RICOS EM DEUS - 1 Cor 1.5-8

5- Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento,

6- porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês,

7- de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.

1 Coríntios 1:5-7

ESBOÇO - Enriquecidos

1- Nele

2- Enriquecidos de três formas:

a- palavra

b- conhecimento

c- dom espiritual

3- Testemunho confirmado entre vocês

Enriquecidos, com dois itens: a palavra e o conhecimento, que redunda em: o testemunho confirmado entre vocês.

4- Aguardando que Jesus seja revelado

Não falta nenhum dom, que redunda em: até que Jesus seja revelado entre vocês.

ESBOÇO EXPLICADO

1 - Nele

Algumas igrejas parece que não compreenderam que nós estamos Nele, em Jesus. A igreja não pertence ao pastor, ou à junta que fundou a igreja. A igreja só se justifica porque fomos chamados para fazer igreja. É necessário que tenhamos isso em mente sempre, pois senão nós acabamos sendo parciais em muita coisa e acabamos fazendo diferente da orientação bíblica.

Por exemplo, o texto nos fala que fomos enriquecidos na palavra, no conhecimento que é revelação e nos dons. A igreja tem palavra, revelação e dons e esses itens são do corpo da igreja, ou seja, estão distribuídos em toda a igreja. Mas nós temos observado que algumas igrejas não dão a oportunidade para os irmãos poderem exercer os seus dons, ou capacitações dadas por Deus: da palavra, da revelação e os dons propriamente ditos.

A igreja está Nele, Jesus Cristo e é Dele. Mas parece que em alguns lugares quem manda não é Deus. Tanto é que quanto mais um líder manda na igreja de forma ditatorial, mais o Espírito Santo se afasta dela e vai deixando a igreja. Algumas igrejas em toda uma estrutura, mas falta o Espírito, falta vida espiritual. O principal que é o espiritual, na igreja, foi substituído pelo racional, de forma que a igreja acaba sendo organizada, com todos os ministérios funcionando, mas sem vida, sem o Espírito. Algumas igrejas totalmente organizadas, para nossa surpresa, estão mortas.

A igreja Dele, funciona Nele e não fora Dele. Quando a igreja está viva, os dons fluem, a igreja ganha almas, as pessoas chegam, a igreja cresce e o Nome de Deus é glorificado. Igrejas que seguram os dons das pessoas, tem a tendência de afastar o Espírito Santo. E uma igreja sem a vida do Espírito está morta.

Um versículo desafiador para muitas igrejas é esse: Efésios 4.8 "(Cristo) ...deu dons aos homens." Algumas igrejas prefeririam que não tivesse sido assim, mas antes que Deus tivesse dado dons a alguns poucos escolhidos, como o pastor e alguns auxiliares, mas não, a Bíblia antes diz que Deus deu dons aos homens. Isso significa que todo cristão pode chegar a ter um dom ou mais de um e todos devem exercer na igreja os dons que tiverem. Se Deus deu o dom é para usar para o bem comum, do corpo de Cristo.

A igreja é de Deus, é de Jesus, é do Espírito Santo. Ela não é do pastor, mesmo que tenha sido o pastor quem a tenha aberto, comprado as cadeiras, alugado um salão e tudo o mais. A igreja é um organismo que pertence e é dirigida por Deus. Se os obreiros fizerem do jeito de Deus, como está registrado na bíblia, Deus vai acrescentando dia a dia os que vão ser salvos, mas se os obreiros, o pastor, quiser fazer de outro jeito, do jeito dele, pastor e não do jeito de Deus, então Deus não tem responsabilidade de fazer a obra crescer, o contrário é mais fácil de acontecer: a igreja decair.

A igreja é de Deus e deveríamos aprender a confiar que Ele, o Dono da igreja sabe como fazer a igreja fluir, crescer, funcionar. Não permitir que os irmãos exerçam o dom é obstruir a obra de Deus. Por que gostamos mais de uns e menos de outros, isso não deveria ser motivo algum para não deixar os irmãos exercerem seus dons. Não dar oportunidades, com medo que os irmãos "estraguem" a harmonia dos cultos, é viver à margem daquilo que Deus quer que a igreja seja.

