ISAÍAS 54 RESTAURAÇÃO

PRIMEIRA PARTE

A RESTAURAÇÃO DA VIUVA ESTÉRIL (1-5)

A chave do texto é a restauração da viuva estéril.

Durante o exílio na Babilônia, Jerusalém foi despovoada. Aqui Deus faz uma comparação de quem ficou na terra, quando os outros foram ao cativeiro, com uma mulher estéril, que nunca teve um filho.

Estéril é quem não tem a capacidade de gerar filhos, de criar, de produzir.

A promessa e ordem de Deus é para que a estéril cante hinos e grite de alegria. Porque mais serão os filhos da Nova Jerusalém do que da antiga. O seu futuro é de prosperidade e bençãos. Alargue o lugar de sua tenda, estica para a esquerda e para a direita, seus descendentes se apossarão das nações e vão se instalar nas cidades abandonadas.

Não tenha medo, você não será envergonhada, não fique constrangida, você não será humilhada.Você vai se esquecer do tempo de vergonha e de humilhação. Isto é, Não seja dominado pela prova que passou. Por um instante Deus esteve furioso, mas está retirando a prova. Não tenha vergonha e não se sinta humilhada, a promessa é de um futuro de tanta honra, que você vai se esquecer do que passou.

A Nova Jerusalém, a igreja, vai ter tanta honra, que isso apagará de sua memória até a lembrança que Israel havia experimentado em sua “mocidade” , quando estava em servidão no Egito (pecado) e em sua “viuvez” , isto é, o período do exílio (cativeiro, ou provação), quando Sião estava separada do Senhor.

O seu Criador é o seu marido. Aqui Deus lembra que Jerusalem não é exatamente uma viuva, ela tem um marido.

Ai ele elenca suas qualificações. Deus é Deus guerreiro, Senhor dos Exércitos.

Deus é Santo, isso é, não tem pecado algum, não tem variação de pensamento, não tem lados obscuros, não tem pensamentos malignos a respeito do seu povo.

Deus é Redentor, isso é Ele é quem tem o poder de pagar o preço, redimir, libertar.

Esse texto nos fala que a igreja vai crescer mais do que Israel.O crescimento e a prosperidade da igreja é maior do que o de Israel.

A RESTAURAÇÃO DA ESPOSA ABANDONADA (6-10)

Nesse texto a chave é a esposa abadonada pelo marido.

A mulher abandonada do texto não é uma esposa divorciada, mas uma esposa desprezada pelo marido. É a esposa que o marido está brigado e não fala com ela. Ele entra em casa e faz de conta, não liga, se ela está ou não. Essa esposa negligenciada está de espírito abatido, está triste, seu marido não liga mais pra ela. Ele não conversa, não brinca, não fala, ele a despreza, ele a abandonou. Essa é uma mulher que só casou para ser rejeitada pelo marido chato. Ela é pior do que a divorciada, pois a divorciada ainda pode arrumar outro marido, essa aqui não.

A promessa de Isaías é que Deus compara a sua provação, com essa mulher abandonada. Mas Deus chama essa mulher para um novo recomeço, um novo relacionamento de amor.

Por um breve instante eu te abandonei. Num momento de indignação eu escondi o meu rosto de você, o meu favor. Você orava e eu não respondia. Nem olhava pra você, nem te escutava.

Você já se sentiu abandonado por Deus? Desprezado por Deus, que não liga mais pra você, está emburrado, não te ouve, não te responde? Você ora e não tem resposta?

Por um breve instante eu te abandonei. Lembra do Cativeiro, da prova. Mas com Profunda Compaixão eu te trarei de volta. Compaixão é um sentimento de profunda ternura de querer ajudar aquele que sofre. É um sentimento piedoso, altruísta, pelo outro.

A RESTAURAÇÃO DA CIDADE

A chave do texto é que Deus vai Edificar novamente a cidade. (11-17)

Edificar é construir a partir do solo, do nada, segundo um plano estabelecido e por meio da Superposição e Combinação dos materiais apropriados.

