COMO LER E PREGAR EFÉSIOS 4.1-6 UNIDADE NA DIVERSIDADE

Como você pregaria essa passagem abaixo? Lembrando a todos que aprendemos o Evangelho para repassá-lo a outros, de tal modo que chegue a outras gerações. Os melhores pregadores são os que se fazem ouvir, mesmo depois da sua morte. O que já de cara tira da jogada as mensagens sempre baseadas no hoje, no agora. O hoje, o agora, o secular, o momento passa, a palavra de Deus não. A palavra é a mesma e deve ser pregada a mesma Bíblia, na sua inteireza na China, na Russia, na Árabia, ou na Guatemala. Repito então a pergunta: Como você pregaria essa passagem abaixo em qualquer país do mundo, esquecendo-se da raça, da origem, do momento, dos problemas mundiais seculares, da política terrena? A resposta é que você deve pregar a Bíblia. Expor a Bíblia, interpretar a passagem teologicamente. Faz muito mau quem deixa o ensinamento bíblico de lado para gastar o tempo da igreja, o do pregador e o dos irmãos, com qualquer palavra que não seja a Bíblia. O pregador é um interprete da palavra. Fomos chamados para pregar a palavra e não testemunhos, casos, contar piadas no púlpito, ou cantar na hora de pregar. O que o pregador tem que pregar? Bíblia. É simples, mas parece que muita gente se esqueceu disso. Vivemos numa geração analfabeta da palavra, apesar dos tantos avanços tecnológicos.

É necessário saber, porém, que é um erro grande pregar qualquer parte da Bíblia sem estudar. Havendo os livros que são Comentário Bíblicos, devemos ler e estudá-los para pregar. Sem jamais esquecer da oração. A falta de unção, é falta de oração. Outro fato é que qualquer passagem da Bíblia, ao ser ensinada, ou pregada, deve obedecer a Teologia. Não da para fugir da teologia e fazer de conta que ela não está lá. A Teologia é um norte para que possamos pregar melhor e não um entrave. Mas além da oração e do estudo, se na entrega da mensagem não houver emoção, vida, fica um negócio chato. A parte do sermão que gera interação com o ouvinte é a aplicação. Quanto melhor bem feita a aplicação, melhor será o sermão. Mas aplicação não vem sozinha, deve ter base bíblica. Fato que a gente vê alguns pregadores fazendo errado. Algumas mensagens, por exemplo, de cinqüenta minutos tem dez minutos de Bíblia e quarenta de aplicação. O resumo da aplicação é assim: Ouvindo eu a mensagem o que devo fazer agora? Essa pergunta é a aplicação. O pregador deve levar o ouvinte até o momento em que ele, ouvindo a mensagem, sabe exatamente o que Deus quer que ele faça.

Unidade na diversidade — 1 Por isso, eu, prisioneiro no Senhor, peço que vocês se comportem de modo digno da vocação que receberam. 2 Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor. 3 Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito. 4 Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança: 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. 6 Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que age por meio de todos e está presente em todos.

Lendo a passagem citada, que assuntos se destacam? Se comportar de modo digno, ser humilde, manter os laços de paz, conservar a unidade do Espírito, um corpo, uma igreja, um batismo, uma só fé, Deus, no verso 6 inteiro.

Qual é o assunto principal da passagem? A unidade do Espírito

Versículo a versículo, que palavras se destacam, ou quais lhe chamam a atenção, ou melhor quais o texto chama atenção?

Verso 1: prisioneiro, comportem, vocação.

Verso 2: humildes, amáveis, pacientes, suportem-se.

Verso 3: nesse caso são dois assuntos: laços de paz, unidade do Espírito.

Verso 4: um corpo (uma igreja), um Espírito, vocação (de novo), esperança.

Verso 5: um, uma, um Senhor, uma fé, um batismo.

Verso 6: Deus, Deus que é Pai de todos, acima de todos, que age por meio de todos, presente em todos.

A gente nota, fazendo esse exercício de compreender o texto, que assuntos o texto abrange. Fica mais fácil para pregar. Basta o pregador pregar o texto e interpretar o texto e temos ai uma mensagem. Me lembro que uma irmã deu o testemunho que foi à Bahia e lá foi chamada para pregar. Sem saber o que pregar, disseram a ela: Quando você não souber o que pregar, pregue a Bíblia. Eu acrescentaria que ainda você tendo assuntos para falar com a igreja, pregue a Bíblia. Se você não sabe o que falar para a igreja, pregue a Bíblia. Muitos irmãos entram nessa ultima fala: não sabe o que falar, ou pregar para a igreja. Nesse caso insisto que você ore a Deus, até subir no seu coração, qual livro você poderia ensinar a Igreja e ensine, como se você estivesse numa sala de aula, ou na Escola Dominical.