A igreja tem que funcionar nos dons. A palavra não é exclusiva de um grupo, ou de uma pessoa. "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." 2 Pedro 1:20,21 Ninguém tem toda a revelação da palavra. Aquilo que me falta está no outro, mesmo que eu não goste do jeitão dele pregar. E aquilo que falta ao outro pode estar comigo, indiferente da nossa amizade, ou não. A igreja reformada não tem toda a revelação da palavra, o que lhe falta pode estar na igreja pentecostal. Assim como a pentecostal não tem toda a revelação, faltando o que está na igreja reformada. Deus não fez uma igreja dividida, quem a dividiu foram os homens. Não vemos a Bíblia dividindo a igreja em reformada ou em pentecostal, quem fez isso foram os homens. Deus fez uma igreja. Deus fez um corpo e o chamou de igreja. Um só corpo, um só batismo, um só Espírito.

2- Enriquecidos

A riqueza é algo que o ser-humano sempre buscou. Quem não quer ter posses, ou ter condições? Todos queremos. Riqueza significa que você tem recursos. Paulo fala que em Jesus nós fomos enriquecidos em tudo. Se a Bíblia fala, então devemos acreditar. Nós nos apropriamos das bençãos da Bíblia pela fé, acreditando em quem falou. E quem falou não pode mentir. Todo mundo sabe que riqueza é grande quantidade de dinheiro, posses, bens materiais, fortuna.

Mas Paulo nos fala três tipos cristãos de riqueza. Ele fala que fomos enriquecdiso em tudo, em toda palavra, todo conhecimento e em todos os dons. Ele coloca os três itens no mesmo patamar. Palavra, conhecimento, ou revelação e dons. É interessante notar que tanto a palavra (palavra de sabedoria, estudo biblico, escola dominical, pregação), quanto a revelação (palavra de conhecimento) já são partes integrantes dos dons, mas Paulo retira tanto o dom da palavra, quanto o dom da revelação, dos outros dons (lembrando que são dons de poder e dons de ministério). Paulo coloca no mesmo nível, no mesmo patarmar o dom da palavra, a revelação e os outros dons.

PALAVRA - Quando nós falamos do dom da palavra, precisamos pensar nela de duas maneiras, uma delas é que a palavra deve ser estudada, ensinada, aprendida, a outra maneira é que devemos contar com uma palavra espiritual, revelada, sobrenatural. Conseguimos isso orando, pedindo a revelação da palavra, pedindo respostas para as nossas perguntas teológicas. Precisamos contar com o Espírito Santo ao elaborar os nossos sermões.

REVELAÇÃO - Efésios 1.17 diz que o Espírito de Deus é Espírito de Revelação. “Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.” Efésios 1:17. Revelação é Deus nos fazer conhecer, aquilo que nós não sabemos. Pode ser uma direção, uma orientação, ou uma profecia de algo desconhecido para nós. Lembrando que a profecia é atemporal, e pode falar do passado, do presente e do futuro. Revelação é algo que faz parte do domínio da profecia. Deus pode nos falar pela pregação, pelo estudo devocional, usando alguém no culto ou na rua, na oração, durante o jejum, por sonhos e visões. O meio mais rápido, segundo entendo é pela oração. Nós oramos até Deus começar a se manifestar. Os outros modos entram naquela palavra: “Enchei-vos do Espírito.” Efésios 5.18. Em geral as pessoas ao orar, entregam a oração antes de Deus começar a falar. Alguns oram cinco minutos, sendo que Deus ia começar a falar com ele, sobre aquele assunto aos dezoito minutos, ou oram vinte e nove minutos e Deus ia começara falar com trinta minutos. Na maioria do tempo as pessoas oram sem resposta e acham que está bom. Toda oração deve ter resposta, era assim no Antigo Testamento e é assim no Novo. Mas antes de Deus começar a se manifestar, as pessoas param de orar.

A revelação, que era algo que o crente primitivo contava e não sabia viver sem, é algo desconhecido pela igreja contemporânea. A igreja atual tem se tornado muito racional e quanto mais racional, menos conta com o espiritual de Deus. Alguns tentando racionalizar o evangelho retiraram a parte mística dele, por abusos que a igreja viu durante a história. Mas como mistificar demais pode ser um erro, racionalizar também. Querendo ou não, a igreja é mística, tem um lado fantástico, um lado espiritual. Tudo o que fazemos, para dar certo tem que ser com base no Reino de Deus, não há outro modo.

DONS - A Bíblia mostra dois tipos de dons: Dons de poder e dons de ministério. Se é dom, então entra alguma coisa de sobrenatural no dom, mas como quem usa o dom são pessoas, então o dom deve ter algo de natural também.

