MANTIDOS FIRMES ATÉ O FIM - 1 cor 1.7-9

7 - De modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.

8 - Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

9 - Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Coríntios 1:7-9

ESBOÇO

1. DONS

2. REVELAÇÃO

3. CONSERVADOS FIRMES ATÉ O FIM

4. SEREIS IRREPRENSÍVEIS

5. DIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

6. A FIDELIDADE DE DEUS

7. CHAMADOS À COMUNHÃO

NÃO NOS FALTA NENHUMA CAPACITAÇÃO

7 - "De modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado."

Parece-nos que essa fala nos indica que o ápice de ser cristão, nessa fase de existência é a revelação de Jesus Cristo, e que para chegar até essa revelação, nenhum dom, nenhuma capacitação, lhes falta - não lhes falta nada, para que vocês cheguem até a revelação de Jesus Cristo. Basta saber então o que compete, o que é, essa revelação de Jesus Cristo. O quê Paulo está falando afinal?

A Revelação de Jesus Cristo é a Segunda Vinda de Cristo. A Primeira Vinda de Cristo, foi a vinda histórica na época dos evangelhos. A Segunda Vinda está determinada para o final dos tempos. Compreendemos que o Dia de Cristo, ou o Dia da Sua Vinda, não é propriamente um dia especifico, mas o período da Tribulação. O Dia de Cristo então é o período dos sete anos da Tribulação. A Revelação propriamente dita, de Cristo, será o momento da vinda de Cristo. Paulo está falando sobre esse momento específico. O dia específico da Segunda Vinda de Cristo no final de Apocalipse, no final da Tribulação. Esqueça a heresia que diz que Cristo vai voltar invisível, no inicio da Tribulação, com tudo o que advém, como a retirada do Espírito Santo da Terra, pois isso não tem base bíblica alguma. Leia a Bíblia e deixe a Bíblia interpretar a Bíblia, não importa quem ou o quê ensinaram errado. Nossa regra de fé é a Bíblia e o que está escrito nela. Sendo assim, só visualizamos uma Segunda Vinda de Cristo e não duas, que ocorrerá no final da Tribulação.

E sobre ir para o Céu, não é isso também que a Bíblia diz, mas antes leiamos apocalipse 21.1-2: "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido." A cidade santa descia do céu, pra onde? Para a Terra.

Eu explicava para a minha filha, que a vida cristã, podemos a comparar, de um jeito muito simples, a uma fila de Enem, por exemplo. Enem é o teste anual, onde os calouros tentam uma vaga na faculdade, a partir de uma prova, o Enem. Comparando de forma muito simples, a nossa vida nesse período de existência é como nós numa fila, esperando para entrar no Reino de Deus. Vivemos hoje os primeiros brilhos do Reino de Deus, mesmo havendo dons de poder e dons de ministério, a igreja instituída, o Canon da palavra de Deus finalizado, compreendemos que a aventura mesmo, só vai começar quando a Bíblia acabar, no amém final, onde os escolhidos, testados, provados ao máximo, e vencedores, vão usufruir. O fim da Bíblia é o inicio do que Deus sempre quis fazer com a humanidade. Por enquanto estamos na prova, no teste, na fila. Um dia entraremos no Reino de Deus e como será lá não temos ideia. " Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam." 1 Coríntios 2.9

A revelação de Jesus é a Segunda Vinda de Cristo, que vai elevar a igreja a um outro patamar, Como será não sabemos, mas compreendemos que o aqui e agora é só a prova, o teste, para entrar no Reino, para entrar na Revelação daquele dia.

De modo que não lhes falta nada, nenhuma capacitação (dom), enquanto vocês aguardam a revelação de Jesus Cristo.

FIRMES ATÉ O FINAL

8 - Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

O que compreendemos como fim, na verdade é o inicio da aventura cristã. Mas temos a promessa de que Deus é quem nos sustenta e nos mantém, aqui, nessa terra, nesse período de tempo, suprindo tudo aquilo que precisamos para a nossa existência hoje, Mas Deus também mantém a igreja que está no Seol, que é um lugar cristão, espiritual, incompreensível para o nosso presente entendimento, onde os que morreram em Cristo estão, esperando a Segunda Vinda de Cristo, onde os que dormem (esses do Seol) se encontrarão primeiro com Jesus nos ares e depois os que estiverem vivos no dia da Segunda Vinda de Cristo, se encontrarão com esses e juntos todos descem à Terra, onde Cristo tem algumas coisas a fazer. A igreja vai estar então na Terra esperando quase que imediatamente a vinda do novo céu e nova terra, onde Deus estará entre os homens (Apocalipse 21).

