1 CORINTIOS 1.1-3 Endereço e saudação

PARA PREGAR É PRECISO APRENDER

A idéia desses estudos é ajudar a igreja a pregar melhor. Muita gente sente o desejo e tem boa vontade em ensinar a Palavra a outros, mas não sabe fazer isso corretamente. Existem cursos, que podem ser acessados online, ou dicas no Youtube de como pregar, para que possamos entregar um produto melhor aos ouvintes. Só boa vontade não faz uma boa pregação. Só santidade, ou ser cristão não te garante uma boa pregação. A pregação, que é uma mídia, um meio de comunicação, precisa ser respeitada como tal, para surtir o efeito desejado. O pregador tem que aprender a falar melhor, tendo um vocabulário maior, assim como conhecimento bíblico e secular, assim como experiência cristã, para transmitir da melhor maneira possível a mensagem.

Eu sou da opinião clara que o novo convertido tem que passar por um aprendizado antes de sair pregando qualquer coisa. A primeira coisa que deveríamos exigir e ajudá-los a exercer, é ler a Bíblia. Temos milhares de pessoas que “pregam” a Bíblia diariamente e nunca leram a Bíblia e nem um livro teológico sequer. Muitos estão falando do que não conhecem. A Bíblia é um livro complexo e difícil, engana-se que é coisa fácil para qualquer um. Dá para qualquer um “pregar” a mensagem, em qualquer lugar do mundo, indiferente da raça ou país? Da para falar da Bíblia, mas pregar não. Existem regras.

Primeira regra – Obedecer a gramática e a homilética - 1 - Nós temos ouvido as pessoas atropelando a gramática, falando as palavras e frases todas erradas e achamos isso normal, não é. O pregador deve conhecer a sua língua, isso é o mínimo exigido. Ajuda muito ler. Leia qualquer coisa, mas leia, aprenda a falar. 2 - Homilética são estudos que ajudam as pessoas a elaborarem os sermões e dão dicas de postura, educação na hora da pregação, o que se pode ou não fazer, o que se pode ou não falar e como falar, como expor a palavra. A pregação, ou sermão bíblico deve ter título, tema, inicio, a elaboração dos temas e uma finalização. O sermão é uma obra elaborada de escrita, que é usada para pregarmos. O sermão deve ter começo, meio e fim. Um sermão é o mesmo que defender uma tese de escola. Você vai falar de um assunto e mostrar os prós e contras aquele assunto. O sermão serve para convencer as pessoas do evangelho. Nisso nós temos tido muitas mensagens que não convencem nada.

Segunda regra – Estamos no Novo Testamento - Apesar de óbvio, notamos que as igrejas ou pregam o Velho Testamento, como se não existisse um Novo, ou pregam um Novo, como se não existisse um Velho. Isso é um erro bobo, primário. Pregar o Novo Testamento é pregar em qualquer texto da Bíblia, obedecendo às revelações do Novo. Nós podemos pregar em qualquer texto do Antigo Testamento, mas sem esquecer as revelações do Novo Testamento. As doutrinas do Novo Testamento são as mesmas doutrinas do Antigo Testamento. Não podemos nos esquecer jamais disso. O Deus do Antigo Testamento é o mesmo do Novo Testamento. Então as doutrinas do Reino valem no Antigo e no Novo Testamento.

Terceira regra – A Trindade - Em qualquer texto do Antigo ou do Novo Testamento, onde aparece a Trindade? Qual o personagem da Trindade que está no texto? Deus, Jesus ou o Espírito Santo. E como se apresenta o personagem nesse texto que você quer pregar? O básico do básico, é que as pessoas vão para a igreja para aprender de Deus, ai alguém vai pregar, por exemplo, A cura do paralitico de Betesda. Ele fala do nome do paralitico, da sua família, dá o endereço do cara, explica como era a água naquela época, qual era a superstição, o CPF do cara, dão o numero do celular do paralitico, falam quantos anos ele tinha, quantos fios de cabelo tinha na sua cabeça e não falam absolutamente nada sobre quem curou o paralitico. Entre Jesus curando um paralitico, usando os meios do Espírito, falando ou fazendo algo que traz a cura e o paralitico curado, o paralitico é o que menos importa nessa história. Eu quero saber é como Jesus conseguiu curar o paralitico, o que ele fez como fez? Mas as pessoas pregam desobedecendo essa regra básica das básicas, Como a Trindade, ou um personagem dela se apresenta nesse meu texto, que escolhi para pregar. O que podemos ensinar de Deus, de Jesus ou do Espírito nessa passagem que vou pregar para a igreja? Ou será que vou pregar e não vou falar de quem realmente importa no texto? No exemplo, entre o paralitico e Jesus, quem você acha que é mais importante? Mas nós temos ouvido milhares de mensagens que falam de tudo, menos da Trindade. O Salmos 23, por exemplo, se fala de tanta coisa, mas o alvo principal que é Deus, ouvimos a mensagem e não ficamos sabendo nada novo sobre Deus.

