34) A ESTATUA -ii

34) PALAVRAS DE VIDA (Nova Fase – Irvine, C.A. – U.S.A.)

Pastor Serafim Isidoro.

A ESTATUA de NABUCODONOZOR – Texto 2

Prosseguindo em nossa análise da estátua do sonho de Nabucodonozor, 608 aC. rei do II Império Babilônico, focalizaremos a interpretação feita pelo profeta Daniel concernente às duas pernas que representam o Império Romano em sua dupla divisão em Império Romano do Ocidente 395 e Império Constantino ou do Oriente 1493.

Como o Império Grego, que influenciou a humanidade em filosofia, artes e linguagem, o Império Romano, por sua vez influenciou-nos em arquitetura, leis, transportes, especialmente na chamada Pax Romana que beneficiou toda aquela civilização.

a) O IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE – 395 dC. Com sede em Roma teve doze Césares como governantes: Júlio, Augusto, Tibério, Calígula, Claudio, Nero, Galba, Otão, Vitélio, Vespasiano, Tito e Domiciano. Começou em 27 aC. Com Otaviano Augusto e terminou em 476 depois de Cristo. Estendia-se do Rio Reno para o Egito e chegava à Grã-Bretanha, e à Asia Menor, estabelecendo conecção Europa, Azia Menor e África.

Diz a Wikipédia: “Sobre a vida dos Césares, tradução literal do latim De Vides Caesarum é o conjunto de doze biografias que incluem Júlio Cesar e os onze primeiros Imperadores ... Escrito em 121 aC. durante o reinado do Imperador Adriano, foi o trabalho mais secular pessoal de Adriano, Seutônio e o mais longo entre os seus escritos remanescentes”.

b) O IMPÉRRIO ROMANO DO ORIENTE, com sede em Constantinopla (Bizâncio):

O chamado Cisma (divisão) do Oriente se deu em 1054 aC. e teve o seu fim em 1453 depois de Cristo. A duração do Império do Oriente foi maior, já que o Ocidente caiu em 476 aC. Denomina-se Igreja Ortodoxa Bizantina. Constantino foi o [último Imperador Oriental. Morreu defendendo a cidade contra o ataque dos Turcos.

c) DOIS PÉS DE FERRO E BARRO – 10 dedos.

Espera-se que representem dez nações confederadas ao Anticristo (termo encontrado na Bíblia somente quatro vezes): I Jo.2.18 / 2.22 / 4.3 / II Jo.7.

Observe-se que o quadro político no mundo NÃO é estável, sofrendo mutações a cada época. Nos dias de que fala a profecia bíblica, este quadro estava definido. Mas não sabemos para qual época. Geralmente as profecias só são bem entendidas na proximidade do que foi previsto.

No livro Apocalípse, capítulo dezessete, a descrição da Babilônia se refere ao período representado pelos dez dedos da estátua, e descreve Fera com dez chifres – 17.3 – equivalentes aos mesmos dez dedos da estátua.

O futuro revelará os detalhes do que se referia a profecia bíblica.

Só Jesus.