Firmes hoje, firmes na morte os que morreram em Cristo e firmes para adentrarem o Reino de Deus. É só crer, pois Deus proverá tudo o que seja necessário para todo o nosso período de existência nessa erra ou fora dela. É Deus quem levanta o caído, é Deus quem sustenta o fraco, é Deus quem vai nos levar à vitória da salvação.

A FIDELIDADE DE DEUS

9- "Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor."

Paulo é muito positivo em relação aos recursos da igreja em Corinto, mas Paulo também confia totalmente no Senhor quanto ao seu futuro. Sejam quais forem os altos e baixos que a igreja venha a enfrentar, Paulo tem certeza da fidelidade de Deus. Ele os chamou para a comunhão do seu Filho e Ele, Jesus, os confirmará, os tornará firmes, até o final. A igreja é a comunidade de Jesus, o grupo de pessoas que pertencem a Jesus e o chamam de Senhor, ou que Deus nos chama para nos associarmos com o seu Filho, Jesus. Se por iniciativa fomos chamados para nos associarmos com o seu Filho, então Deus não nos abandonará, nem retrocederá, em suas promessas. Deus não é homem, Ele não pode negar-se a si mesmo, ele manterá a sua palavra em relação a nós. A igreja está sob a sua responsabilidade, Deus está comprometido com o aperfeiçoamento dos santos.

O fim desse período da história não é o fim da vida de cada individuo, que Ele guarda com cuidado especial, mas o dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Esse período escatológico vai nos mostrar Jesus como realmente Ele é. É o dia comemorado antecipadamente em cada Ceia, quando os mortos serão ressuscitados, para uma vida incorruptível, em um corpo que Paulo chama de corpo espiritual (15.44).

Ao falar sobre esse assunto me vem a mente uma disparidade escatológica: os anjos no céu comemoram a Tribulação. Precisamos compreender isso. Os anjos e o céu comemora o fim dos inimigos, do pecado, o julgamento dos ímpios, dos demônios e de Satanás. Eles não estão jamais comemorando a desgraça dos que estão na Terra. Outra coisa a se pensar é que a Tribulação não foi feita para os cristãos, mas para os ímpios. A igreja de Apocalipse é poderosa, cheia de dons e de testemunho, onde vai ganhar multidões que vão se converter nesse tempo.

Se fomos chamados para sermos unidos a Jesus, vamos permanecer nele, que é a única maneira de nos tornarmos gradualmente semelhantes a Ele. E quando nos tornarmos semelhantes a Ele, por meio da graça de Deus que continuamente opera em nós, será impossível a existência de qualquer culpa, ou até mesmo motivo de culpa. Deus se comprometeu com esse propósito radical, quando nos chamou para termos comunhão com seu Filho.

A única maneira de perdermos essa comunhão somos nós mesmos. O pecado habita em nós, o que significa que temos um pé fincado nesse mundo e um pé fincado em malignidades. Em Cristo obteremos a vitória, mas debaixo de tentação diária. Satanás sabe que não nos pode atingir, de fora pra dentro, então tenta nos atingir de dentro pra fora. Ele ataca nossas emoções, nossa mente, nosso raciocínio, nossa temperança, nossa paz. Somos doutrinados de forma errada desde quando nascemos. A escola ensina ciência e diz que Deus não existe. A filosofia desmente a fé. A autoestima, o culto ao prazer e tantas outras coisas que somos bombardeados consistentemente, querem fazer a gente perder a fé em Deus e perder a salvação. Devemos vigiar sem parar. Nada, nem ninguém, que diga alguma coisa contrária à palavra, podemos acreditar. A nossa regra de fé é a palavra, não é o presidente, não é o político, não é o pastor, o pai, a mãe, o marido, a esposa, o irmão da igreja, o livro, a filosofia ou qualquer coisa. Se a Bíblia diz, eu acredito, se não está na Bíblia nem devemos mencionar. Como por exemplo o ensino errôneo do arrebatamento secreto, numa suposta Segunda Vinda de Cristo em duas partes, a primeira (e fantasiosa, herética, heresia mesmo) invisível, onde uma parte da igreja, os salvos, sobem e os desviados vão sofrer a Tribulação. Falam de forma que até parece que a Tribulação é para o crente desviado, o que acho que alguns gostariam que fosse mesmo. Criam ilusões estranhas, como a retirada do Espírito Santo dessa Terra, ou fazem um segundo povo salvo, com Israel. Se Israel não aceitar a Jesus, não vai para o céu.

Devemos vigiar o nosso coração, que é a sede da nossa alma. O coração, segundo a Bíblia é a mente humana. Romanos 12.2 nos ensina: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

Amém

Fiquem na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 16/02/2023
Reeditado em 16/02/2023
Código do texto: T7720874
Classificação de conteúdo: seguro