Catalepsia Espiritual

Catalepsia Espiritual

Existem três enfermidades que a neurologia classifica como “Catalepsia, Catatonia e Letargia”. Ambas têm o poder de desligar o ser humano, deixando com incapacidade de mover os membros e cabeça, em sono profundo ou até mesmo em condições vegetativas. De maneira que a pessoa está viva; mas permanece em um estado de inanição como se estivesse morta.

No âmbito espiritual acontece algo semelhante à condição biológica antes citada; agora faremos uma comparação da situação aplicada na alma dos pecadores que mesmo vivos, estão mortos aos olhos de Deus.

Apocalipse 3:1

E ao anjo da Igreja em Sardes escreve: “Estas são as palavras daquele que tem os Sete Espíritos de Deus e as Sete Estrelas. Conheço as tuas obras; você tem a fama de estar vivo, mas estás mortos”.

Percebemos que em Sardes, uma das sete Igrejas Bíblicas que estava na Ásia, a mesma era bastante movimentada e aparentava ter vida espiritual ativa, quando na realidade havia morrido diante de Deus, uma verdadeira Catalepsia espiritual. Para entendermos a questão da morte na presença do senhor, irei mostrar os três casos citados na Bíblia Sagrada.

01 - Morte Espiritual

02 - Morte Física

03 - Morte Eterna

01 - Morte Espiritual - Relaciona o homem na prática do pecado; o mesmo herdado de Adão e Eva (Pecado Original). Evento, que torna necessário aceitar a Jesus Cristo como único e suficiente salvador, para receber o perdão. E a partir desse momento começa andar em novidade de vida, abandonado a velha maneira de comportar-se.

02 - Morte Física - Situação em que o homem morre biologicamente, e volta ao pó da terra; mas, com isso não quer dizer que foi apagado diante de Deus. Pelo contrário; a morte é o veículo que nos leva a presença do Senhor. Isso é: Para os que aceitaram a Jesus como salvador e abandonaram a prática do pecado na face da terra.

03 - Morte Eterna - Acontece quando o pecador não aceita a Jesus Cristo como salvador e parte desse mundo através da Morte Física. Observe que passou dois estágios. Mortes Espiritual e Morte Física. E para esse caso não existe solução, pois negligenciou a Palavra de Deus e não existe como receber o perdão; especialmente porque a Bíblia narra uma grande referência: Hebreus 9:27 - E, como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo.

Então, de uma maneira figurada no mundo espiritual existem muitas pessoas que estão mortas, que seja no estado de “Catalepsia, Catatonia ou Letargia”. Estão vivas na carne; mas diante de Deus são verdadeiros cadáveres, pois não produzem nada e não tem a menor expressão de amor para com o Senhor; tendo em vista que não tem prazer nas coisas santas.

Mais um exemplo podemos encontrar na psicopatologia onde a "Letargia" deixa as pessoas em um estado profundo de inconsciência, a qual adormece e acorda por um pouco de tempo, voltando novamente ao primeiro estado. Sendo mais grave que na “Catalepsia e Catatonia”, tendo em vista que nesse segundo caso as pessoas mesmo sem movimentar-se, podem escutar o que acontece ao redor. De maneira que a Palavra de Deus expõe a a seguinte citação:

Efésios 5:13-14

13 - Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz se manifesta.

14 - Por isso diz: Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

Percebemos que a Palavra de Deus nos entrega um ultimato para sairmos do sono da indolência, e despertarmos para a vida espiritual, assumindo um compromisso de salvação eterna com Deus.

Normalmente quando um corpo carnal morre em poucas horas o processo de putrefação inicia, dando ênfase a um odor insuportável. Aplicando essa narrativa a nossa citação, percebemos que quando uma pessoa vive na prática depravada do pecado, pode-se equiparar a um cadáver em estado avançado de decomposição, exalando um cheiro forte e totalmente desagradável.

E para um melhor entendimento da expressão acima citada, a Bíblia Sagrada, nos chama a atenção para vivermos na presença de Jesus, a qual nos proporcionará vida e removerá toda decomposição espiritual que estejamos passando. Vejamos.

II Aos Coríntios 2:15-16

15 - Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salva e nos que se perdem.

16 - Para estes certamente cheiro de morte para a morte; e para aqueles cheiro de vida para a vida. E para estas coisas quem é idôneo?

A única maneira de sairmos da morte espiritual é através de Jesus Cristo; como foi citado anteriormente, o aceitando como salvador.

Vejamos uma tríade de versículo que mostra explicitamente o sacrifício propiciatório de Cristo, nos dando livre acesso ao Trono de Deus, eternamente.

Colossenses 2:13

Quando vocês estavam mortos em pecados na incircuncisão da carne, Deus os vivificou com Cristo, Deus Ele nos perdoou todas as transgressões.

Efésios 2:1

E vos vivificou, estando vós mortos em vossas ofensas.

Romanos 6:23

O salário do pecado é a morte, mas dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

VISITE O PORTAL

www.missaoamerica.com.br