ENDEREÇO E SAUDAÇÃO

1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade e chamado de Deus, e o irmão Sóstenes,

2 à igreja de Deus que está em Corinto. Dirigimo-nos àqueles que foram santificados em Jesus Cristo e chamados a ser santos, juntamente com todos os que invocam em todo lugar o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.

3 Graça e paz a vocês da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Verso 1

Talvez passe desapercebido de nós, mas Paulo só era apóstolo por causa de uma revelação. Ele seguia a recomendação, que só podia ser apóstolo quem tivesse conhecido a Cristo quando esse estava vivo. Ele conheceu a Cristo, mas nessa época ele era inimigo da Cruz. O que comprovava que Paulo era apóstolo eram o seu evangelho, os dons, a capacitação que ele adquiriu, além de sua transformação pessoal, de inimigo a filho de Deus.

A equipe montada por Deus para pregar o evangelho em Corinto eram Paulo, Áquila e sua esposa Priscila, Silas, Timóteo e Sóstenes. Provavelmente Paulo ditava e Sóstenes escrevia. Nesse caso, com certeza o escritor acaba mudando uma palavra ou outra, para melhor compreensão e acrescente ou subtraia outra.

Corinto era a primeira cidade grande que Paulo pregou. Sendo um istmo: estreita faixa de terra que liga duas áreas de terra maiores, no caso Corinto ligava o Golfo de Corinto, ou Mar de Corinto e o Golfo Sarônico, ou Mar Sarônico. Navios pequenos eram carregados com cilindros até o outro lado, navios maiores tinham a sua carga descarregada de um navio, passava por Corinto e era carregada em outro navio, que aguardava do outro lado. Hoje existe um canal cavado entre um mar e outro, que transporta navios de médio porte de um lado a outro.

Seus portos faziam muita gente circular em Corinto, fazendo dela uma cidade perigosa. Além disso havia o templo de Afrodite, onde existiam a prostitutas cultuais. Elas serviam ao Templo de manhã e à tarde iam para as ruas da cidade. Também Corinto era a cidade de Apolo, sendo então um grande centro homossexual, onde os homens deveriam servir no Templo de Apolo até certa hora e mais tarde iam para as ruas com as prostitutas cultuais. Então Corinto tinha um grande problema com o sexo, violência, ganância e idolatria.

Paulo foi com temor e tremor para Corinto. Cansado de tanta oposição, das chicotadas, da perseguição, Paulo chega a Corinto desanimado e provavelmente querendo aposentar seu ministério itinerante. Mas apesar de um lugar tão perigoso, foi um lugar de aparente paz para Paulo, onde permaneceu 18 meses.

Verso 2

Paulo escrevia para a igreja de Deus em Corinto. Há indícios de que Paulo escreveu três cartas aos Coríntios, mas por muitos motivos só chegaram a nós duas. Paulo mesmo fala que a carta perdida era muito dura e se fosse possível ele nem a teria escrito. Não sabemos o que Paulo escreveu, mas Deus não permitiu que chegasse a nós.

O resumo de igreja que Paulo descreve nos mostra duas qualidades do cristão. A primeira delas é santidade. Poderíamos pensar muitas coisas a respeito do que caracteriza um crente, mas Paulo disse que é santidade. Fomos chamados para sermos santos. A segunda característica é invocação, ou adoração, que engloba: louvor, oração, se reunir em culto a Deus, ser igreja. Invocação ou adoração e santidade são as características básicas do que é ser igreja.

É óbvio que toda a Trindade é responsável pela nossa salvação, mas é pela obra da Cruz que Cristo a conseguiu para nós, por isso, nós invocamos o seu Nome, mas sem esquecer Deus e nem o Espírito Santo. É tudo uma coisa só. Adorar a Cristo é adorar a Deus e viver no Espírito.

“A igreja de Deus que está em Corinto.” Existe um outro fato a ser pensado. Alguns dizem que a igreja é do pastor fulano, ou da irmã fulana, mas a igreja é e sempre foi de Deus. A igreja não é do homem. Quem manda na igreja não é o homem. Corinto era uma igreja com divisões, se Paulo dissesse que a igreja era de Paulo, ou: a minha igreja, ou a nossa igreja, isso tiraria a autoridade da igreja que era e sempre foi de Deus. A igreja não é do homem, não foi pensada pelo homem, não é elaboração humana, apesar do trabalhar do homem e da mulher na igreja. Quem manda na igreja de Deus é Deus. Deveríamos tomar muito cuidado com isso. Alguns dirigem a igreja como se Deus não tivesse jurisdição nela. A Bíblia diz que vamos dar conta de tudo e os líderes vão dar conta da igreja que é de Deus, da mesma maneira que os pais vão dar conta dos filhos cristãos que são de Deus.

