As características do líder cristão.

CURSO: Vida Discipular

DEPARTAMENTO DE: Gestão Ministerial

PROF. Edvaldo Martins Tiengo

DISCIPLINA: - Características necessárias para a liderança cristã.

ANO: 2020

Índice

Introdução ---------------------------------------------------------------------- 3

Capitulo I ------------------------------------- --------------------------------- 3

I. Liderança ------------------------------------------------------------- 3

II. Liderança cristã ----------------------------------------------------- 4

Capítulo II ----------------------------------------------------------------------- 5

I. A fundação da igreja de Éfeso ------------------------------------- 5

II. A necessidade de uma liderança ----------------------------------- 5

III. A igreja hoje ----------------------------------------------------------- 6

IV. Principais Heresias da igreja em Éfeso e Creta ---------------- 7

Capítulo III ------------------------------------------------------------------------ 8

I. Características necessárias para a liderança cristã ------------ 8

II. Qualificações para um líder cristão ------------------------------- 9

1. Examinar as escrituras --------------------------------------- 9

2. Ser leitor assíduo da bíblia e apto para ensinar ---------- 9

3. Ser exemplo dos fiéis ------------------------------------------- 10

4. Não ser ganancioso --------------------------------------------- 10

5. Ser voluntário --------------------------------------------------- 11

6. Lutar pela verdade --------------------------------------------- 11

Conclusão --------------------------------------------------------------------------- 12

Bibliografia ------------------------------------------------------------------------- 13

Bibliografia de apoio ------------------------------------------------------------- 13

Indicações de leitura ------------------------------------------------------------- 13

Introdução.

Ao me preparar para este simplório estudo logo pensei a respeito de nossa capacidade diante do que Deus colocou em nossas mãos. Percebi que sem a presença do Espírito Santo não possuímos conhecimento e nem condições de realizar esta obra.

Diante da atual siatuação do mundo, se faz necessário que cada um de nós se torne referência espiritual e moral para aqueles que estão sob nossa liderança e, para isso, é muito importante se dedicar a obra de Deus e à leitura da palavra, pois, nos dará uma ampla visão de como devemos nos portar e liderar. O nosso testemunho pessoal fará a diferença em cada local que passarmos, cada pessoa irá logo observar nossa postura, e com isso é preciso um caráter ilibado para que possamos influenciar cada um que está sob nossa liderança.

Como líderes precisamos ter algumas atitudes que irão fazer de nós formadores, líderes aju-dadores e orientadores dos nossos seguidores. Tomei como base para este estudo os livros de Timóteo e Tito, que se dedicaram ao assumir as igrejas em Éfeso e Creta.

Ao observar a dedicação desses dois líderes conseguiremos encorajar e tranquilizar aqueles que precisam de Jesus, e esses se tornarão nossos alunos e assim seremos seus mentores. Algumas características se tornam necessárias para realizar com zelo e decência aquilo que nos foi confi-ado. Além de tratar a obra com seriedade é preciso combater as heresias que estão influen-ciando muitos nos dias de hoje.

Capítulo I

I .Liderança.

Quando falamos em liderança sempre nos vem a mente alguém que está a frente para mandar, indicar o caminho e deixar as pessoas seguirem seus passos, um líder que sobe em um pedestal e de lá comanda sua equipe sem ao menos se preocupar se eles precesam de ajuda. Mas um líder é um pessoa que deve caminhar junto com o seu liderado, indicando o caminho, mas também caminahndo lado a lado. Qualquer um pode ser colocado como líder, mas nem todos tem condições de ser um. Ser líder não é ser autoritário, doutrinador e somente dizer o que fazer. O verdadeiro líder é amigo, ajudador, mentor, tem percepção e consegue enxergar os seus liderados quando esses tem problemas. Seja um líder diferente e dê a atenção que o seu liderado precisa, faça para ele o melhor que uma liderança pode fazer.