Fuja de pregar os seus assuntos, o que você acha que seria bonitinho para a igreja. Nós não sabemos o que pregar para a igreja. Eu não tenho a mínima idéia, por isso oro, até subir no meu coração qual é a vontade do Senhor. Eu parto do principio de que a gente não sabe quem vai estar no culto e com que carga espiritual. Não sabemos se o irmão que está sorrindo, por dentro está chorando. Não sabemos se aquele irmão gordinho está com fome. Não sabemos das coisas do coração. Porém, Deus vê a alma, o espírito e o coração. Deus está vendo o dia de cada um, sabe o que é melhor dizer a cada um. Deus sabe qual palavra irá girar algo em nós e nos mudar para melhor. Por exemplo, eu estou escrevendo sobre Efésios, algo que Deus colocou no meu coração. Depois que acabar de comentar Efésios, talvez vá comentar 1 Coríntios, algo também no meu coração faz tempo. Pregador nenhum vai errar, se pregar sistematicamente os livros da Bíblia. São 39 livros do At e 27 livros do NT, ou 66. Vamos supor que se pregue 4 mensagens por livro, ou um por mês. Isso vai dar cinco anos e meio. E ai você pode começar de novo, com outros enfoques, aprofundando o ensino.

Se pregarmos a Bíblia, em algum momento o problema daquele irmão e até o nosso problema vai ser contemplado.

UNIDADE NA DIVERSIDADE

Primeiro é necessário dizer que Efésios 4.1-6 está dizendo que unidade não é uniformidade. Unidade é estarmos unidos, numa só igreja, obedecendo e amando um só Deus e Pai de todos, acima de todos. Os cinco itens do vesículo 2: Humildade, amável, paciência suportar e amar, prefaceia, apresenta o que vem depois. Precisamos desses cinco itens, para poder sermos unidos.

Mas antes de mais nada, o que é unidade no Espírito? É a união mística, espiritual, que faz com que estejamos unidos, fazendo igreja, de tal forma que sentimos um laço muito forte que nos faz literalmente sermos irmãos na fé. O Espírito une pessoas de profissões diferentes, de nacionalidades diferentes, de pensamentos, de ideologias, de cidades, casas, de educação diferentes e nos coloca todos juntos, fazendo a Igreja.

Mas para fazer igreja, para sermos unidos, para vivermos essa união, é necessário os cinco itens acima. Ser humilde, amável, paciente, suportar o outro e amar o próximo. Precisamos dos cinco itens para manter os laços de paz e não de guerra. A igreja não deve e não pode viver em guerra, com fofocas, com divisões. Mantenham laços de paz, destaco aqui a palavra laço, ou aliança de paz, com os outros irmãos. Destaco ainda que suportar os outros não é fácil e principalmente que a gente não ama todo mundo de forma igual na igreja. Tem sempre algum irmão, ou irmã que a gente gosta um pouco menos, ou não tem afinidade alguma. Da mesma maneira como tem gente que não gosta da gente e ponto final. Vamos conviver com isso, pronto. É um imperativo, uma ordem: Mantenham laços, ou aliança de paz com os irmãos. Pra quê: para haver unidade no Espírito. O que significa que podemos quebrar esse laço de paz. Sendo esse um sinal também que está na hora de mudar de igreja. Se naquela igreja não está havendo paz, o povo está se catando, então está na hora de orar até Deus mostrar outro lugar para ficarmos.

Para que haja a unidade na igreja, promovida pelo Espírito Santo, Paulo nos lembra que: Há um só corpo, ou seja, uma só igreja. Hoje nós temos muitas denominações, mas a igreja é uma só. Há um único Espírito. Aqui ele abre um parêntesis para dizer que a vocação, ou eleição, de vocês os chamou para uma só esperança. Que esperança é essa? É a salvação, a vida nova, a vida com Cristo no porvir.Observe que não estou falando a volta de Cristo. Cristo vai voltar, mas a igreja atual foca no erro doutrinário que Cristo vai voltar imediatamente, de forma invisível, quem subir será salvo, quem ficar vai para o Inferno ou sofrerá as penas dos incrédulos da Tribulação, como se a Tribulação fosse para os crentes, o que claramente não é.

