MOVIMENTOS ESPIRITUAIS DOUTRINAIS 1

É inegável que o evangelho não é apenas letra, mas antes poder de Deus: “Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego.” Romanos 1.16

Devemos prestar um culto racional, com razão, com a mente, pensado, meditado, elaborado, planejado: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1,2

Porém nós temos momentos mostrados na Bíblia que fogem à racionalidade e até mesmo à nossa percepção, como por exemplo numa guerra que Israel travou no deserto: “Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam.” Êxodo 17:11

É muito fácil sairmos da racionalidade do evangelho e caminharmos em direção a um misticismo perigoso e não bíblico. No inicio do seu ministério, Paulo era bastante místico, porém com o tempo e a experiência, Paulo passou a ensinar um evangelho mais racional. Ele compreendeu que o misticismo, os dons, o charisma chamam a atenção para a palavra e não o contrário. Vemos igrejas infantis, que ainda não compreenderam isso, com um misticismo muito forte, dando ênfase total aos dons do Espírito, mais do que à palavra. Paulo escreveu 1 e 2 Coríntios, que são cartas místicas, com muitos ensinamentos de manifestações de dons, mas no final da vida, alguns anos depois, Paulo escreveu Efésios, que é uma carta que começa no Céu e acaba no casamento, nas relações familiares, no trabalho, na sociedade. O crente foi chamado num mundo caído para ser exemplo de vida, onde as pessoas estão. É um erro pensar que devemos nos afastar dos pecadores, ou sair do mundo para termos vitória, estamos aqui para mostrar a nossa conversão e atrair outros para a nossa vida em Deus.

Há muita bobeira evangélica na igreja, mas não há de se negar completamente que existem alguns "movimentos", como Moisés levantando os braços e enquanto com os braços levantados Israel ganhava a batalha, e quando seu braço abaixava Israel começava a perder a guerra. Aparentemente era sem razão alguma Israel dar a volta em Jericó durante sete dias, mas sabemos que esse caminhar naquele terreno fez com que os alicerces do muro da cidade ficassem abalados. Algumas intuições, como João Batista comendo gafanhoto e vestindo uma roupa rústica de pele de camelo, pareciam loucura a principio. Até mesmo o ungir o doente com óleo, impor a mão sobre ele e profetizar a sua cura, parece um movimento estranho, para dizer o mínimo. Muitas coisas nos parecem demais e desnecessárias, mas não podemos negar a eficácia total desses momentos na Bíblia. Ungir a nossa casa e profetizar em cada cômodo a benção e vitória, como também ungir os nossos familiares e profetizar a salvação, a prosperidade e saúde, chegam a parecer desnecessário, porém ao olharmos para a casa do não cristão, vemos que a sua casa, sua vida, sua família está sendo atacada sem trégua e ele não sabe reagir na mesma altura. Como nos ensinou certa vez um pastor, na oração do pai-nosso, ser livre da tentação é nem passar por ela, é nem olhar a tentação. É ser livre de modo que nem por aquela rua, ou aquela situação a gente vá. O crente ora, unge seus familiares e sua casa. Aparentemente esses movimentos não tem fundamento algum e nem efeito algum, porém ao olharmos para o não cristão, observamos o quanto vale congregar, orar, jejuar, suplicar a Deus, evitar o mau, ser cristão.

O pensar em movimentos que destravam o mundo espiritual, rejeitamos muitas coisas, porém, repito, não da pra negar tudo. Ao meditar no assunto: movimentos espirituais, Deus me fez observar que as doutrinas são movimentos espirituais. Um movimento espiritual é então algo que será liberado na sua vida, desde que você entre por esse caminho. As doutrinas, são movimentos espirituais, que vem de Deus ao homem e que realizam obras poderosas em nós. Se tentarmos partir do Novo Testamento, e descobrir nas suas raízes, nos seus princípios, em uma possível ordem de doutrinas, quais são as iniciais, vamos nos deparar nos evangelhos sinóticos: Mateus, Marcos e Lucas, com a fé e o arrependimento. Mas João, mostra o nascer do Espírito, como o primeiro movimento espiritual.

Lucas e Marcos, mas principalmente Mateus, nos mostram uma ordem de leitura ou de inicio do Novo Testamento a partir das genealogias israelitas - portanto uma ordem mais terrena. João, por outro lado, segue uma ordem mais bíblica - portanto mais espiritual. Acredito, aliás, que essa é a ordem que Deus idealizou para iniciar o Novo Testamento. Gênesis 1.1 inicia assim: "No princípio, Deus criou os céus e a terra." e João inicia com: "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus." No principio era Deus e no principio era a palavra que estava com Deus. Ou seja, o Novo Testamento deveria começar com o evangelho de João e não o de Mateus.