II. Liderança cristã.

Os jovens, Timóteo e Tito, foram colocados a frente da igreja (1 Timóteo 1.3 e Tito 1.5), e mostraram para o apóstolo Paulo que as obras de Cristo poderiam continuar. Tudo mudou na comunidade cristã daquelas cidades quando o apóstolo Paulo enviou Timóteo para Éfeso e Tito para Creta, pois precisava de um líder naquelas cidades, não qualquer líder, mas um que aceitasse o desafio de ser exemplo dos fiéis, conhecedor da palavra e que lutasse contra as heresias que estavam sendo disseminadas.

Quando trago Timóteo como exemplo de um líder, o faço com base nas orientações de Paulo “1TIMÓTEO 3.1Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 5(porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 6não neófi-to, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 7Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo. 8Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a mui-to vinho, não cobiçosos de torpe ganância, 9guardando o mistério da fé em uma pura cons-ciência. 10E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensí-veis. 11Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tu-do. 12Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governem bem seus filhos e suas pró-prias casas. 13Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posi-ção e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. 14Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa, 15mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. 16E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espíri-to, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória.”. Timóteo se tornou mentor dos efésios ao aceitar a responsabilidade de cuidar daquela igreja, ele se tornou o que precisamos nos tornar e mostrar que podemos dar continuidade ao legado do Senhor. Cada um tem este potencial em sua vida para liderar, basta para isso aceitar este desafio e ser um servo fiel que segue a palavra da verdade, uma palavra fiel e que ilumina tan-tos os nossos pensamentos, como os nossos passos.

Seja porta voz de Deus aqui nesta terra, seja o líder que o seu próximo e a igreja precisa, colo-que em prática o ministério que o Senhor tem te dado. Seja a diferença na vida das pessoas, mostre que o seu chamado está ardendo em seu coração, tome a frente e realize a obra do Sen-hor.

Um líder cristão precisa ouvir a Deus para que o seu ministério dê frutos. O líder bem suce-dido é aquele que se submete a Jesus e não olha para trás.

É preciso tratar a obra com a mesma seriedade que os jovens Timóteo e Tito, colocar as neces-sidades do reino acima do nosso eu. Esse compromisso se deve ao fato de que a igreja está

com escassez de líderes voltados para propagar o genuíno evangelho, de homens que se en-treguem e que sejam exemplos para os fiéis.

Estamos vivendo dias difíceis na igreja cristã contemprânea, onde muitos líderes tem perdido a essência da palavra, onde não estão tendo percepção de um olhar cuidadoso com as ovelhas,

cada vez mais vemos uma distância das verdades bíblicas em nosso meio, e para isso é necessário que o líder cristão seja forjado na palavra da verdade.

Com o crescimento da igreja se faz necessário colocar a frente homens que estarão em pron-tidão e que estejam atentos ao chamdo de Deus.

Capítulo II

I. A Fundação da Igreja de Éfeso. (Atos 18.19; 19;20)

Ao fundar a igreja em Éfeso o aspóstolo Paulo teve dificuldades de pregar o evangelho, ali enfrentou comerciantes que alegavam estar falindo por causa dos seus ensinos “Naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho. Porque um certo ouri-ves da prata, por nome Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Diana, dava não pouco lu-cro aos artífices, os quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Varões, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade; e bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos. Não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio tem-plo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram a ser destruída. Ouvindo isto, encheram-se de ira e clamaram, di-zendo: Grande é a Diana dos efésios! Atos 19:23-28” e enfrentava feras, “Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.1 Coríntios 15:32” A cidade era um local de adoração da deusa Diana, onde muitos praticavam atos escandalosos, outros lucravam muito por causa da deusa. Antes de partir o apóstolo orientou os presbíteros de Éfeso para que to-massem cuidadado, pois sabia que falsos mestres iriam começar a atuar no meio da comuni-dade cristã “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos consti-tuiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coi-sas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós.Atos 20:28-31”.

Após sua partida os ensinamentos falsos adentraram à igreja de Cristo em Éfeso, o mesmo problema que Tito enfrentou em Creta e, devido as estes acontecimentos o apóstolo Paulo

enviou Timóteo para enfrentar esses falsos profetas e cuidar (pastorear) da igreja, ensinar, en-corajar os cristãos a manter a fé em Cristo.

