ESPERANÇA NÃO É FÉ

Quem tem esperança não tem Fé, não crê no invisível, não sabe o que é o explodir da graça e não sabe o que é dar o primeiro passo. Porque, quem tem esperança tem expectativa e isto não é Fé. Quem acredita que alguma coisa vai acontecer, nela pode até ter êxito, no entanto se o que você espera demorar com o tempo virá o desânimo e quem sabe a possibilidade dela não mais ser possível de acontecer.

Quando Paulo cita Abraão em Romanos 4:18 – “Com esperança, Abraão creu, CONTRA AS EXPECTATIVAS, que se tornaria pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito:'Assim será a tua descendência'” - o que vemos ali é um homem cheio de Fé e não de esperança, até mesmo porque as suas EXPECTATIVAS não produziriam milagre.

AO CRER CONTRA A ESPERANÇA Abraão mostra pra gente que esta só está viva dentro de nós enquanto outras coisas não acontecem. Com ele por exemplo, vemos que o tempo trouxe o fechamento total da madre de Sara e Abraão por já ser um homem de idade não conseguiria mais ter relações com Sara.

O que vemos aqui é que se houvesse EXPECTATIVA em relação a promessa feita por Deus ela teria morrido. Mas, o que Abraão e Sara tem não é ESPERANÇA em algo que pode acontecer. O que eles tem é FÉ, e esta não morre, o tempo não atrapalha, é invisível, é graça divina transcendente.

Por isso, quando Deus vem e fala com Abraão este não duvida, Sara rir por achar engraçado que ela ainda viria a ter relação com o seu esposo, repreendida, mas em nenhum momento Deus diz que Sara duvida, mas diz que ela teve medo, tanto que ela mente. Diante do ocorrido disse o Senhor: “Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho” – Gn 18:14.

Queridos, a FÉ não morre, ela não para, ela age, até quando você espera ela está agindo. Consegue perceber isto em Abraão? A FÉ deste homem é aquela que vai contra todas as EXPECTATIVAS e ESPERANÇAS. Quando esta diz que não tem mais jeito, a FÉ vem e a confronta dizendo: Quem CONFIA e é FIEL vê o milagre.

Enfim, muitos não sabem, mas FÉ é gradual, ela é desenvolvida aos poucos, Rm 1:17 – “...no Evangelho se revela a justiça de Deus de FÉ em FÉ...”. Paulo mostra e nos revela que tudo o que é relacionado a FÉ vem através de um processo, ou seja, este servo mostra que ela possui os seus estágios progressivos.

Quais são?

II Pd 1:5-7 – “...acrescentai a vossa fé virtude; e à virtude, conhecimento; e ao conhecimento, domínio próprio; e ao domínio próprio, paciência; e à paciência, devoção divina; e à devoção divina, amor fraternal; e ao amor fraternal, amor”. A soma da FÉ com estes valores nos faz crescer, amadurecer e aumentar a nossa FÉ. Com isso percebemos o que aconteceu com a FÉ de Abraão com o tempo, ela não desapareceu, ela não morreu, mas ela cresceu e amadureceu cada vez mais.

Que Deus nos abençoe!

Que a nossa Fé cresça todos os dias um pouquinho mais!

.

William Paixão

“Minhas Palavras, meu púlpito”

(21) 96592.5216

YouTube.com/c/casaissaudaveis