OS NEGROS

PALAVRAS DE VIDA – Nova fase – Irvine, C.A. – U.S.A.

Pastor Serafim Isidoro.

OS NEGROS

“Do Egito (África) chamei o meu Filho” – Mt.11.1 / Os.2.15.

“Filho do homem volta o teu rosto contra Faraó, rei do Egito (África) e profetiza contra ele e contra o Egito - Ez. 29.2 .

Os capítulos 29 a 32 do livro Ezequiel são condenações ao Egito – África.

O imenso continente africano é composto de mais de cinquenta países, divididos em tribos e raças. Conquistado pela Babilônia, depois pelos gregos em 630 aC. passou a pertencer aos Ptolomeus e em 96 aC aos Romanos. Os termos CIRENE e CIRENEU estão mencionados em Mt.27.32 / Mc. 15.21 / Lc.23.26 /at. 2.10 / At. 6.9 / At. 11.20 / At. 13.1.

Filmes e figuras representando a África pecam em apresentar certos personagens como brancos. Ao que se sabe os africanos, em sua maioria, são negros. Oriundos de raças SEMITICAS, parecem ser o início da civilização humana de onde surgiram as outras raças, o início da civilização – (Veja-se o Dicionário Backland.)

O mistério que envolve a África é que sempre foi de um povo sofrido, escravizado e sem expressão cultural. As artes até hoje são escaças e minimizadas. Solo rico em ouro, prata e diamantes, vivem degladiando-se entre suas próprias tribos.

A raça negra foi discriminada em quase todas as épocas e em quase todos os países do mundo. Tal fato é um mistério para nós.

Foi meu privilegio almoçar em Jerusalém e conversar com ZECHARIA YONA, líder dos judeus negros etíopes que estão vindo para Israel onde lhes são construídas moradias e toda subsistência. Quando lhe disse ser eu brasileiro, retrucou Brasil, PELÔ (Pelé). Foi muito edificante esse encontro. Me disse também haver conhecido o Rio de Janeiro em outra época.

Na Bíblia os negros são apresentados (mas não reconhecidos) em poucas citações. Surpreende-nos o fato de SIMÃO – nome hebraico – CIRINEU, da cidade CIRENE, ao norte da África, situada entre Cartago e Alexandria – nos faz entender que ele era NEGRO e vinha do campo de trabalho Lc.23.26. Mais um bom motivo para que os soldados romanos o obrigassem a ajudar a Jesus a carregar a pesada cruz.

Cleópatra, rainha do Egito – África – certamente era negra. O descaso à essa raça leva as representações, figuras e filmes a desconsiderar tal povo que por um mistério, para nós de Deus, o porquê de um povo tão sofrido e desprezado por tantos séculos.

Só Jesus.

O Pastor Serafim Isidoro, Honoris Teology, D.D. oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê.

No google: serafim Isidoro textos