II. A necessidade de uma liderança

O apóstolo Paulo viu a necessidade de enviar os jovens Timóteo para a igreja em Éfeso e Tito para Creta. Ambos foram enviados com orientações através da palavra e boa conduta enfrentar os falsos profetas e assim não permitir o avanço destas doutrinas falsas e nem permitir que a igreja fosse invadida por homens inescrupulosos que se intitularam mestres da palavra de De-us.

III. A igreja hoje.

A igreja do mundo contemporâneo tem perdido a essência do cristianismo primitivo, aquele fundado por Cristo e, o qual os apóstolos deram prosseguimento. Durante os primeiros séculos do cristianismo os “pais da igreja”* se esforçaram para estabelecer as bases da doutrina

crsitã, se dedicaram para manter a doutriana de Cristo e dos apóstolos. A partir dái surgiram homens que se destacaram para manter o padrão de Jesus Cristo nas igrejas que foram se for-mando ao longo dos séculos. Estes homens enfrentaram falsos mestres e lutaram para que es-sas doutrinas não se proliferassem pela mundo e permanecessem nele, foram valentes ao en-frentarem seus oponentes.

Hoje a igreja tem perdido com a introdução de novas visões de cristianismo, a investida de técnicas de pregação, teologia da prosperidade, positividade e auto-ajuda, a propagação de líderes com a teologia coaching, onde estes tem tirado da bíblia, seu espaço, relevância e au-toridade. Com estas novas estratégias de liderança muitos lideres cristãos estão aderindo a prática e introduzindo em suas igrejas e fazendo com que os cristãos caiam nesta armadilha que parece inofensiva, mas que pode lhes tirar a salvação. O grande problema tem sido no fato de uma aplicação de auto-ajuda bíblica com frases de impacto, técnicas de repetição, tirando do membro o interesse da leitura da bíblia, da oração, do jejum e da sua confiaça em Deus, já que com estas novas práticas dizem que sozinhos podem enfrentar e viver experiências sem a interferência de do Salvador..

Com essas novas técnicas basta o líder escolhido ter uma boa oratória, ter uma boa postura, boa vestimenta e saber cativar o público que logo cresce no ministério (claro que essas carac-terísticas são necessárias), mas para o cristão é preciso uma intimidade com Deus para exercer um nisnitério com excelência.

Devido a todas essas práticas modernas dentro das igrejas o que nos preocupa é a postura desses líderes, já que eles não tem nenhuma responsabilidade em manter o povo nos caminhos do Senhor e nem mesmo de ensiná-los a seguir a bíblia, pois, o que importa é o que eles pen-sam como sendo a verdade. O mundo está a mercê de problemas reais todos os dias, e não serão frases de impactos que irão resolver. A igreja precisa aplicar a sã doutrina e os líderes cristãos devem ter um comprometimento com a palavra de Deus. Devemos lutar contra essas

feras que estão implantando dentro das igrejas esses falso ensinos, assimo como o apóstlo Pau-lo fez em Éfeso (1 Coríntios 15.32).

A igreja foi levantada para cuidar daqueles que necessitam e precisam de uma mão estendida, e aqui entra o nosso papel de líder. Quando odedecemos ao Senhor estamos nos colocando a disposição para cuidar de todos os tipos de pessoas e problemas. Para isso ser feito são necessários algumas batalhas, onde enfrentaremos falsos ensinos em nosso meio, e para isso vamos nos preparar a cada dia no conhecimento da palavra de Deus.

O apóstolo Paulo enfrentou diversas situaçõs para manter a sã doutrina intacta, enfrentou opositores do judaímos e os gnósticos, onde tentavam implantar dentro do cristianismo um ensino

em desacordo com os ensinos de Cristo. Timóteo e Tito enfrentaram as mesmas situações e com isso precisaram estar afiados com a verdade, não podiam deixar com os falsos mestres influenciassem a igreja, já que tentavam de qualquer jeito implantar heresias na comunidade cristã.

IV. Principais Heresias da igreja em Éfeso e Creta.

De acordo com o pastor Elinaldo Renovato, as principais heresias enfrentadas por Paulo eram os judaizantes e gnósticos. (DE LIMA, Elinaldo Renovato - As ordenanças de Cristo nas car-tas pastorais. RJ. CPAD. pág. 15-16)

“Dentre as heresias que Paulo e outros apóstolos tinham em mente, duas se destacavam por sua história e influência cultural e filosófica.

