Pedro, o mentor dos discípulos

Pedro, o mentor dos discípulos

Introdução

Ao me preparar para este simplório estudo logo pensei a respeito de nossa capacidade diante do que Deus nos colocou. Percebi que sem a presença do Espírito Santo não possuímos conhecimento e nem condições de realizar esta obra.

Diante da atual situação do mundo presente, se faz necessário que cada um de nós se torne referência espiritual e moral para aqueles que estão ao nosso redor, é muito importante se dedicar à obra de Deus e à leitura de sua Palavra, pois isso nos dará uma ampla visão de como devemos nos portar e realizar o Ide. O nosso testemunho pessoal fará a diferença em cada local que passarmos, cada pessoa que parar para nos ouvir irá logo observar nossa postura, por isso o nosso caráter deve ser ilibado e assim poderemos influenciar cada ouvindo ao respeito de Cristo.

Como evangelizadores precisamos ter algumas atitudes que irão nos fazer discipuladores, líderes em potencial, ajudadores e cuidadores dos nossos irmãos, e tomei como base para a nossa caminhada, a vida do apostolo Pedro, que se dedicou a assumir a liderança do grupo e leva-los a falar do amor genuíno de Cristo. Pedro pregou a verdade para a salvação de almas e não para feri-las, e devemos nós fazer a mesma coisa, pregar o evangelho transformador, amoroso, mas justo, e mostrar que estamos dispostos a estender as mãos a cada um que necessitar.

Ao observar a dedicação do apostolo Pedro conseguiremos encorajar e tranquilizar aqueles que precisam de Jesus, esses se tornarão nossos alunos e nós seremos seus mentores. Algumas atitudes se tornam necessárias para conseguirmos realizar com zelo e decência aquilo que nos foi confiado.

Pedro, o mentor dos discípulos. (Atos 1.15), e você?

O apostolo Pedro tomava a frente e chamava a responsabilidade para si, mostrando para os discípulos que as obras de Cristo deveriam continuar.

Tudo mudou quando Jesus Cristo subiu ao céu. Os discípulos ficaram sem a sua principal liderança, e com isso precisavam de alguém que ocupasse esse déficit... Foi quando Pedro se levantou e se pôs a frente e sugeriu a substituição de Judas, o traidor. Um líder tem em seu coração a chama acesa para realizar, cuidar e assumir o compromisso de cuidar dos que necessitam.

Quando trago Pedro como exemplo de um líder nato, o faço em comparação a um evangelista que foi chamado para praticar o Ide. Mc. 16.15

 O cristão foi levantado para esta missão de; cuidar, amar, levantar o caído e levar o amor ao próximo... Cada um de vocês tem um pouco das características de Pedro.

Pedro se tornou o mentor dos discípulos ao chamar a responsabilidade da substituição do apóstolo Judas, ele se tornou o que precisamos nos tornar e mostrar que podemos dar continuidade ao legado do Senhor. Cada um tem este potencial em sua vida, temos plenas condições de sair de dentro das quatro paredes e ser o guardador do nosso próximo e mostrar o “Amor de Jesus”. O apostolo Pedro aguardou em Jerusalém para ser revestido do alto. Precisamos nos revestir do poder do Espírito Santo para poder sair e realizar. Em todo o tempo Pedro estava acompanhado com João, sendo assim precisamos ter alguém ao nosso lado.

O evangelista é um potencial líder. Cada um tem condições de se tornar um mentor de alguém dentro da igreja, ou daquele que será evangelizado nas ruas, o seu papel se torna parecido com o de Pedro quando assumiu a responsabilidade de porta voz dos discípulos. Seja o porta voz de Deus aqui nesta terra, seja o líder (mentor) que o seu próximo precisa, coloque em prática em sua vida o que o Senhor tem te dado.

Seja a diferença na vida das pessoas, mostre que o seu chamado está ardendo em seu coração, tome a frente e vá realizar o que Deus tem colocado em suas mãos. Para que este trabalho tenha um bom resultado é necessário tomar algumas medidas e evitar o desgaste e desistência por não saber como agir na hora da evangelização.

O evangelista precisa estar apto à:

 Falar a razão da sua fé. (1º Pedro 3.15).

Quando sair para falar do amor de Cristo devemos sempre enfatizar aquilo que Deus fez em nós, mostrar as mudanças, curas, libertação e transformação. A razão da nossa fé deve ser o primeiro passo para ganhar uma vida para Jesus. A promessa da volta de Jesus é a esperança que devemos mostrar para o mundo.

A razão da nossa fé em Cristo – ele nos resgata do pecado, nos livrou de vícios, nos curou, e nos ensinou a amar o próximo e a orar por nossos inimigos. Se não estivermos dispostos a proclamar esta verdade perderemos a razão de nossa existência e fé.

