Lucas o documentatrista

302)

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

LUCAS – O DOCUMENTARISTA

Foi em dias do ano dois mil e onze que fui à minha cidade natal para buscar o livro histórico de nossa comunidade, escrito pelo honrado Comendador Francisco Carlos de Figueiredo, a quem considero meu amigo. A obra por ele realizada é simplesmente estupenda, já que cobre em mínimos e preciosos detalhes os melhores acontecimentos desde a fundação da cidade. O brilhante pesquisador usou os nomes das ruas que homenageiam personalidades para então dali desenvolver a história.

O trabalho de pesquisas desta natureza pode levar anos da vida do pesquisador.

Entre os Evangelhos, um se destaca como sendo o resultado de ardorosa investigação. Não era ele jornalista, senão médico, profissão um tanto escassa em sua época. Lucas, que pela primeira vez aparece nas páginas do livro Atos dos Apóstolos como integrante do grupo Paulo e Silas, usa na narrativa o pronome NÓS, muito embora não fosse ele preso, nessa época como foram os outros dois.

Entendemos que Lucas permaneceu na cidade Filipos, talvez, durante os anos cinquenta e dois à cinquenta e oito, quando no mesmo local reuniu-se ao grupo agora acrescido dos companheiros Sótrapo, Aristarco, Secundo, Gaio, Timóteo, Tíquico e Trófimo – At. 20.1-4. No versículo cinco desse mesmo capítulo, Lucas passa a usar novamente na narrativa o pronome nós.

Aparece, mais tarde, depois da primeira prisão de Paulo em Roma, citado pelo apóstolo Paulo na segunda carta a Timóteo, capitulo quatro e versículo onze: "Somente Lucas está comigo". O trabalho de reunir os fatos históricos faz de Lucas o mais árduo pesquisador, pois não somente traz narrativas de acontecimentos em que ele mesmo participou, mas estende a pesquisa à vida e a história do Senhor, Jesus, a Quem possivelmente, não conheceu.

Tem-se crido que foi pela inspiração – não se confunda: dominação – do Espírito Santo, que tal escritor produziu o Evangelho e o livro Atos, formando um terço de escritos do N.T. Entretanto, estas obras são parcerias divino-humanas, uma vez que Lucas declara ter acuradamente se certificado dos fatos. Entre os autores neo-testamentários ele se destaca por ter produzido cinquenta e dois capítulos, em duas obras, no mais perfeito grego koinê da Nova Aliança, excetuando-se em perfeição daquela linguagem somente o livro Hebreus.

Lucas menciona trinta e dois países, cinquenta e quatro cidades, nove ilhas, noventa e cinco pessoas e lideres dos governos.

Jesus, o Senhor, não se serviu somente dos doze apóstolos, que eram todos judeus; usou também gentios como Marcos e Lucas para trazer-nos a revelação da vontade de Deus nesta nova e gloriosa aliança.

Só Jesus.

__________________________

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D. D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê:

No Google: serafim isidoro textos