1) 0 judaísmo

O judaísmo se manifestava de forma insidiosa, visando destruir os ensinos de Cristo, por meio da observância dos rituais estabelecidos na Lei de Moisés. Cristo disse que não viera destruir a lei nem ab-rogá-la, “mas cumpri-la” (Mt 5.17). Os judeus não entenderam o sentido e o significado do Novo Testamento ou Nova Aliança, trazida por Cristo com seus ensinos. Cristo viera cumprir a Lei de outra forma, não a partir de atos e liturgias exteriorizadas, mas a partir da transformação interior do homem. Paulo exortava aos crentes, de forma bem eloqüente, quanto à mudança que deveria haver em suas vidas (Rm 12.1,2). Os judeus insistiam em que se cumprissem os preceitos essenciais e os rituais exigi-dos pela Antiga Aliança, como a guarda de dias, meses e anos (G1. 4.9-11). Era enorme a luta de Paulo para manter seus filhos na fé, nos retos caminhos do Senhor, seguindo a sã doutrina, que recebera de Deus pelo Espírito Santo. Para os judaizantes, quem não guardasse o sábado, de modo literal, e não se circun-cidasse, era digno de expulsão ou até de morte (ver At 15.5-32).

2) Gnosticismo

“Trata-se de uma filosofia herética, que se propõe a explicar todas as coisas por meio da gnosis (gr. ‘conhecimento’).” “Os gnósticos consideravam-se cristãos, dotados de conhecimento superior aos demais convertidos”.3 Eram um tipo de cristãos que praticavam “culto aos anjos”, a quem chamavam de “tronos”, “dominações”, “principados” e “potestades”. Além desse ensino estranho ao cristianismo, negavam a supremacia de Cristo, negando sua encarnação, pois consideravam o corpo humano mau; este, sendo matéria, contaminaria a Cris-to, visto que a matéria é má e somente o espírito é bom. E o chamado dualismo.

O gnosticismo era esoterista ou ocultista. Apregoava que seus ensinos eram “superiores” e só podiam ser alcançados por “iniciados”. Em Colossos, havia o culto à deusa Cibele, “a grande mãe da fertilidade”. Em Efeso, onde se situ-ava a igreja destinatária das cartas a Timóteo, havia a deusa Diana (At 19.33-35), um ídolo que os efésios entendiam ter caído do céu, enviada por Júpiter, o principal deus do panteão romano. E esses ensinos heréticos estavam-se infil-trando nas igrejas cristãs, carentes de líderes e de ensinos doutrinários sólidos e bem embasados na Palavra de Deus. Quando Paulo passou por Efeso, ao lado de Timóteo, a caminho da Macedônia, descobriu que as heresias gnósticas já haviam feito grande estrago entre os irmãos. Os líderes da rebelião contra o que Paulo ensinava eram Himeneu e Alexandre (1 Tm 1.19,20). Paulo os exco-mungou, e, tendo de prosseguir viagem, deixou Timóteo em Éfeso para instruir os irmãos contra a terrível investida do Diabo contra a fé cristã.

Um tal de “Alexandre, o latoeiro” (2 Tm 4.14), também muito perturbou a Paulo e aos crentes de Éfeso. Era um causador de dissensões, e Paulo mandou que Timóteo se afastasse dele. Ciente de que Timóteo, ainda sem experiência sólida, deveria estar enfrentando dificuldades para conter a onda dos falsos en-sinos na igreja em Éfeso, ele escreveu as duas cartas, dirigi

das ao jovem obreiro, mas visando à ministração dos ensinos e exortações pas-torais para a igreja local. O mesmo fez com Tito, em relação à igreja que havia na ilha de Creta. Infelizmente, os causadores de dissensões aparecem ainda ho-je, perturbando a harmonia que deve caracterizar as igrejas cristãs.