 Manejar bem a palavra. (2º Timóteo 2.15)

O apostolo Paulo instruiu a Timóteo para que manejasse bem a palavra da verdade, isso para não ser devorado pelos doutores da lei, e assim devemos nós nos portar, conhecer a Bíblia, estudá-la e extrair ao máximo. Em todo o tempo Timóteo é encorajado a cuidar, estudar, exortar e também fugir de vãs discussões. O diácono Estevão fez a sua defesa falando um resumo do VT, este dois exemplos nos levam a buscar tal conhecimento, pois falar do amor de Cristo não é difícil, mas requer conhecimento, já que encontraremos pessoas conhecedoras da palavra e ousará a nos desafiar.

 Dedique-se ao ministério da palavra e da oração. (Atos 6.4)

 Ser guardador do seu irmão. (Atos 8)

Um evangelista quando é chamado para realizar o Ide do Senhor ele precisa entender que a partir daquele momento se torna o guardador do seu irmão. Em Atos 8 vemos o evangelista Filipe pregando o evangelho e os espíritos imundos iam saindo, as enfermidades eram curadas, os coxos andavam e todos eram abençoados. Quando digo que somos guardadores dos nossos irmãos é neste sentido; muitos estão destruindo-se por causa das drogas e bebidas, se prostituindo, estão possuídos e presos em todo tipo de pecado, mas ainda são os nossos próximos que precisam ouvir o evangelho.

Todos os evangelistas precisam entender este chamado e cuidar desses que estão caídos, precisamos abraçá-los e trazer para o Reino dos Céus. Quando Deus questionou Caim sobre onde estava o teu irmão Abel, ele respondeu: “Acaso sou eu guardador do meu irmão?” (Gênesis 4.9) Caim tinha responsabilidades para com seu irmão, mas preferiu matá-lo, assim muitos de nós cristãos temos feito, ao invés de cuidar do nosso próximo estamos preferindo matá-los. O mundo precisa de ajuda, e nós somos esses que iremos sair e ajudar. Somos a “Luz do mundo e Sal da terra”.

 Ser Ético e Moral.

Ética: parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais de conduta humana. Conjunto de princípios morais que devem ser respeitados no exercício de uma profissão.

Moral: Relativo à moralidade, aos bons costumes. Que procede conforme à honestidade e justiça que tem bons costumes. Favorável aos bons costumes. Que se refere ao procedimento.

Dicionário Michaelis.

O homem com a atual tecnologia tem levado satélites ao espaço, gastado bilhões com pesquisas em Marte e ainda tem pretensões de explorar o mais distante da galáxia, mas não conseguiu descobrir o caminho para erradicar a fome, a pobreza e a falta de amor.

Diante desta situação a igreja de Cristo precisa se colocar na brecha e tomar a frente desta batalha.

A moral e a ética nos leva a justiça e ao bom costume, assim como a bíblia nos leva a esses princípios, sem os quais não podemos viver.

Onde entra a ética e a moral no evangelismo?

As viúvas helenistas não estavam sendo atendidas na distribuição diária (Atos 61.) diante desta situação os apóstolos foram procurados e orientaram que escolhessem sete homens do meio deles que tivessem boa reputação, que fossem cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para que auxiliassem na distribuição.

A igreja foi levantada para cuidar daqueles que necessitam e precisam de uma mão estendida, e aqui entra o nosso papel evangelizador. Quando obedecemos ao Ide do Senhor estamos nos colocando à disposição para cuidar de todos os tipos de pessoas e problemas. Para isso ser feito será necessário alguns princípios éticos e morais em relação ao atendimento deste trabalho.

Ao levar o evangelho devemos também levar o alimento e a vestimenta, isso é fazer justiça. Assim fazendo teremos a oportunidade de mostrar que eles podem ter a dignidade de volta, isto é moral, bons costumes.

Atender às necessidades desses irmãos mostrará a eles que temos por principio: a paz, o amor (caridade), bons relacionamentos e que estamos dispostos à ajudá-los a recuperar os valores perdidos. O evangelista através do evangelho pode restabelecer esta dignidade na vida do cidadão.

 Atitudes Éticas ao realizar o evangelismo.

• Tomar cuidado com a vestimenta;

• Evitar tapar o nariz ao falar com um morador de rua;

• Evitar perguntas desagradáveis;

• Sempre homem com homem e mulher com mulher, ou casal.

Edvaldo Tiengo
Enviado por Edvaldo Tiengo em 18/01/2023
Código do texto: T7698265
Classificação de conteúdo: seguro