Ao pensar em doutrinas como movimentos espirituais, a partir do momento em que a pessoa se converte, que movimentos estão em ação em sua vida? Quais são os primeiros movimentos e quais são os segundos e terceiros? Os evangelhos sinóticos, chamados assim pois tentam retratar o mais fielmente o ministério de Cristo e são bastante parecidos, começam falando de fé e arrependimento. João por outro lado, que é diferente em sua essência dos sinóticos, pois quer analisar o ministério de Cristo e não apenas narrar o que aconteceu, fala ao novo convertido do novo nascimento.

Então, falando dos movimentos espirituais da forma mais racional e bíblica possível, a partir das doutrinas, ao novo convertido é mostrado a fé, o arrependimento e o novo nascimento. As doutrinas então são os movimentos de Deus em relação ao homem e à sua salvação. As doutrinas mostram o mover do mundo espiritual em relação ao homem e no homem.

O MOVIMENTO DOUTRINAL DA FÉ E DO ARREPENDIMENTO

O que vem primeiro: fé ou arrependimento? Essa é uma discussão bastante antiga.

Arrependimento é o ato de mudar de direção, voltar do caminho que estava e se dirigir a outro caminho, evitar esse caminho e nem desejar passar por ele mais. O arrependimento em geral é gerado por algo externo à pessoa, do lado de fora dela, que a faz mudar de direção, como um problema, um desemprego, uma doença. As pessoas podem se arrepender, por exemplo de beber ou fumar, pois o médico disse que se continuar bebendo ou fumando pode chegar a morrer. Essa é uma espécie de arrependimento, mas não é esse arrependimento que estamos falando, não é essa maneira e jeito de mudar de direção que falamos. O que é requerido é um arrependimento, uma mudança de direção para Deus, em direção a Deus. Arrependimento é mudar de caminho, de vida, de rumo, mas em direção a Deus.

Fé, a principio é crer em quem falou. E quem falou é Deus.

Essa fé que gera arrependimento é externa a nós, do lado de fora, não no nosso íntimo, no nosso coração, e gerada não em nós, mas fora de nós. Essa é uma fé que gera arrependimento para Deus, em direção a Deus. Pode ser uma fé gerada pelo arrependimento de uma doença, de uma situação, descoberta de traição, ou outra coisa, mas sempre deve ser em direção a Deus. É a situação externa que nos deve levar ao arrependimento interno, em direção a Deus. Mas para ser em direção a Deus, precisamos ouvir Deus. O que precisamos é da fé movida pelo Espírito Santo. Uma situação, onde estou sendo levado a algum lugar, sem o conhecimento de pra onde estou sendo levado, acaba não me levando a lugar algum. A fé que leva ao arrependimento e portanto à salvação é a fé movida pelo Espírito. Essa fé é gerada, trabalhada e movida pelo Espírito em cima de uma palavra, uma orientação, uma mensagem, uma pregação que ouvimos. E toda pregação é de Deus? Não. Qual é a palavra movida por Deus? Qualquer palavra dita no púlpito é palavra de Deus? Não. Nós deveríamos pregar só a palavra de Deus pelo motivo de que é a palavra de Deus que move a pessoa pela fé em direção ao arrependimento. E como saber qual é a palavra de Deus e o que não é? O Espírito só nos move na palavra de Deus.Descobrimos o mover de Deus pela palavra escrita, a revelação especial, a inspiração e a oração.

A fé, na palavra externa a nós, nunca gerada pelo homem, gera o arrependimento para a salvação da ira de Deus. Precisamos do arrependimento para sermos salvos da ira divina e esse mesmo arrependimento é gerado pela fé, através de uma palavra vinda direto de Deus, que nos toca, fala conosco, vira uma chave em nós. Não é qualquer coisa que ouvimos que tem esse poder de mover algo em nós.

Temos descrito aqui, então dois movimentos iniciais de Deus em direção ao homem. O Espírito gera no homem a necessidade do arrependimento, para que a ira de Deus não seja derramada sobre ele e venha perecer sem Deus. Mas esse arrependimento, essa vontade de voltar de um caminho, é ocasionado pela fé numa palavra gerada no Espírito, que tem poder de nos mover em direção a Deus. Para que o homem seja salvo, Deus está trabalhando num movimento de fé, gerado pela palavra de Deus, que vai gerar um arrependimento em direção a Deus.

O que vem primeiro, a fé ou o arrependimento. A fé, gerada pelo Espírito é quem causa o arrependimento para Deus.

Amém?

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 21/06/2023
Código do texto: T7818773
Classificação de conteúdo: seguro