Como devemos nos portar diante desses novos acontecimentos dentro da comunidade cristã hoje? Já que muitas heresias novas surgiram desde a época desses líderes, vemos que a verdade está sob ataque e, nós como líderes não podemos deixar com que estes falsos mestres

propaguem uma inverdade nas igrejas, pessoas totalmente despreparadas para estar á frente do ministério, homens sem um alto grau de conhecimento biblico, mas deturpam o que realmente a bíblia e não tem uma boa exegese. Sobre este assunto (JR. John Macarthur. A guerra pela verdade. SP. Editora Fiel.2008. pág. 208-) diz. “Megaigrejas têm sido levantadas por homens com grandes habilidades empresariais e fraca perícia exegética. À medida que essas igrejas

se reproduziram , o movimento evangélico foi inundado de ministros grosseiramente despreparados para o ministério e sem discernimento no que diz respeito à doutrina.” Estão tentando inovar trazendo novos conceitos doutrinários resgantando pensamentos e costumes judaícos para dentro do cristianismo, com isso estão arrebatando membros de várias denomi-nações que estão acreditando nesses falsos pastores. O pastor Elinaldo Renovato diz.“Hoje, pregadores televisivos e “apóstolos” de megaigrejas, ou pastores neopentecostais, conseguem iludir grande parte de crentes incautos, desavisados, ignorantes da Palavra, detentores de uma fé superficial e sem fundamento na Palavra de Deus. Não podemos ser igual a esses líderes, precisamos ser igual ao apóstolo Paulo que disse: “26. Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos; 27. porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus” Atos 20.26-27, vamos nos preparar, buscar conhecimento, pregar o evangelho, ensi-nar o caminho e manter as verdades cristãs em alta, para que essa nova onda de doutrinas não tire os fiéis da presença do Senhor e nem da casa do Pai.

Capítulo III

I. Características necessárias para a liderança cristã

A liderança cristã precisa ter algumas características diferenciadas dos lideres espalhados pelo mundo, já que o seu papel não é só liderar. A grande responsabilidade do líder cristão é fazer com que os seus liderados permaneçam no ‘Caminho de Cristo” e fazê-los chegar ao céu. Mas também não é só fazê-los chegar ao céu, é preciso ensinar a verdade, isntruí-los para que se mantenham puros e longe das práticas desse mundo perverso. Isso irá diferenciá-lo das demais lideranças, o compromisso do lider cristão vai além do que ele possa imaginar.

O mundo contemporâneo tem enfrentado diversos tipos de novos pensamentos e, muitos desses vem de líderes que se especializaram em trabalhar a mente das pessoas usando técnicas de todos os tipos, estão introduzindo esses pensamentos até dentro das igrejas, pensamentos que acabam por deturpar a palavra de Deus e também a vida de piedade dos cristãos. Diante

de todos esses acontecimentos existem líderes que atuam com o pé no chão, mas outros estão aderindo as estas práticas e levando seus liderados juntamente com eles para longe da intim-idade com Deus.

Uma liderança cristã não pode ser formada por métodos que distorcem a sã doutrina, já que essa nova liderança que tem aparecido está tirando a autoridade da bíblia e estão ensinando que cada cristão é um “mini deus”, prática que já está em andamento no Brasil com esses no-vos pregadores coaching, onde levam seus ouvintes, digo ouvintes por não terem compromisso de ensiná-los e, ou ser seus mentores, simplesmente falam o que acham ser a verdade e pronto.

A igreja para dar certo precisa de uma base forte e, essa precisa ser formada por líderes forja-dos, formados e capacitados na palavra de Deus. Há uma necessidade de formar líders prepar-ados: para cuidar, formar e mostrar o caminho da verdade mesmo em meio aos ensinos falsos

que estão se espalhando igual praga, parece que não há solução para impedir esse avanço, mas a solução está nqueles que realmente estão engajados na palavra do Senhor e no seu com-promisso como genuíno cristão e, que não deixa se levar por falácias deste presente século.

Por isso um líder cristão precisa ter algumas características que são de extrema importância para a sua atuação frente à igreja ou grupos menores. Atualmente estas caraciterísticas estão em falta na comunidade cristã devido ao grande crescimento de líderes que não se importam em praticá-las, mas quem quer ser um servo fiel deve aplicar em sua vida tais qualificações para ser bem sucedido ministerialmente.

