Quando e como devemos orar?

QUANDO DEVEMOS ORAR?

"Ai de vós, doutores da Lei e fariseus, hipócritas! Porque devorais as casas das viúvas e, para disfarçar, encenais longas orações. E, por isso, recebereis castigo ainda mais severo!" (Mt 23:14 - Bíblia King James).

"E quando orardes não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé, nas sinagogas (templos)e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai (eterno) que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.

Não vos assemelheis a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.

Portanto, vós orareis assim:

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome... " (Mateus 6:5-15)

* Hoje, tais hipócritas, adoram orar demoradamente diante dos microfones, para impressionar os incautos e ingênuos.

Jesus, como homem, no auge da sua angustia orou três períodos de uma hora cada um. Seus discípulos não foram capazes de orarem nem uma hora e caíram no sono (Mt 26:36-46).

Algumas vezes, Jesus, como Deus, e estando só, ocupava a noite falando com o seu Pai Divino.

"Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus. (Lc 6:12).

Vemos hoje verdadeiros campeonatos de oração dentro de algumas igrejas pentecostais.

Pastores desinformados, insuficientes, e que gostam de sobrecarregar as "suas ovelhas ensinam erroneamente que devemos esgotar-mo-nos em oração incessantes de três ou mais horas continuas.

Outrossim, muitos cristãos não oram a oração do "Pai Nosso" ensinada-nos por Jesus porque erroneamente não querem fazer "vãs repetições".

Tal erro, de não orar o "Pai Nosso" é ensinada, geralmente, por estes pastores precários.

Devemos sim orar toda a oração do Pai Nosso, porque ela é uma oração completa e perfeita, ensinada por Jesus.

Orar é falar com Deus. Não é tagarelar o tempo todo, repetindo as mesmas coisas, os mesmos pedidos.

Um filho fala com o seu pai, e escuta o seu pai. E esta conversa, de falar e escutar é benigna; não é cansativa.

Quando se tem dois a cinco anos, tagarelamos e cansamos pai ou mãe, repetindo sempre as mesmas coisas, porque não sabemos escutar.

Mas, à medida que crescemos, vamos aprendendo a conversar, a falar e escutar.

COMO DEVEMOS ORAR?

"Cantem ao SENHOR, alegremente, repousados em seus leitos. Exultem na glória de Deus" (Sl 149:5).

"Deus fala conosco em sonhos ou visões quando estamos dormindo" (Jó 33:13-16).

Não há um só modo de o homem e Deus conversarem.

O homem pode ajoelhar, ficar de pé, ficar deitado ou sentado quando estiver orando. Isto não altera a conversa.

Evidente, que as melhores posições que achamos que agrada a Deus, é ajoelhado ou de pé, afim de mostrarmos a nossa reverência a Deus.

Entretanto, o que realmente agrada a Deus é a nossa disposição de conversarmos com Ele.

Entretanto, se uma pessoas estiver muito cansada, ou estiver adoentada, ou for idosa ou obesa, melhor será que não ore ajoelhada, não é recomendável, pois pode lhe causar uma artropatia

Deus, acima de tudo, é amoroso, misericordioso e compreensível.

Se o crente não pode orar ou cantar, por estar muito debilitado, INVOQUE somente o nome do senhor nosso Deus, ou dê "Aleluias e Glória a Deus" tantas e quantas vezes puder, na intensidade que lhe for possível. Se ainda ainda assim não for possível se expressar nem minimamente, faça a sua oração em silêncio do seu coração... o Pai compreenderá e te ajudará.

Não dê ouvidos a pastores desumanos, destituídos de amor ao próximo que querem impingir-lhes obrigações que vão além de suas forças.

A ORAÇÃO

A oração é uma conversa particular com Deus, ou seja, ela é pessoal, não é uma conversa pública, para ser transmitida pela mídia, em forma de espetáculo.

Temos a oração da Igreja, onde os crentes reunidos em torno de Cristo Jesus oram conjuntamente (sem perder a pessoalidade) por um ou vários objetivos a serem alcançados.

EU VOU ORAR POR VOCÊS

É errado quando um pastor ou pregador diz:

"Eu vou orar por vocês" - deveria dizer "Eu vou orar com vocês".

Por nós somente o Espírito Santo ora, e ora o tempo todo, com gemidos inexprimíveis (Rm 8:26,27).

Mas se alguém está doente, incapacitado de orar, a Igreja pode orar pelo enfermo, ao redor de seu leito, através de presbíteros (ou seja, mais de dois) - (Tg 5:14).

Se o pastor insistir em orar por um crente ou vários crentes (pelo rádio ou tv), torna-os preguiçosos. Com o tempo este crente ou crentes atrofiam a sua capacidade de falar com Deus.

Quanto mais falamos com Deus, mais aumenta a nossa fé.

Falar, ouvir, ver, caminhar, etc., é uma qualidade que Deus dá a todos, independentemente de ser ou não crente. E ninguém pode fazer isto em nosso lugar.

INTERCESSÃO

Quando intercedemos por alguém junto a Deus, devemos fazer isto em segredo e em secreto, a menos que este alguém peça isto para nós.

Se este alguém não nos pediu, e manifestamos a este alguém que estamos orando por ele, estamos desrespeitando-o, e até mesmo humilhando-o, porque o fazemos menor do que nós, ainda que esta não seja a nossa intenção.

Na verdade, não somos nós o intercessor; o intercessor é o Espírito Santo. Somos somente o instrumento desta intercessão.

Quando é a Igreja que intercede, então é o corpo de Cristo que intercede, por conseguinte também é o Espírito Santo que intercede.

Darci Ubirajara
Enviado por Darci Ubirajara em 19/08/2022
Reeditado em 27/02/2023
Código do texto: T7586095
Classificação de conteúdo: seguro