A história de Jesus Cristo como não está sendo contada

Começa que não é Jesus Cristo, mas Emanuel. Significando “Deus conosco”. Visto por este ângulo, Jesus e Cristo são adjetivos. Jesus Cristo passa a ser considerado nome próprio, em lugar do Emanuel, quando visto pelo lado terreno. Já visto pelo lado não terreno, Jesus e Cristo entram como títulos ou funções.

Assim como o imperador Otávio governou com o título de Augusto César, o Emanuel esteve, à mesma época, com o título Jesus Cristo.

Dessa maneira, vamos encontrar o Emanuel na primeira função, Jesus, significando “aquele que veio libertar, pela sua morte, a todos da escravidão do pecado herdado”; e o Emanuel na segunda função, Cristo, querendo dizer “aquele que veio remir, ou recuperar a muitos (dos “todos” libertos), pela sua ressurreição”.

De modo que um “o que foi morto” e outro, “o que foi ressuscitado”.

Consoante, o “Deus conosco” é um nome compreendido “de eternidade a eternidade”, mas funcionalmente como Jesus Cristo, não. Pois na função terrena dupla, como Jesus Cristo, o mesmo esteve um período literalmente morto (trinta e seis horas, aproximadamente).

Portanto, para o nome, terreno, Jesus Cristo passar a ser semelhante ao do celestial Emanuel, há a necessidade de preenchimento de esse espaço vago, compreendido entre “o que foi morto” e “o que foi ressuscitado”. Preenchimento desse espaço "morto", compreendido entre o Jesus e o Cristo.

Daí o Emanuel ter vindo para essa função precípua dupla citada, ou seja: a de se deixar “abrir” um espaço entre as suas eternidades com o fito de inserir a “muitos”, resgatados por ressurreição, dentre os “todos” libertos por ocasião de sua morte. A saber: Aos que creem que morrendo funcionalmente como o Jesus, ressuscitarão eternamente como o Cristo.

Sendo o Emanuel de eternidade a eternidade, na eternidade de antes era assim: “Os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos se embotaram”. Porém na eternidade de depois passa a ser: “cada um morrerá por causa do seu próprio erro e pecado”.

Deduzindo, portanto, uma terceira função básica, adjetiva, da vinda do Emanuel como Segundo Adão.

Porém esta é outra história...

Edmilson N Soares
Enviado por Edmilson N Soares em 28/06/2022
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