SAUDAÇÃO de 1 CORINTIOS 1.1-4

INTRODUÇÃO

“Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto,

aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: a vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” 1 Coríntios 1:1-3

A maioria dos novos pregadores tem a dificuldade de compreender como pregar. Como fazer com que o texto lido seja facilmente assimilado pelos que vão ouvi-lo? Isso é um desafio. Uma maneira de se fazer isso é separar claramente os assuntos e ensiná-los segundo o texto nos da compreensão. Leia cada versículo e descubra as divisões e o quais são os temas principais a serem explicados.

Observe que dividi (abaixo) o texto em duas partes: “Saudação” e “Qualidades e exigências da igreja que está em Corinto”. No primeiro versículo fala que Paulo e Sóstenes escreveram 1 Coríntios. Temos muito a falar sobre Paulo, mas o texto dá uma única qualidade de Paulo e é sobre isso que devemos falar: ele foi chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus. Sobre Sóstenes não sabemos praticamente nada, mas imaginamos o que é que ele está fazendo ali, sendo co-autor de 1 Coríntios e ai temos alguma qualidade dele a explicar.

Na segunda parte fala três coisas sobre a santidade: 1- a santidade, 2- chamados para santidade, 3- todos são chamados à santidade. Podemos deduzir que esse pode ser o tema básico ao se explicar esse texto: santidade. Observe que o texto fala três coisas especificas sobre santidade. O pregador pode falar sobre a doutrina da santidade, se assim o desejar, ou pode explicar apenas cada um desses três itens sobre santidade.

Depois é-nos mostrado graça e paz, uma saudação apostólica doutrinária, onde graça tem um significado e paz tem outro significado, onde as palavras complementam a doutrina a ser ensinada. Ou seja, temos três doutrinas, que são santidade, graça e a paz de Cristo.

E ai está o nosso esboço, que podemos ensinar falando um pouco sobre Paulo, sobre Sóstenes, sobre a doutrina da santidade, sem esquecer e clarear o ouvinte para o que o texto revela e por fim falamos sobre o que é graça e o que significa a paz na Bíblia.

ESBOÇO

Primeira Parte - SAUDAÇÃO

Paulo - chamado para ser apóstolo, ou missionário fundador de igrejas, professor, doutrinador, pastor de pastores.

Sóstenes – com certeza um líder reconhecido em Corinto. – Não sabemos o quanto 1 Coríntios tem de Paulo e de Sóstenes. – Talvez ele fosse um amanuense, um secretário, onde Paulo ditava e ele escrevia.

Segunda Parte - QUALIDADES E EXIGÊNCIAS DA IGREJA QUE ESTÁ EM CORINTO

1. Santificados em Cristo – Posicionalmente, ou declarados justos legalmente.

2. Chamados para serem santos – Prática diária.

3. Todos os que invocam a Cristo são chamados à santidade.

4. Graça – Tudo o que Deus faz em nosso favor, para nos salvar, é graça, até a provação, o que consideramos como perca, é graça. A palavra graça é sinônimo de salvação. Graça é salvação e salvação é graça. Na doutrina da salvação compreendemos como Deus realiza a salvação em nós. Na doutrina da graça compreendemos que tudo o que Deus faz é visando a nossa salvação. Então tudo em Deus é graça. Tudo o que Deus faz é visando a nossa salvação. Bençãos, provações e julgamentos, visando a nossa salvação são graça. Em Deus tudo é graça.

5. Paz – Em Cristo temos paz com Deus. Antes a ira de Deus estava sobre nós, mas a ira foi aplacada pelo sacrifício de Cristo.

Amém.

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 06/02/2023
Reeditado em 16/02/2023
Código do texto: T7712827
Classificação de conteúdo: seguro