Depois que Deus fala que vai edificar a cidade ele passa a dizer como vai edificar.

Edificarei você com Pedras Preciosas, ou seja, com beleza externa, com adornos, com cores, com brilho. Vou te por brinco, batom, roupas bonitas, vou te dar um dinheiro para ir no cabeleireiro, na manicure, no barbeiro, vai ter sapato novo, roupa nova, anéis no dedo.

Edificarei você com Ensinamentos do Senhor. A igreja precisa melhorar muito isso. Na hora da pregação só cabe a Bíblia. Não cabe testemunho, cantar, orar, ou dar avisos.Ora de pregar é hora de pregar e esperamos que o pregador tenha uma mensagem pra pregar.

O texto fala de paz, de retidão, a retirada do medo.

O verso 15 é claro em dizer que se alguém te atacar, não fui Eu. Eu não mandei. As nossas Batalhas ocorrem por três coisas: 1- O nosso pecado, o nosso desejo contrário às coisas de Deus. 2- Demônios nos atacam diariamente, durante o dia inteiro, a noite inteira. 3- Pessoas influenciadas pelos demônios. Pessoas atormentados, adoecidos, dentro e fora da igreja.

A promessa de quem anda com Deus, com sabedoria, é que todo o que te atacar se renderá a você. Todo o que te atacar vai perder a batalha.

Deus promete que nenhuma arma, nenhum plano, arquitetado contra você vai vencer.

Em Gênesis 12.3 Deus fez uma promessa a Abraão, extensiva a nós: Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. Abraão andava na Terra Prometida e era com ose Deus viesse um dia ou dois depois. Enquanto isso Abraão se encontrava com pessoas que naturalmente Não gostavam dele, para o seu proprio mal, ou que Gostavam, para o seu proprio bem. Quando Deus chegava encontrava os inimigos, ou os amigos.

No verso 17 temos ainda a enorme promessa: Sou eu quem defende o nome deles. Estão falando mal do Antonho, da Belinha, para o mal deles, pois quem vai honrar o seu nome é Deus.

SEGUNDA PARTE

JOGUE FORA O CAPÍTULO 1

Ao pregar, jogue fora o cap. 1 do seu sermão. Explico. Muitas pessoas ao pregar começa o assunto do começo, de novo e de novo, sempre. Algumas igrejas gostam de fazer Campanhas de Pregação, onde a igreja dá um tema e vários pregadores - em geral sete - vão pregar no tema. Essa mensagem que você está lendo faz parte de uma campanha sobre Isaías 54: “As armas forjadas contra ti não prosperarão”. Provavelmente o que vai acontecer nessa campanha é que várias pessoas vão falar a mesma coisa, no mesmo texto, falta uma progressão. A coisa, imagino, vai ficar entre quem era Isaías e o que o versículo fala. Uma unica vez, eu vi uma campanha bem pensada numa igreja. A irmã que estava organizando, chamou os pregadores, mas debaixo de um mesmo tema, de uma carta de paulo, cada participante tinha os versículos e o tema que deveria expor, fazendo no final, um todo. Isso fazia que por mais ruim que o pregador fosse, ainda assim, minimamente haveria uma progressão de ensinamento na campanha.

Mas imaginando que nem todo mundo vá se dar ao trabalho de organizar uma progressão, então você pregador, ao ser chamado para pregar numa campanha, jogue fora o capítulo 1 da sua pregação. Jogue fora a introdução. Imagine que outros vão ficar patinando no mais do mesmo e você, se for experto, pode fazer algo a mais, levando a igreja a um nível um pouquinho melhor. Faça seu esboço, estude o seu sermão, conheça profundamente a introdução do seu tema, mas jogue o capítulo 1 fora, já inicie a mensagem do capítulo 2. Já inicie a mensagem de forma avançada.

