29) FANATISMO

29) PALAVRAS DE VIDA Nova Fase: Irvine, Ca. - U.S.A.

FANATISMO

É tênue a linha colocada entre a fé e o fanatismo.

Fanatismo se define como um esforço humano, pessoal, para a realizaçāo de coisas excepcionais fora da esfera humana e natural. É uma tendencia cega, que diriamos ignorante, de uma pessoa ou pessoas acerca da atuaçāo de Deus.

O sobrenatural sempre emocionou pessoas e o fanatismo quer como que imitar ou provocar as maravilhas por Deus operadas. Por quasi vinte anos presenciei e participei do maravilhoso despertamento espiritual que foi "Cruzadas Boas Novas" do Missionario Bernhard Johnson. Nesse periodo nunca houve uma realizaçāo dentre as duzentas e vinte e cinco realizações que nāo se registrassem milagres. A tendencia, o alvo, era a salvaçāo, mas os milagres foram sempre realizados e nos acompanharam durante nossa tragetória.

Por outro lado, grande parte da assistência do povo enfermo presente nāo era curada: "Muitas viuvas havia em Israel no tempo de Elias e a nenhuma delas foi ele enviado, senão a uma viuva de Sarepta de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu e nenhum deles foi purificado senāo Naaman, o sirio." - Lc. 4.26-27.

As Cruzadas eram precedidas de muita oraçāo por dias anteriores, no Brasil e nos EE.UU. Igrejas inteiras eram consagradas naquele periodo especifico: "Se o meu povo, que se chama pelo meu Nome se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter de seus maus caminhos, entāo eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. - II Cn.7.14.

O fanatico, entretanto, de maneira cega deseja que os milagres facilmente aconteçam.

Tive o privilégio, dado por Deus, de ter como meu primeiro mestre, entre doze, o Pastor Joāo Joaquim de Oliveira que era frontalmente contrário ao fanatismo. Uma herança espiritual que sempre me acompanhou.

Em certa ocasiāo fomos a Piracicaba, S.P. visitar uma familia cujo filho, declarado pelos medicos, canceroso e com possibilidade de apenas alguns dias de vida. Achava-se deitado em um sofá, com enorme inchaço no joelho dizendo a seus colegas de faculdade que o visitavam: "Olhem bem para este joelho inchado porque Jesus irá me curar sem remédios e meu joelho voltará ao normal".

Entreolhamos, eu e meu colega, pois nāo sentiamos ser de Deus a atitude dele e temiamos dizer-lhe qualquer coisa. Oramos e nos retiramos.

Poucos dias depois retornamos a Piracicaba para o enterro daquele jovem.

A situaçāo se agravou porque seu irmão caçula entrou em panico, depressāo emocional e em lagrimas dizia: "Vejam o que Jesus fez com meu irmāo que tantas vezes clamou a Ele... Nāo creio mais em Jesus, nāo posso mais conceber que Deus seja bom pois fez isto com meu irmāo..."

Tênue fio separa a verdadeira fé, do fanatismo.

Ninguém consegue "colocar a Deus contra a parede" obrigando-O a qualquer coisa. Sua vontade é suprema e absoluta: "Se possivel passa de mim este calice... Faça-se a Tua vontade" - "Assim como o céu é mais alto que a terra, assim os Seus pensamentos e o nosso pensamento". Um dia chegaremos a estatura de varāo perfeito, conforme a imagem de nosso Senhor Jesus, o Cristo. Seremos como Ele, entenderemos como Ele.

Só Jesus.

_____________________________________

O Th.D. Honoris Causa, D.D. Pr. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê. No Google peça: serafim isidoro textos