais, mas aos filhos que continuamente reclamam de seus pais, da forma como eles os tratam e de como é difícil obedecer as ordens dos pais. Verdade? Como filho, nunca vi dificuldades, pois meus pais sempre foram muito tranquilos mesmo sendo pessoas humildes e simples.

O que não os impediu de ter um filho capaz de aprontar todas, eu não me lembro, mas meus tios e primos dizem que eu aprontei muito, porém cresci aprendendo a obedecê-los, a não questioná-los e principalmente a respeitá-los. Mesmo distantes do Senhor, meus pais possuíam e possuem muitos valores, tanto que me lembro de minha mãe não deixar de ver minha mochila um dia sequer e eu nunca reclamei de privacidade.

Por que muitos filhos não obedecem aos seus pais?

1. Não os veem como exemplos – Meus pais sempre foram exemplos pra mim.

2. Pais separados – Meus pais estão casados a 54 anos

3. Pais que vivem brigando dentro de casa – Nunca vi meus pais brigarem.

4. Casais que vivem gritando – Meus pais nunca gritaram um com o outro.

5. A falta de afeto dentro de casa – Por meus pais serem da roça, nunca ouvi meu Pai me dizer que me amava. Mas, sempre gostei de sentar para ver um futebol com ele, que não falava nada, porém a presença dele ali comigo era e ainda é tudo de bom.

Esses só são alguns dos motivos pelos quais os filhos não obedecem os pais, ou seja, eles não estão tendo dentro de casa o exemplo que gostariam e precisariam ter.

E os que tem, por que também respondem? Porque falta diálogo, falta os pais sentarem para conversar sem gritar, questionar ou irritar o filho – “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” – Prov 15:2

No dia que os Pais conseguirem entrar pelo caminho da comunicação, da conversa, do bate-papo, mansidão e do domínio próprio. Certamente verão que os filhos começarão a tomar outra direção em suas vidas. Inclusive desejando ardentemente a viver de forma obediente, porque eles também temem ao Senhor.

“Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem” – Col 3:21

Amém!

William Paixão

“Minhas Palavras, meu púlpito”

(21) 96592.5216

YouTube.com/c/casaissaudaveis