Isso tem outro lado, pois um crente com algumas décadas de cristão, já ouviu muitas vezes a mesma introdução, repetidamente. Imagine numa campanha de sete semanas, a pessoa ouvindo sete pregações explicando quem era Isaías, não há quem aguente. Para que não haja duvidas se o seu publico conhece ou não a introdução do assunto, participe de um dia, ou mais de um, nessa campanha, onde você vai pregar, para que saiba se estão pregando e pregando a introdução do assunto e como estão pregando. Nessa campanha, exclusiva de Isaías 54, onde fui convidado, no primeiro dia o pregador falou de Davi enfrentando Golias. (???)

No meio de um monte de gente igual, ser um pouquinho diferente faz a diferença. O ouvinte agradece.

O PROFETISMO EM ISRAEL.

Ao ler o Antigo Testamento podemos pensar que o auge da religião de Israel era o Sistema Sacrificial, que se resume a colocar a mão na cabeça do animal inocente, para haver uma transmissão do seu pecado para o animal, ou pecou, pede perdão, pecou pede perdão, isso eternamente, de novo e de novo. O Profetismo por outro lado era Deus falando com seu povo. O Profetismo é outro nível.

O LIVRO DE ISAÍAS

Isaías é tido como o Principe dos Profetas, pelo teor dos temas do seu livro. O livro de Isaías é considerado uma pequena Bíblia. Observe os temas:

O pecado de Israel.

A Ira Divina e Julgamento de Deus.

Arrependimento, causado pelo próprio Deus.

O Messias que viria salvaro o povo

Salvação

Restauração

A Divisão de Isaías - 1-39 O julgamento do pecado - 40-66 Restauração do Povo de Deus.

RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL

Já foi falado nesse Sermão que Deus vai fazer do zero, Deus vai edificar. Mas um grande tema da Bíblia e de Isaías é Restauração: o Ato de consertar o que foi desgastado pelo uso. Restaurar não é fazer e novo, é consertar a peça quebrada, estragada. De alguma maneira é correto dizer que somos pessoas quebradas. O pecado nos quebrou. Não deveria ser jamais estranho alguém manifestar o pecado em algum momento de sua vida. O Pecado Original nos quebrou. Somos peças quebradas. Quando convivemos com alguém é bom saber qual é o pecado do outro e se vamos suportar o pecado dele, ou dela.

Mas a Bíblia traz o conceito de Restauração Espiritual. Restaurar a pessoa quebrada pelo Pecado Original, pra Deus é dar-lhe um Novo Coração. Mudar a sua Natureza Pecadora.

Falamos muito em A Cruz de Cristo, mas ela não tem sentido algum, se não tiver a Ressurreição. Somos levados à Cruz para morrer o nosso ego. Não devemos ofertar a ninguém promessas bíblicas, antes de ofertar a salvação. Enquanto queremos bençãos, Deus quer nos matar. Mas erra quem só deixa o crente crucificado, em seus sermões. Os evangelhos sinóticos narraram a Cruz brevemente, João gasta metade do seu livro, ao falar da Cruz, mostrando o que aconteceu muitos dias antes e depois da Cruz. Entretanto, O Novo Testamento que tem 27 livros, nos mostra, além dos 4 evangelhos, 23 livros explicando o que é o Novo Nascimento e quais são as promessas a respeito disso.

Novo Nascimento é uma nova pessoa, uma nova raça. Estamos no mundo, mas somos um novo povo, uma nova raça, a raça de Cristo. A nossa base de vida é o Céu e não a Terra. Somos seres espirituais agora e não terrenos.

Restauração não é só consertar o que está quebrado em você, como a cura do cego, onde Jesus cuspiu na terra e colocou o barro no olho dele, reformando, consertando o que estava quebrado, mostrando que cura é conserto do que quebrou no Pecado Original. Restauração Espiritual é matar a Natureza Pecadora em nós e fazer uma Nova Pessoa. Um novo Ronaldo, uma nova Cida, um novo Samuel, uma nova Jessica.

Amém

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 31/07/2023
Código do texto: T7850332
Classificação de conteúdo: seguro