COMO ALGUÉM PRESO PODE DIZER: PROSSIGA! NÃO PARE!

Conhecer o Apóstolo Paulo é um dos nossos maiores desafios, sua idéias e pensamentos nos fascinam a ponto de nos fazermos várias perguntas. Por exemplo: Como alguém que estava preso é capaz de dizer para os outros? Prossigam! Não parem! Quando ele mesmo está impedido de prosseguir?

É de conhecimento de todos que a cadeia não é o melhor lugar de se educar alguém, todavia alguns dirão, mas Paulo estava em um prisão domiciliar. Sim, então, é diferente, já que lá ele não tinha contato com os outros presos, se alimentava melhor e dormia em uma cama.

E daí? Mesmo assim ele ainda estava preso.

Lembra de quando seus pais te colocavam de castigo em casa e você ficava implorando a sua mãe para te liberar? Então, lembra de que você não tinha ficado nem um dia ainda, mas a sensação de não poder sair juntada a ansiedade de não poder brincar e ser impedido era horrível. Nesta pergunta fica claro, em sua resposta, que ser privado de ir e vir é algo horrível.

Agora imagina você ficar preso a(s):

o Angústias da vida?

o Aflições que nos incomodam?

o Morte de alguém querido?

o Um emprego que não deu certo e nos mandaram embora?

Quando lemos Filipenses 3:12-14 compreendemos que tudo o que Paulo deseja é tirar o povo do marasmo. Ele não deseja ver o povo apático, desinteressado e melancólico. Por isso não começa o seu parágrafo contando vantagens, mas dizendo: “Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo...”.

Você consegue ver e perceber o que o Apóstolo Paulo disse? Eu já OBTIVE tudo isto, porém em vez de PARAR e LAMENTAR, EU PROSSEGUI, EU CONTINUEI CAMINHANDO e EU NÃO PAREI.

Feita esta interpretação, compreendemos que o mesmo está nos dando o seguinte recado: Na cadeia eu poderia estar vivendo momentos de angústias, aflições e até mesmo desejando a morte. Mas em vez de fazer isto, Eu (Paulo), o preso, digo o seguinte: PROSSIGAM PARA ALVO, NÃO DESCANSEM EM QUANTO VOCÊS NÃO ALCANÇAREM O ALVO. NÃO ESTOU DIZENDO QUE ALCANCEI, MAS PROSSIGO, MESMO PRESO.

Como alguém preso pode fazer de tudo para encorajar uma de suas Igrejas? Então, quando:

1. Essa pessoa é capaz de fazer a sua mente entender que ela ainda não atingiu o alvo.

2. Entendemos que a vida cristã não é uma meta, mas um alvo.

3. Conseguirmos ver que Meta é diferente de Alvo.

Pr. Ricardo Gondim disse uma vez: “Nós não somos uma obra acabada, mas uma obra em construção”. A frase do Pastor nos faz entender que Paulo estava dizendo o seguinte: Gente, eu sigo adiante, mesmo preso, porque a obra que Deus começou na minha vida ainda não acabou, na verdade, ela é inacabável, porque eu estou sempre em construção.

A prisão na verdade, diz Paulo, me revelou uma coisa muito legal.

O quê?

“Eu não sou melhor do que ninguém”.

Também, aprendi que se você quer seguir em frente você vai precisar dar os seguintes passos. Quais? Nunca:

1. Se esqueça das coisas passadas.

2. Olhe para o tempo e diga: Acabou.

3. Veja o tempo como algo que pode te limitar.

4. Acredite que é tarde.

5. Veja o fim.

Depois disto entendemos o motivo do Apóstolo, que mesmo preso continua trabalhando ardentemente para a Igreja do Senhor. Paulo entendia que como era uma obra inacabada, não ia terminar a sua vida preso e lamentando. Desejou o mesmo pra Igreja do Senhor, por isso disse: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” - Filipenses 3:13,14.

.

William Paixão

“Minhas Palavras, meu púlpito”

(21) 96592.5216

YouTube.com/c/casaissaudaveis