II. Qualificações para um líder cristão.

1. Examinar as Escrituras.

No livro de Atos os bereanos examinavam as escrituras para ver se o que era dito condizia com a verdade. “E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Bereia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tes-salônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos 17:10,11”. Essa prática deve ser algo comum em nossos dias, já que é muito comum em nosso meio pregadores falarem o que não constam na bíblia sagrada. Por sermos líderes precisamos examinar com cautela tudo o que ouvimos e lemos para não deixar a igreja cair nas garras dos falsos ensinadores. Ao ter por praxe examinar as escrituras conseguiremos impedir ao menos em nossa congregação o avanço das falsas doutrinas, por isso essa característica de um bom exegeta da bíblia faz com o líder proteja o seu rebanho.

2. Ser leitor assíduo da Bíblia e Apto para ensinar.

Não é de hoje que vemos a bíblia perder espaço para as literaturas, comentários expositivos e devocionais baseados em testemunho pessoal, e isso tem tirado a autoridade das escrituras sagradas, já que muitos a tem deixado de lado para se apegar aos livros.

Um líder não pode em hipótese alguma deixar a bíblia de lado, o seu compromisso como al-guém que está a frente para ensinar é de ser um leitor assíduo, pesquisador e ensinador. O livro da lei não pode faltar em nossa leitura diária. Assim como o Senhor disse para Josué (Josué 1.8). “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que ten-has cui

dado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”. Para cuidar de uma comunidade cristã é necessário se aplicar ao que nela está escrito e com isso ter condições de ensinar o que se aprendeu. O apóstolo Pau-lo assim orientou a Timóteo “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá”. 1 Timóteo 4:13, fazendo desta maneira estará apto para formar novos discícpulos e esses novos formarão out-ros para dar continuidade ao legado do Senhor e proteger a comunidade cristã dos falsos

ensinos. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se en-vergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.2 Timóteo 2:15,. Seguindo por esta linha de ensinamento não haverá problemas na sua liderança, terás assim boa base para proteger, ensinar, orientar e aplicar o que aprendeu.

3. Ser exemplo dos fiéis

Um líder quando assume uma equipe, seja ela empresarial ou igreja a primeira coisa a ser ob-servada será o seu comportamento e caráter. Todos estarão com os olhos voltados para as suas atitudes diárias só esperando um deslize, sendo ele cristão a cobrança será muito maior, pois se tem a idéia de um ser imune ao pecado e às falhas. A liderança cristã não pode dar espaço para o erro e nem deixar alguém encontrar algo para que lhe venha chamar a atenção.

A liderança cristã precisa ser exemplo para os seus liderados: no falar, agir, pensar, familiar (sendo casado ou solteiro), no seu profissional, escolar, e compromisso com Deus, nenhuma falha será admitida de sua parte. Ser exemplo não é apenas ser frequentador de culto, mas é aquele que é integro, se desvia do mal, é aquele que cuida do seu irmão, o que protege, que estende as mãos e ajuda sempre que necessário. Ir e fazer antes de determinar que alguém faça é um dos maiores exemplos de liderança, conforme o ato de Jesus. “4Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.5Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido; “14Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros”. João 13:4-5;14. Este exemplo foi um dos maiores exemplos de humildade, caráter e prática de um grande líder que o mestre nos deixou, fazendo assim seremos bem sucedidos na liderança.

4. Não Ser ganacioso.

Em primeiro lugar um líder deve se preocupar com o bem estar daqueles que estão sob sua tutela, jamais deve olhar para si e querer enriquecer as custas daqueles que lidera. A ganância não deve fazer parte do seu pensamento, se pensar assim poderá entrar por um caminho que destruírá tanto a ti mesmo, como os seus liderados. A igreja precisa de alguém que tenha um coração voltado para o cuidado e amor, precisa de alguém que esteja apto para ajudar os seus a encontrar o caminho da verdade, mas tembém da economia, do compromisso com o dízimo e oferta, e jamais fazer desta prática um lugar para angariar lucros exorbitantes.

