A RESTAURAÇÃO EM JEREMIAS 29

A NECESSIDADE DA RESTAURAÇÃO

Restauração significa conserto de alguma coisa que deteriorou ou quebrou. Restauração é a ação de recuperar algo. O assunto restauração já havia aparecido antes na Bíblia, mas agora, em Jeremias, especialmente nos capítulos 29-33, vem com força didática e espiritual, com revelações sobre o que a restauração bíblica quer dizer e nos ensinar.

Restauração significa que algo quebrou, envelheceu, necessita de uma reforma, de uma mudança, não está bom.

De acordo com Jeremias 52: 28 foram levadas 3.023 pessoas cativas para Babilônia em 597 a.C., incluindo Joaquim, sua corte, e certos sacerdotes e profetas. Jeremias teve notícia em Jerusalém de que alguns dos profetas falsos exilados estavam predizendo que o poderio de Babilônia em breve sofreria um colapso, como Hananias havia feito, e que em conseqüência os exilados não tardariam a retornar à sua pátria. Jeremias, sempre realista, sentiu que era sua obrigação advertir seus compatriotas contra qualquer auto-ilusão, e escreveu-lhes uma carta em 594 a.C. (Comentário Série Cultura Bíblica – Jeremias).

JEREMIAS 29

29.1-3 - Jeremias recebeu uma revelação de Deus e escreveu numa carta dirigida aos anciãos, que eram os líderes do povo, os sacerdotes, profetas e todo o povo, que foi levado preso para a Babilônia.

29.4-9 – “A carta dizia o seguinte: Assim diz Jeová dos exércitos, o Deus de Israel, a todo o povo que levei de Jerusalém para o exílio na Babilônia.” Aqui Deus assume que Israel foi levado ao exílio por causa Dele, Deus. Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus, adorando outros deuses e pecando constantemente contra a lei divina e foram um dia levados cativos, quando o cálice da ira de Deus ficou cheio (Jer. 25.15), sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

Em outras palavras, Deus está assumindo que o que estava acontecendo com Israel era Ele Deus. Fui eu, que fiz o que fiz por amor de vocês. Venho constantemente falando sobre o pecado, mas ninguém me ouve, então quando a taça da minha ira ficou cheia do seu pecado eu a derramei. O que lhe acontece é a minha ira sobre você e sendo eu, não adianta você fazer nada para que ela se vá, pois é comigo que você tem que tratar.

Mas a revelação de Deus através de Jeremias para aquele tempo dizia para eles construírem casas para morar, plantar para comer, casar e gerar filhos e filhas; ainda falava para arranjar esposas para seus filhos e maridos para suas filhas para que eles e elas também pudessem gerar filhos e filhas. Multipliquem-se ai onde estão e não diminuam. Lutem pelo progresso da cidade onde os exilei e orem por esse lugar, pois o progresso desse lugar será o progresso de vocês.

Claramente o lugar onde estavam era o lugar onde seriam julgados devido ao pecado nacional de não obedecer as leis de Deus e adorar outros deuses. Babilônia significa o lugar onde será julgado na terra o seu pecado. Vê-se que para nós Babilônia assume o significado de ser em qualquer lugar onde sejamos julgados pelo nosso pecado, que sempre é contra Deus, mesmo praticado contra outra pessoa. Mas mesmo em Babilônia, Deus revela que ele quer que nós construamos casas, que é uma habitação permanente, que casemos, tenhamos filhos e filhas e os casemos também. Deus manda plantar, que é gerar uma administração financeira nesse lugar de prova, de perseguição, de juízo divino.

Através de Jeremias Deus avisa que haviam profetas que estavam no meio deles e profetizavam coisas contrárias as que Deus direcionou Jeremias dizer. Eu não enviei a nenhum deles, disse Deus. Provavelmente o que eles queriam ouvir desses videntes era que voltariam em breve para Israel e não que ficariam morando ali muitos dias.

Quando entramos numa provação, ou julgamento de Deus, queremos que aquilo acabe imediatamente e fazemos de tudo para acabar, mas em algumas situações a nossa Babilônia persiste em continuar, apesar de todos os nossos esforços para que ela se vá. Deus direcionou Jeremias para eles construírem casas, semear plantações casar e terem filhos. Babilônia não iria acabar assim facilmente. É melhor aprender logo como lidar com essa situação, pois o que era antes passou, acabou, Israel estava vivendo uma nova realidade de julgamento e de vida.

