PARA PENSAR

SEITAS

DESIGNAÇÃO DE UM GRUPO NUMEROSO DE DETERMINADA CORRENTE RELIGIOSA, FILOSÓFICA OU POLÍTICA QUE OPTA POR REGULAÇÃO RIGIDA E TOTALIZANTE, DIVERGINDO DO PENSAMENTO TRADICIONAL E QUE ACUMULAM INÚMEROS SEGUIDORES EM RELAÇÃO A PENSAMENTOS E AÇÕES, ESTES SEGUIDORES SÃO CHAMADOS DE SECTÁRIOS.

RELIGIÃO

Reeleger ou religar, seria o restabelecimento do elo rompido entre os humanos e Deus, pois na fé cristã, com base no pecado original, rompeu essa ligação existente, devendo então o homem, buscar restabelecer este elo.

Em religião, pode haver a crença em um ou vários deuses, que com suas características, significam para os humanos o poder de criação, de governo, e também lhes ordenam dentro do mundo existencial, muitas se baseiam no mundo sobrenatural, e não podem ser comprovadas cientificamente.

Na religião, um indivíduo não precisa de confirmação material diante daquilo que ele crê, isto é a Fé, ele acredita firmemente que aquilo é sua verdade.

Assisti hoje a um filme que trata de uma seita americana, chamada Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, estarrecedor o que o documentário apresentou.

Lá, a poligamia era admitida, e mais ainda, o poder dos indivíduos homens era baseado na quantidade de mulheres que ele tinha, eram suas propriedades e lhes deviam obediência cega, eram próprias para procriação.

Havia também a figura do PROFETA, este, com poderes de escolher o destino das mulheres, com quem se casariam e mais ainda, ele tinha o poder de escolher quem quisesse para ser sua esposa, no documentário aponta que ele tinha 65 esposas.

Ocorre que esta comunidade, isolada da população nativa de onde se estabeleceu, tinha suas leis, suas proibições, suas limitações para os seus membros, enfim, viviam um mundo só deles, completamente afastados do que seria algo normal e dentro das leis do estado onde era estabelecida, dentro desse universo bizarro, algumas pessoas não concordavam, eram expulsas (os homens), as mulheres, ordenadas a mudar de maridos, perderem seus filhos, enfim, o poder ali encontrado era danoso psicologicamente para estas pessoas diferenciadas que divergiam daqueles pensamentos e ações, algumas se rebelaram, e as autoridades serias, seria o MP de lá, começou a questionar a existência de estupro e alienação de menores, garotas de 14 anos, pessoas com 20 anos e já com quatro ou cinco filhos, durante esta fase de investigação, o tal PROFETA, sumiu, mas em certo momento a polícia conseguiu localiza-lo e ele foi preso, daí em diante, o documentário mostra a força da manipulação de mentes, de dentro do presidio o indivíduo continuava sua pregação e os seus discípulos, o seguiam ainda cegamente, ele era a palavra de Deus na terra.

Com o aprofundamento das investigações, foi descoberto dentro da igreja, uma sala secreta, lá onde o PROFETA, se encontrava com as garotas, em um cofre, arrombado pelo MP, provas incontestáveis, gravações, fotos, enfim, foi por terra a figura santa do PROFETA, condenado a prisão perpetua.

O que fica diante de tudo isto? Que o ser humano é produto do meio, estes personagens foram manipulados deste o seu nascimento, sua formação, deu foco, suas regras, seu ambiente limitado, sua falta de acesso ao mundo exterior, enfim, eles foram criados como animais domesticados onde apenas aquela verdade, e só ela, era a real, tudo o que o superior dizia era o correto, não havia contestação.

O pior nisso tudo é que, apesar de tudo provado, documentado, muitos deles ainda acreditam fielmente que nada daquilo contra ele é real.

Alguma semelhança com algo que conhecemos em nossos dias?.

sonetosamadores
Enviado por sonetosamadores em 10/06/2022
Código do texto: T7534733
Classificação de conteúdo: seguro