Verso 3

Paulo deseja aos Coríntios graça e paz. Uma descrição apressada de graça vai dizer que graça é favor imerecido. Deus nos salvou em Cristo e nós não merecíamos, essa é a descrição ruim, diminutiva de graça, que nos dão. Porém graça não é só esse resumo ai. Graça é tudo aquilo que Deus faz por nós, para nossa salvação. Graça é sinônimo de salvação. Onde houver a palavra graça na Bíblia troque por salvação e você vai entender melhor. Graça é o chamado para o evangelho, é a resposta de oração, o emprego novo, a prova, a luta, a dor que nos leva para mais perto de Cristo. Graça é a tentação, os caminhos pelos desertos da vida, a perca momentânea de algumas coisas, os dons, o aprendizado, o chamado ministerial, a pessoa que Deus nos da para casar, o vizinho chato, a dor de dente. Graça é tudo o que nos acontece depois que entramos no evangelho. Ao ser cristão poderíamos ser poupados de tudo, literalmente tudo. Mas ser poupado não ensina. Chegamos ao evangelho com os frutos da carne e esses precisam serem mortos, anulados, para que vivam os frutos do Espírito. Nós que vivemos uma vida na velha natureza, precisamos aprender a ser nova natureza e só falar que precisamos não pecar, não resolve, é necessário que as situações adversas, fruto do pecado aconteçam para aprendermos a ser fortes e ficarmos firmes em Deus. Como vamos confiar cegamente em Deus, se não formos colocados em situações que precisamos confiar, pois não existe outra solução? Então, desde o momento que entramos na igreja e Deus começa a trabalhar em nós, tudo é graça. Até a perseguição maligna é graça, para podermos aprender a lutar com as armas da graça, que são oração, a leitura e estudo da palavra, ir ao culto, santificação etc.

Cristo é a nossa paz. “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” Efésios 2:14-16

Os versículos são muito claros. Devido ao pecado nós éramos inimigos de Deus, pois o pecado é rebelião contra Deus. Pecado é querer tirar Deus do trono e assumir o seu lugar. Pecado é dizer que do jeito de Deus não funciona, mas do nosso sim. O pecado é maligno e contra o Reino de Deus.

Éramos, portanto, inimigos de Deus, desconectados do Espírito de Deus. O Espírito de Deus no Jardim do Éden era um com o Espírito humano, mas o pecado fez separação entre nós e Deus. O pecado nos fez perder a conecção. O Espírito afastou-se, devido ao nosso pecado. Mas Cristo morrendo no nosso lugar conseguiu nos reunir a Deus, ao Espírito, através dele Cristo. Ele trouxe a paz, entre nós e Deus. Andávamos, antes dessa paz, em rebelião e debaixo da ira de Deus. Cristo trouxe paz entre nós e Deus. Deus hoje não está mais pronto a nos condenar ao Inferno, mas trabalhando para a nossa salvação.

Mesmo sendo um processo muito duro e difícil. Se somos viciados em alguma coisa, nem que seja na maneira antiga de viver, o trabalhar de Deus, é como o tratamento de um drogado, super-dificil. A nossa droga é o pecado, a maneira rebelde de viver. Um drogado você trata, fala, conversa, da banho, arruma as roupas, corta o cabelo, a barba, perfuma e ele volta ao pecado, ai a gente pega ele todo sujo e arruma, da banho, corta o cabelo e o cara volta ao vicio. Nós estamos voltando ao vicio do pecado todo dia, toda hora e o dia todo, todos os dias o Espírito Santo está trabalhando em nós para nos salvar, para nos limpar, para tirar a droga pecado de nós.

Porém nós somos abençoados em Cristo Jesus. “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.” João 16:7 As pessoas enxergam uma submissão do Espírito a Jesus, nesse versículo, mas não sabem explicar como. Não enxergue esse versículo como submissão, mas como necessidade. Se Jesus não subisse ao Céu, o Espírito não tinha motivo para vir a Terra. Jesus conquistou toda espécie de conquista nele, pra ele, no seu ministério. Jesus restaurou todas as áreas da vida humana, mas essa restauração estava nele, com ele, e para ele. Jesus restaurou todas as áreas humanas, amor, sexo, relacionamento, financeiro, trabalho, tudo, mas para ele, nele. Jesus precisava, tinha a necessidade de subir ao Céu e se apresentar como Cordeiro a Deus, e entregar seu sacrifício para que as bençãos dele, enquanto homem, na Terra, chegassem a nós. Se Jesus não fosse ao Céu, entregar a Deus as bênçãos que estavam nele, elas não poderiam chegar a todos, através do Espírito Santo. A igreja é abençoada através do Espírito Santo, por causa de Jesus. Nós somos abençoados em Jesus, ou, nas suas conquistas.

Amém

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 09/01/2023
Reeditado em 09/01/2023
Código do texto: T7690408
Classificação de conteúdo: seguro