Jeremias 29.10-23 – Esses são versículos realmente de ânimo a um povo que foi retirado à força da sua casa e escravizado. “Daqui setenta anos Eu olharei para vocês e cumprirei as minhas promessas, trazendo-os de volta a este lugar.” Foi Deus quem permitiu que Israel fosse levado cativo à Babilônia e agora é Deus que promete que eles vão voltar. Deus estava prometendo a um povo, que deixou de ser povo e foi incorporado às conquistas de Babilônia, que eles iriam voltar e voltariam a ser povo novamente. Vemos nessa fala como Deus usa a Babilônia para seus propósitos. Devemos entender que não é a Babilônia que está oprimindo Israel, mas é Deus quem está permitindo.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Quando Israel foi para a Babilônia, ou quando nós enfrentamos a nossa Babilônia, temos a nítida impressão que Deus perdeu as rédeas da história e da nossa vida. Ele prometeu que cuidaria de Israel, assim como prometeu cuidar de nós, mas ai veio Babilônia, para fazê-los duvidar e a nós também. Babilônia, além de provação, julgamento e reeducação é um teste de fé?

A fala do profeta é ousada. “Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês.” Comprovadamente Israel não estava entendendo nada do que lhe estava acontecendo. Assim como nós, ao passar por uma grande provação. Deus tem planos na minha provação? Deus tem projetos, mesmo em meio a esse caos que estou vivendo? A resposta é sim. E a resposta nos diz ainda que Deus não perdeu a mão, que Deus não se equivocou na nossa história, que Deus está no absoluto controle das nossas vidas.

Mas qual era o plano, o propósito, para Israel? O primeiro era gerar um Filho. Desse Filho surgiria uma nova sociedade: a igreja. E através da igreja Israel seria salva, pois ao lermos Apocalipse, devemos compreender que todos, sem exceção devem aceitar a Jesus para serem salvos, até mesmo Israel. A meta de Israel era primeiro gerar um Filho, de onde seria implantada uma igreja na terra. Igreja essa que salvaria Israel e todo o mundo que crer em Jesus.

Mas quais são os planos de Deus para nós, os cristãos? Teologicamente a salvação e vida eterna com Deus. Mas qual é o plano de Deus agora, vigente, nas nossas vidas? Essa mesma pergunta é feita de maneira mais incisiva por quem está passado por uma forte tempestade, um deserto solitário, ou uma Babilônia escravizadora. Senhor, qual é o seu plano para mim agora? O Senhor tem planos pra mim no meio desse caos onde estou afundando? A resposta é sim, ele tem planos, ele tem propósitos, mas compreender quais são esses planos ou propósitos é outra coisa. Jeremias 30.24 nos dá uma paliativa resposta sobre o que está nos acontecendo agora: “A ira do Senhor não se afastará até que ele tenha completado os seus propósitos. Em dias vindouros vocês compreenderão isso.” Jeremias 30:24

Nem toda provação é julgamento. Vivemos num mundo caído e querendo ou não, o julgamento do outro acaba respingando em todos ao redor. Mas não quero também isentar o pecador com minha fala. Se há julgamento, é porque houve pecado. É necessário se arrepender, para que o julgamento cesse. Ainda assim podem ocorrer alguns dias, ou meses ou anos, até que sejamos totalmente restaurados. Quando houver a devida satisfação a respeito do nosso pecado, a ira vai acabar. Praticamente nada afastará a ira divina, quando ela vem. O que não podemos é acrescentar ira, no julgamento. Pecar enquanto estamos sendo julgados é acrescentar dias de sofrimento. Porém nunca devemos nos afastar das Armas da Graça: Oração, jejum, leitura e estudo da Palavra, congregar, adorar. Devemos continuar sendo crentes no meio da provação, seja ela dura como for. Tanto é que Deus nos manda orar e Ele promete nos ouvir.

“Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, "e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei", diz o Senhor.” Jeremias 29:12-14

Na provação, no julgamento, vá orar. Vocês orarão a mim e eu ouvirei. Vocês vão me procurar e vão me achar. Eu me deixarei ser encontrado por vocês e os trarei do cativeiro. Eu os reunirei de onde os dispersei e os trarei de volta. Isso é promessa de restauração.