Se o pregador estuda a palavra, alguns acham que isso não é dom, pois dom deve ser sempre milagroso, espiritual, místico, pensam eles. Dom é capacitação do Espírito. Em geral, Deus vai escolher alguém que já canta, pra cantar. O pregador deve ser homem, ou mulher, de palavra, de estudo, de leitura de livros, alguém que gosta de escrever, estudante, estudioso, ou algo do tipo.

Diz-me quantas vezes você já leu a Bíblia inteira e eu digo se você ama mesmo a palavra ou é só conversa. O cara tem trinta anos de igreja e nunca leu a Bíblia, então ele não gosta da Bíblia. O cara não lê, não estuda, não sabe nada e quer pregar? Ele não gosta da Bíblia, ele gosta dos holofotes. Eu não considero um cara desses um pregador. Em geral, se o camarada não estuda a Bíblia, não a conhece, o que ele vai falar é dele mesmo, e não da pra considerar isso palavra de Deus.

A igreja tem todos os dons. Nenhum individuo pode dizer que tem todos os dons. A comunidade, o conjunto, a igreja tem todos os dons, mas ninguém exerce todos os dons. Os dons são repartidos como o Espírito melhor deseja, para o bem da comunidade. Precisamos do ministério do louvor, assim como precisamos do ministério de cura e todos precisam do ministério da palavra. Mas não há como não precisar do ministério do pastor, ou da diaconia. Uns precisam dos outros. Assim como a palavra precisa da revelação, e o dom de línguas precisa, necessita, da interpretação. Quem tem o dom de cura precisa do dom da profecia, assim como precisamos do dom da palavra de sabedoria, que é a palavra estudada da Escola Dominical, por exemplo.

Na igreja há a manifestação dos dons distribuídos por Cristo, mas se o pastor, ou os irmãos, ficarem barrando o dom do outro, ai a igreja toda vai ficando defasada, vai ficar faltando aquele dom.

O TESTEMUNHO CONFIRMADO ENTRE VOCÊS

Isso se refere quê é necessário que o evangelho aconteça em nossas vidas. Não vivemos só de palavras, de letra, o evangelho tem que funcionar. O testemunho entre você, tem a ver com a ministração d palavra que encontra o nosso coração e acontece alguma coisa, ou com a profecia que funciona. O evangelho precisa ser real. Deus fala, através da palavra de púlpito, mas o que foi liberado, ministrado, precisa encontrar o nosso coração e acontecer. A palavra gera alguma coisa e o Espírito Santo faz acontecer.

David Prior, diz no seu comentário de 1 Coríntios, que aqui ocorrem duas coisas. Primeiro é o privilégio e a responsabilidade do pregador de explicar e desvendar o evangelho aos ouvintes, e segundo, uma simples pregação não é suficiente, ela precisa ser confirmada, assegurada, escrita, no coração dos ouvintes, e isso exige a obra do Espírito Santo de Deus, que traz convicção, iluminação e fé.

O testemunho, a convicção do Espírito, é confirmada entre vocês, primeiro pela palavra e pela revelação vinda pela mesma palavra. Aqui temos uma palavra viva que serve como profecia.

E o testemunho é confirmado, não faltando nenhum dom, que confirma isso, até que Jesus Cristo seja revelado entre vocês. Aqui estamos falando do dia do Senhor, o dia da vinda de Cristo. Esse dia, não é um dia especifico, como compreendemos, mas o período da Tribulação, onde a Ira do Cordeiro vai ser derramada nos pecadores e não nos cristãos praticantes. Então o dia da revelação de Cristo são sete anos, o período de tempo que compreendemos ser o da Tribulação. Temos todos os dons, que confirma que a igreja é está fazendo a obra de Deus e se assim é, então ela vai ser abençoada e vitoriosa no dia do Senhor. Muitos cristãos olham para a Tribulação como se ela fosse para os cristãos, não é. Quem será julgado é o povo do mundo e não os crentes. Nós estaremos, os que estiverem naquele dia, fazendo a obra e ganhando multidões para Cristo. A igreja da Tribulação é uma igreja cheia de dons, poder e graça, que vai ganhar multidões incontáveis para Cristo, cumprindo a palavra que Diz que a igreja faria obras maiores do que as que viram nos tempos de Cristo.

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 08/02/2023
Reeditado em 16/02/2023
Código do texto: T7714717
Classificação de conteúdo: seguro