A História Batista: Um Resumo 

 

Os Batistas Ingleses

 

Os primeiros batistas na Inglaterra, tanto os generais quanto os particulares, sofreram severa perseguição por parte da Igreja da Inglaterra e do governo da Inglaterra. Por muitos anos, a lei exigia que todo cidadão de 16 anos ou mais frequentasse a Igreja da Inglaterra e praticasse o culto de acordo com a liturgia dessa Igreja. Os cultos batistas eram ilegais. Aqueles que pregaram sem a aprovação oficial do governo foram considerados criminosos. Os batistas continuaram a se reunir para adorar e pregar. Eles lutaram por completa liberdade religiosa para todos e estavam dispostos a sofrer perseguições por causa de suas convicções.

 

Como resultado, muitos batistas foram presos na Inglaterra. Um deles foi John Bunyan (1628-1688), autor do livro clássico The Pilgrim's Progress (O Peregrino), escrito enquanto estava na prisão. Bunyan descreveu sua juventude como ímpios, mas seu primeiro casamento em Elsto em 1650 com uma mulher pobre, mas piedosa, resultou em sua conversão, batismo e compromisso com a pregação. Eles se mudaram para Bedford em 1655. Sua morte em 1658 o deixou com quatro filhos, um deles cego. Bunyan continuou a pregar e em 1660, mesmo ano em que se casou com Elizabeth, sua segunda esposa, foi preso por pregar. A lei exigia que os cultos fossem conduzidos de acordo com a Igreja da Inglaterra. Parar de pregar violaria sua consciência, então ele continuou a pregar em violação da lei. Como resultado, ele foi preso por doze anos. Os frequentes apelos de sua esposa, Elizabeth, foram negados pelas autoridades, apesar de ela ter ficado sem nada para cuidar de seus filhos. Bunyan nunca abandonou seu compromisso de obedecer a Deus e não aos homens. Foi libertado apenas depois que Carlos II (1630-1685) emitiu a Declaração de Indulgência Religiosa em 1672.

 

O grau de liberdade religiosa mudou de tempos em tempos. Finalmente, por volta de 1688, os batistas e outros dissidentes foram tolerados pelas leis da Inglaterra, a severa perseguição cessou e as igrejas batistas e seus membros se multiplicaram. No entanto, havia apenas tolerância, não total liberdade de religião. A Igreja da Inglaterra continuou em sua posição privilegiada e recebia apoio financeiro por meio do sistema tributário.

 

Em 1644, os batistas particulares emitiram uma confissão de fé (não um credo, mas um resumo de suas doutrinas) na qual defendiam o batismo do crente por imersão. Até então, o batismo dos crentes era efetuado por efusão ou aspersão. Nessa confissão de fé, cada ponto foi apoiado com referências a passagens bíblicas devido à crença Batista de que a Bíblia é a única autoridade para a fé e prática cristã. A palavra "batismo" é uma transliteração da palavra grega no Novo Testamento que significa imergir.

 

Esta confissão de fé provou ser influente, e batistas de todos os tipos começaram a praticar a imersão. Assim, eles passaram a ser conhecidos como Batistas. Durante os primeiros anos dos batistas na Inglaterra, as igrejas eram chamadas por uma variedade de nomes, como "As Igrejas de Cristo em Londres, Batizadas", "As Igrejas Batistas" e "Igrejas da Via Batizada". No século XIX, o termo "Igreja Batista", em referência às congregações locais, tornou-se comum e o batismo de crentes por imersão tornou-se a norma Batista mesmo em meio às dificuldades que isso acarretava.

 

No início, o termo "Batista" era uma forma de ridicularizar os batistas para aqueles que discordavam da prática do batismo de crentes por imersão. No entanto, como às vezes é o caso, esse termo depreciativo tornou-se um emblema de honra, usado descaradamente pelos batistas.

 

Os batistas na Inglaterra produziram líderes que ajudaram a moldar a história batista. Por exemplo, William Carey (1761-1834) é chamado de "O Pai das Missões Modernas" pelo papel que desempenhou no desenvolvimento do primeiro esforço missionário Batista. Em 1792 ele trabalhava como um jovem pastor de uma pequena igreja batista e sustentava sua família como sapateiro. Enquanto praticava a fabricação de sapatos, ele refletiu em oração sobre um mapa-múndi. Seu estudo da Bíblia e da população mundial o convenceu de que todas as pessoas no mundo precisavam ouvir o evangelho.