Eu os trarei de volta do cativeiro. – Cativeiro é o lugar onde é preso alguém que foi seqüestrado. Vemos na TV de vez em quando a quebra de um cativeiro pela policia. São em geral lugares sujos, um quarto trancado vigiado por um bandido. Muitas vezes a pessoa dorme no chão, sem banheiro. Alguns seqüestrados ficam até mesmo dias sem comer. Alguns outros morrem no cativeiro, ou alguns bandidos dão prova de vida, cortando um dedo, ou uma orelha da pessoa e a deixam lá, com a ferida, sem cuidar. É muito forte então quando Deus usa o profeta e compara Babilônia a um cativeiro e promete que vai resgatar o prisioneiro, eu, você. Deus promete que vai nos tirar do cativeiro dessa provação que enfrentamos. Eu vou tirar você disso ai.

A FERIDA INCURÁVEL

Deus reconhece o que estamos passando. Se estamos sentindo o Espírito Santo, então o que passamos Ele está passando conosco. Ele sabe. Tanto sabe que usou o profeta para falar da nossa dor: “Assim diz o Senhor: Seu ferimento é grave, sua ferida é incurável.” Jeremias 30:12

Como o profeta disse, orientado por Deus, podemos orar. Devemos orar. Deus promete ouvir a nossa oração, a respeito das coisas que estão acontecendo conosco. Apesar de que Ele nos permitiu passar pela Babilônia, sabemos que a vontade de Deus não é que fiquemos nela para sempre. Babilônia tem dia e hora para acabar.

Poderíamos até duvidar de que haja solução para o nosso problema, de tão grave que é. Deus mesmo reconhece e nomeia o nosso problema como “ferida incurável”, ou aquela que não tem cura. Uma ferida incurável pode levar à morte, ou ficar ali, até o nosso fim. Nós mesmos, ou outros olham para nós, para o nosso problema e ficam abismados, por estarmos passando o que passamos. Querendo ou não, em algum momento da vida o crente passará por pelo menos uma grande provação, um grande teste de sua fé. Alguns passam por situações que causam espanto, de tão graves. Até nós cristãos chegamos a não compreender como aquela pessoa, passando o que passa, ainda não desistiu de Deus e tentou solucionar o seu problema do seu jeito. O que move aquela pessoa a acreditar na Palavra de Deus, até o fim, e em alguns acasos nos parece além do fim. Alguns passam e ultrapassam todo tipo de limite final e vão além, confiando em Deus, mesmo quando o barco afundou e ele está com água até o pescoço, sem saber nadar, no meio de uma tempestade tropical, ao mar alto. Sem solução. Seu problema não tem solução. Sua ferida é incurável. Mas ai Deus fala:

“Farei cicatrizar o seu ferimento e curarei as suas feridas’, declara o Senhor, ‘porque a você, Sião, chamam de rejeitada, aquela por quem ninguém se importa’. "Assim diz o Senhor: " ‘Mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão das suas moradas. A cidade será reconstruída sobre as suas ruínas e o palácio no seu devido lugar.” Jeremias 30:17,18

Eu vou cicatrizar o seu ferimento. Eu vou curar a sua ferida incurável. Eu Deus sei como fazer isso. Sua ferida incurável nas minhas mãos tem cura sim. Te chamam de rejeitada, de rejeitado. Ninguém se importa mais com você. Aos olhos do mundo você está acabado. Sua provação acabou com sua vida. Você é carta fora do baralho. Te rejeitam, ninguém quer estar perto de você. Não há quem se importe mais com você. Mas eu vou mudar a sua sorte. Eu vou ter compaixão de você. A cidade será reconstruída, a cidade é você. Prometo reconstruir você. Te vou reconstruir das ruínas e colocarei o seu palácio no antigo lugar.

Não se desespere. O teu problema tem solução sim, em Deus e só Nele. Acredite, ore, busque ao Senhor. Novos dias estão chegando. Tem luz no fim do túnel para você.

Fique na paz.

Amém.

pslarios
Enviado por pslarios em 12/05/2022
Código do texto: T7514592
Classificação de conteúdo: seguro