5. Ser Voluntário.

A seara está grande, mas os trabalhadores são poucos... “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os

ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara”. Mateus 9:35-38. Estamos vivendo em um momento onde tem crescido o número de crsitãos, mas nem todos estão sendo preparados para a volta de Jesus, estão sendo ensinados a viver de acordo com estas novas teologias que tem surgido a cada dia, por isso nosso trabalho como lider pre-cisa ser algo de grande valor, precisa ser algo que venha ser de coração aberto e voluntário, já que estão cobrando para abençoar as pessoas, o voluntariado é feito com amor, com dedicação e sem bar

ganhar com o fiel. Um líder voluntário faz o discipulado com amor e compaixão, adota as ovelhas e não as deixa desgarrada.

Em Atos 6 relata o crescimento dos discipulos, a igreja crescia e alguns eram deixados de lado, assim como tem acontecido hoje, muitos são deixados de lado por não pertencer a determina-da comunidade, mas o nosso papel é fazer que todos sejam alcançados e, por isso os apóstolos disse para separar sete homens para os auxiliarem, e esse trabalho era voluntário, sem salários, sem presentes e sem agrados, todos os que foram escolhidos aceitaram o desafio de cuidar e servir às mesas, as viúvas, os orfãos e todos àqueles que precisavam.

O trabalho voluntário é um desafio para nós, e o primeiro passo é servir igual a Jesus: amar ao próximo, ajudar, alimentar, orientar, ensinar, exortar... o apóstolo Paulo diz “Cada um con-tribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”.2 Coríntios 9:7, isso é ajudar, dar a semente, fazer com alegria aquilo que lhe foi proposto, é estar de prontidão para ajudar, esse é o líder ao qual a igreja precisa. O voluntário se doa de coração sabendo que o seu galardão virá do Senhor, ele não faz por inter-esse, não se motiva por valores, mas por gratidão em saber que a semente está sendo semeada através do seu trabalho à frente dos liderados, e como líder cristão o nosso trabalho não será vão.

6. Lutar pela verdade

Proclamar a verdade do evangelho causa divisão, desconforto e dor, já que a verdade nos con-fronta, e isso hoje tem sido um desafio, assim como foi para o apóstolo Paulo em Éfeso quan-do diz,“Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.”1 Coríntios 15:32, ele defendia a ressureição frente àqueles que negavam, essa era a luta constante de Paulo pela verdade salvadora do evangelho, e nós não podemos ficar parados e deixar de lutar, proclamar as verdades de Cristo diante destes falsos ensinamentos que estão ocorrendo em nosso tempo. O caminho para o céu não é fácil, ele é estreito, e você como líder deve incentivar, motrar e lutar por esta verdade para não deixar aqueles que estão sob sua tutela venham se perder nas mãos desses falsos mestres. Você que é líder foi chamado para instruir, cuidar, servir os seus e não permitir que as doutrinas falsas sejam ensinadas ao povo. Devemos seguir as orientações de Paulo a Timóteo, “Co

mo te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinem outra doutrina, nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis,

que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço ago-ra”.1 Timóteo 1:3,4., fazendo desta maneira serás bem sucedido nas lutas contra estas doutri-nas que estão longe da bíblia, e que só atrai o povo para a perdição.

Judas nos mostra que alguns se introduziram para deturparem a palavra de Deus, e nós devemos batalhar pela verdade. “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo”.Judas 1:3,4, Assim nos diz JR, John Marcathur*.“Na realidade, talves a igreja hoje seja bem mais suscetível aos falsos mes-tres, aos pervertedores de doutrinas e ao terrorismo espiritual do que em qualquer outra geração na história da igreja. A ignorância bíblica dentro da igreja talvez seja muito mais pro-funda e mais generalizada do que em qualquer outra época desde a Reforma Protestante...”. Vemos hoje que existem muitos pregadores que se intitulam Phd”s em divindade, mas na real-idade estão tirando da Divindade e das escrituras toda a sua verdade e autoridade, chegam a dizer que a bíblia não é a palavra de Deus e, até seguem uma doutrina onde diz que o homem é um mini deus, sendo assim não podemos deixar que isso continue, prisamos Lutar Por esta Verdade que é a palavra de Deus, a salvação está em jogo e cabe a nós, lideres escolhidos e separados por Deus cambater estes falsos ensinos dentro da igreja.

