POR QUE FRACASSAMOS?

Questionar o motivo dos nossos fracassos deveria ser o momento onde encontraríamos respostas, já que são eles os nossos maiores aprendizados. Quando olhamos para a Bíblia percebemos, por exemplo, que Saul teve muito sucesso, porém na hora de vestir Davi estava tão nervoso que foi capaz de deixar todas as suas ideias dentro de uma caixa - “Saul vestiu Davi com sua própria túnica de combate, colocou-lhe uma armadura e lhe colocou um capacete de bronze na cabeça” - I Sm 17:38.

A atitude de Saul parece ser perfeita, até que olhamos para Davi e vemos que o Rei só estava atrasando o processo da vitória – “Davi prendeu sua espada sobre a túnica e se esforçou para andar, porquanto não estava treinado a usar todo aquele paramento militar. Então, declarou a Saul: “Não posso me locomover com tudo isto, porque não estou acostumado!” – I Sm 17:39.

Um homem com medo é um homem acessível, um homem ciumento é um homem de coração fechado, é uma pessoa que rejeita ajuda até mesmo de um campeão.

Por quê?

O homem ciumento não ouve ninguém, é egoísta, soberbo e altivo. Nem Deus ele é capaz de ouvir e no caso de Saul a Bíblia diz que o Senhor o rejeitara. O que nos revela o fim trágico de um Rei que tinha de tudo para ser um nome que ficaria pra história, mas que decidi se voltar contra Deus, quando começa a fazer tudo que o Senhor não aprova, inclusive vai a uma consulta com a pitonisa de En-Dor – I Sm 28:31.

A atitude de Saul nos mostra que muitos conhecem o caminho do fracasso, que muitos já passaram por lá e hoje sabem que a culpa foi única e exclusivamente de si mesmo.

Por quê?

Samuel, quando ungiu seus dois filhos juízes (Joel e Abias) os anciãos vieram a ele reclamar, pois seus filhos estavam fazendo tudo o que o pai não fez, como aceitar subornos. Diante da reclamação ele fica desconcertado, se vê sem saída e decide atender o povo.

Por quê?

Ele sabia que tinha sido um excelente juiz, um profeta de Deus e um sacerdote fantástico. Porém, errou quando não preparou seus filhos para substituí-lo.

Entende que por todos já terem vivido a experiência do fracasso é que não temos o direito de julgar e muito menos condenar alguém. Então, qual seria a melhor maneira de não fracassarmos?

Quando olhamos para Saul vemos que ele teve um início incrível: Da Tribo de Benjamim se destacou, quando obteve expressiva vitória militar, ele sabia lidar bem com os opositores, com os críticos, por isso em Gilgal foi proclamado rei, na presença do Senhor.

Saul, teve um início arrasador!

Tenho certeza que você está se perguntando, o que houve?

Quer saber?

Então:

o Saul foi arrasador no início, mas no meio da sua caminhada se perdeu e se tornou desobediente, inseguro e ciumento.

o Judas foi bem no início, mas depois se tornou ganancioso e mesmo tendo caminhado com o mestre e presenciado tudo se perdeu.

o Eli foi um excelente sacerdote, mas deixou seus filhos o dominarem.

o Sansão uma mulher acabou com tudo.

O que nos resta, então, para não sermos um fracassado?

Confiarmos no caráter e na justiça de Deus. A falta de confiança tem sido gerada, porque temos falhado em nosso comportamento. No momento em que formos fieis a Deus sendo obediente, generoso, bons pais e marido de uma só mulher, certamente veremos a boa mão de Deus sobre nós.

Pr. Rui Mendes Faria, disse: “A sua fidelidade atrai a fidelidade de Deus”. Ou seja, se você for fiel a Deus, Ele será contigo. Esse é o caminho do sucesso que muitos não falam, por isso você continua vivendo errando, mas acreditando estar fazendo o certo. Continua acreditando que Deus irá te abençoar, mas Deus não compactua com o erro.

Ei!

Psiu!

Tem que a ver mudança de vida e no caráter pra Deus poder agir.

Deus te abençoe!

.

William Paixão

“Minhas Palavras, meu púlpito”

(21) 96592.5216

YouTube.com/c/casaissaudaveis

........

Curte aí!

Compartilha!

Comente!

Fale conosco!

Se você gostou então Compartilhe com no mínimo três pessoas que precisam ouvir isto, depois curta e comente.