 

Ele pregou um sermão com esse propósito em uma reunião de associação batista e apelou aos seus companheiros batistas para lançar um esforço para compartilhar o evangelho em todo o mundo. Os historiadores referem-se a este sermão como o "sermão eterno" porque deu início a um movimento que permaneceu vivo apesar das grandes dificuldades. Foi pregado a partir do texto de Isaías 54:2 e tinha apenas dois pontos: Espere grandes coisas de Deus. Experimente grandes coisas de Deus.

 

Embora o apelo de Carey tenha sido rejeitado inicialmente, alguns pastores decidiram se juntar a ele em suas convicções e estabeleceram a primeira organização batista para missões, comumente chamada de Sociedade Missionária Batista. Os líderes da Sociedade pediram a Carey e John Thomas (1757-1801), um médico, para serem os primeiros missionários enviados pela Sociedade. Eles tiveram que ir para a Índia. A esposa de Carey, Dorothy (1756-1807), que estava grávida, inicialmente recusou-se a fazer a viagem. Mas depois de mais considerações e do nascimento do bebê, chamado Jabes, ela decidiu se juntar a Carey e Thomas, desde que sua irmã Catarina os acompanhasse. Conseguir a passagem foi difícil.

 

Sem navios britânicos disponíveis, um navio holandês finalmente concordou em levar o grupo que consistia em William e Dorothy Carey, seus 4 filhos pequenos, incluindo o bebê, a irmã de Dorothy e Thomas. Eles navegaram em junho de 1793 e chegaram a Calcutá em novembro. A jornada de cinco meses os levou ao longo da costa da Europa, África, América do Sul e Ásia.

 

Eles imediatamente tiveram problemas sérios. A inépcia de Thomas em lidar com as finanças do grupo deixou a família Carey privada, e os fundos da Missionary Society demoraram muitos meses para chegar. Carey teve que procurar um emprego secular. As autoridades britânicas e da Companhia das Índias Orientais o perseguiram. Muitos dos europeus consideraram seus esforços com desdém. Eles tiveram que viver em uma área infestada de cobras, tigres ferozes e malária. As adversidades de uma cultura e clima estranhos causaram a morte de seu filho de cinco anos, Pedro, o que afetou a saúde mental de Dorothy; ela morreu em 1807, sem ter recuperado sua saúde mental. Carey casou-se com Charlotte Rumohr (1761–1821) em 1808, que foi uma excelente ajudante no trabalho missionário;

 

Apesar das tragédias e obstáculos, Carey estabeleceu a obra Batista, que, durante mais de 40 anos de serviço missionário de Carey, tornou-se um ministério bem sucedido e multifacetado. A tradução da Biblia para muitos idiomas locais, pregou na lingua da gente da India, batizou os convertidos, ajudou na plantação de Igrejas, estabebeleceu uma universidade, lutou por reforma moral, e desenvolveu um programa de agricultura que beneficiou a Índia.

 

No início, poucos seguiram a liderança missionária de Carey, mas logo o fervor missionário aumentou até que uma multidão de batistas estava espalhando o evangelho por todo o mundo. Muitos deles também passaram por grandes adversidades, mas perseveraram. A visão de Carey baseada na Bíblia, sua disposição de fazer sacrifícios para trazê-la à vida e o estabelecimento de uma organização missionária foi um ponto decisivo na história batista.

 

Muitos outros batistas ingleses ajudaram a formar a denominação batista. John Clifford (1836-1923), eleito o primeiro presidente da Aliança Batista Mundial em sua primeira reunião em Londres em 1905, foi um pastor ativo nos esforços pela liberdade religiosa e justiça social. O título de "Príncipe dos Pregadores" foi dado a Charles H. Spurgeon (1834-1892), que era pastor em Londres de uma grande igreja e talvez o pregador mais conhecido de sua época. Os sermões de Spurgeon foram publicados e amplamente divulgados. Spurgeon começou uma escola para treinar pastores. Alexander Maclaren (1826-1910), que ficou famoso por sua pregação expositiva, serviu como presidente da União Batista Britânica duas vezes e presidiu a primeira reunião da Aliança Batista Mundial em 1905.

 

Fonte: A “História Batista: Um Resumo” foi tirada do livro Baptist Beliefs and Heritage que faz parte da série Baptist Identity de William M. Pinson, Jr. e Doris A. Tinker with Skyler Tinker.

 

Copyright ©️ www.baptistdistinctives.org