Paulo no verso 5 volta ao tema: Há um só Senhor, que é Cristo. Isso dito para os crentes do 1º século, soa ao ouvido do judeu, como Cristo se opondo a Moisés. Pois o judeu da época tinha Moisés em alta consideração e Cristo em baixa. Mas essa fala, ecoa no tempo, pois temos os mestres das falsas religiões, que se opõem a Cristo. É bom frisar em alto e bom som: Há um só Senhor e não é senhora, é Senhor. Há uma só fé. O que devemos ler como se a fé é doutrinal e igual para todos. Fé aqui assume o sinônimo de evangelho, ou de salvação. Há uma fé, ou uma salvação, ou um único evangelho. Não tem outro evangelho, não tem outro livro para seguir, não tem formas doutrinais diferentes do que a Bíblia ensina. As seitas evangélicas surgem por falta de alguém ler direito a sua Bíblia e interpretar direito. Uma leitura fiel e isenta vai mostrar que Cristo é humano e divino e que é a segunda pessoa da Trindade. Ou que a volta de Cristo na ocorrerá antes da ultima trombeta, de uma única vez, para todos os crentes que estiverem vivos à época.

UM SÓ BATISMO, NADA DE SEGUNDA BENÇÃO, OU BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Há um só batismo. Isso é interessante, pois o século 20 viu a idéia de que devemos buscar um segundo batismo, ou a chamada Segunda Benção. Qual seria a primeira? A salvação através da cruz. E qual seria a segunda? Um batismo de fogo, ou o Batismo do Espírito Santo.

Dizer que precisamos de uma segunda benção, é o mesmo que dizer que a primeira foi insuficiente, falha e precisamos de mais. A primeira benção é a cruz de Cristo, totalmente suficiente, ato único, para salvar a qualquer pessoa, a qualquer tempo, em qualquer lugar do mundo e fora dele.

Batismo significa iniciação. “Pois todos fomos batizados por um só Espírito, a fim de sermos um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um único Espírito.” 1 Coríntios 12.13 Quando aceitamos a cristo, o ato, o momento da aceitação de Cristo, seja de forma efusiva, emocional, ou não, nos inseriu no corpo e viramos igreja. No ato da aceitação de Cristo eu e você que é cristão, fomos batizados no Espírito. Leia em 1 Corintios 12.13 batismo como inserido, inicio.

A chamada Segunda Benção, que é uma bobeira evangélica, tem alguns riscos claros. O principal deles é dizer que os crentes que falam em línguas são superiores ao que não fala. Eu diria exatamente o contrário. As línguas serviam para quê? Leia 1 Coríntios 14. O principal foco das línguas era ajudar em oração a quem ou não sabia orar, ou precisava orar. As línguas é o Espírito Santo orando por nós, em nós. É um dom para quem não sabe orar. Ou não entendeu que devemos orar até que o Espírito revele a nós o que precisamos saber. Eu preciso orar em línguas para ter revelações? É claro que não. Se obedecermos Efésios 1, vamos orando até que o Espírito comece a revelar. Esse negócio de Segunda Benção traz separatismo, ou irmãos de primeira categoria e os irmãos de segunda categoria, os que não falam em línguas – sendo que acredito sinceramente que os que não falam em língua são superiores a quem fala, a não ser que interprete e ai vira profecia. Mas quem não fala em línguas pode profetizar sem falar em línguas, qual é o problema?

Devemos buscar falar em línguas, sim, é um dom, assim como devemos buscar os outros, mas não vá me dizer que quem fala em línguas é superior ao que não fala, por favor. A igreja, com essa idéia de Segunda Benção, colocou uma escravidão na vida de muita gente, que acha que não falar em línguas é um defeito que ela tem. Corintios é claro ao dizer que um dia os dons vão cessar, acabar, não existirão mais. Quando isso? Quando todos aprendermos e chegarmos ao pleno conhecimento. Quanto mais crentes formos, menos dos dons precisamos.

Por fim: Há um só Deus, quer dizer, não há outro, ponto final. Ele é pai de todos, todos somos filhos de Deus, tanto os cristãos, como os não cristãos. Deus ajuda o não cristão? Sim, é claro. Mas Ele se revela aos crentes e não aos não crentes em Jesus. E é importante dizer que Deus se revela aos crentes em Jesus e não em Buda, Maomé, ou o Profeta, ou a profetiza, ou a qualquer outro, ou outra que não Jesus. Deus está acima de todos. Deus está acima da liderança da igreja, da liderança política, das nações, dos povos, de todos.

Ele age por meio de todos. Creio que aqui Paulo pensava que Deus age por meio dos cristãos, mas na verdade, se Ele é Pai de todos, então Deus age realmente por meio de todos. Lemos mais de uma vez na Bíblia, Deus usando o não crente para alguma obra. Até o Diabo foi usado por Deus, imagine o não crente.

Deus está presente em todos. Aqui claramente sou obrigado a dizer que Deus está presente na Igreja. Não vemos Deus na vida do não crente. Deus se revela ao que o amam.

Amém? Espero poder ter ajudado um pouco a clarear esses versos aparentemente simples, mas que na verdade escondem muitas verdades.

Fique na paz.

Amém

pslarios
Enviado por pslarios em 01/06/2022
Código do texto: T7528434
Classificação de conteúdo: seguro