Conclusão

Ao analisar as características de um líder cristão baseado nos livros de Timóteo e Tito vemos que temos muito a aprender, pois, estes dois se dispuseram a enfrentar situações adversas para manter a comunidade cristã em perfeita harmonia com a sã doutrina, enfrentaram falsos ensi-nos que eram propagados por falsos mestres, se dedicaram para manter uma boa conduta, pro-curando ser um exemplo de cristão e líderes espirituais daquelas cidades. Na igreja deste sécu-lo XXI precisamos ter as mesmas características, as quais separei algumas, precisamos ser lide-res compromissados com a sã doutrina e, devemos a cada dia ensinar a verdade para os cris-tãos que estão sob nossa responsabilidade, não podemos deixar que falsos mestres adentrem em nossa comunidade para tirar os fiéis dos caminhos do Senhor. O nosso papel diante da igreja é aplicar aquilo que Jesus ensinou e, trazer de volta os ensinamentos aplicados na igreja primitiva, trazer de volta a comunhão, o cuidado com a comunidade cristã e ser bons exemplos de conduta e práticas cristãs. Devemos exercer com excelência o nosso chamado e, ao aplicar cada um desses conselhos aqui explanados teremos condições de realizar um bom trabalho. O líder cristão precisa dominar a linguagem bíblica para não ser devorado por falsos mestres que se aplicam aos estudos para combater o verdadeiro cristianismo.

Diante do que estudamos e, daquilo que iremos estudar temos um desafio que é: Ter ousadia, convicção do nosso chamado, coragem para exercer e determinação diante da liderança e ter fé para enxergar além daquilo que que podemos ver. Um bom conselho é que você líder escute a Deus para ter um ministério bem sucedido e, para isso precisa ser obediente, respeitador, in-fluenciador e irrepreensível, jamais falte com a verdade e não se afaste do livro da lei do Se-nhor. Esteja pronto a cada dia para estar a frente de sua equipe ou igreja, sempre apto à en

sinar e batalhar pela verdade, só assim a igreja prevalecerá diante das investidades do inimigo. Não é tempo mais de ser apenas frequentadores de culto, se apenas ter o título de: Pastor, Evanfelista, Diácono e Mestre, é preciso SER; ser líder compromissado, dedicado, amoroso, orientador, amigo, honesto e, responsável por aquilo que está em suas mãos para fazer. Deus colocou uma responsabilidade em suas mãos e é preciso fazê-la com amor e dedicação, não fuja e não seja relapso com a obra de Deus.

BIBLIOGRAFIA

BÍBLIA. Bíblia de Estudo Pentecostal: Rio de Janeiro.CPAD 1995.

BÍBLIA. Bíblia de Estudo Genebra: São Paulo. Cultura Cristã 1993.

MACARTHUR, John. A guerra pala verdade: Lutando por certeza numa época de Engano. São Paulo. Editora Fiel.

LIMA, Elinaldo Renovato de. As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais. São Paulo. CPAD 201

Bibliografia de apoio:

KELLY, J.N.D. Patrística – Origem e desenvolvimento das doutrinas centrais da fé cristã. São Paulo. Vida Nova. 1994.

Comentário Bíblico Beacon. Volumes: 7, 8 e 9. CPAD.

O Novo Comentário Bíblico N.T. Central Gospel.

Comentário Bíblico Atos. ATOS.

Indicações de leituras:

MACARTHUR, John. A guerra pala verdade: Lutando por certeza numa época de Engano. São Paulo. Editora Fiel.

LIMA, Elinaldo Renovato de. As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais. São Paulo. CPAD 2015.

KELLY, J.N.D. Patrística – Origem e desenvolvimento das doutrinas centrais da fé cristã. São Paulo. Vida Nova. 1994.

CESARÉIA, Eusébio de. História Eclesiástica. São Paulo. Fonte editorial. 2005.

* JR, John Macarthur. A guerra pela verdade.

Edvaldo Tiengo
Enviado por Edvaldo Tiengo em 18/01/2023
Código do texto: T7698258
Classificação de conteúdo: seguro