O HOMEM E A VIRTUDE

 Nair Lúcia de Britto

 

Em seu plano mais elevado, a virtude é um conjunto de qualidades essenciais que caracterizam o homem de bem. Um homem virtuoso é bom, solidário, trabalhador, moderado e modesto.

Entretanto o homem que se vangloria de suas virtudes não pode ser virtuoso porque lhe falta a virtude principal: a modéstia; que, por sua vez, é substituída pelo orgulho. A pessoa  verdadeiramente virtuosa não gosta de se exibir, prefere se reservar e não pretende ser aplaudida. São Vicente de Paulo, é um exemplo de virtude.

São desconhecidos do mundo, mas conhecidos por Deus. Deixam-se levar pelas suas boas inspirações; praticam o bem, sem esperar nada em troca. Se esquecem até de si mesmos e primam pela modéstia.  O homem virtuoso afasta  sentimentos impuros do seu coração.

Quando pratica uma boa ação, a recompensa está na alegria que sente  no bom resultado dessa mesma ação. É uma satisfação íntima, uma grande felicidade interior e não se envaidece. Os espiritualistas sabem que o homem está muito longe da perfeição. Mas esse é o caminho que todos devem buscar.

Todas as virtudes tem seu valor  porque todas elas são sinais de progresso. Por exemplo, toda vez que repelimos a tentação de fazer algo  errado já é uma virtude. O mais sublime da virtude  é a renúncia de um  interesse pessoal em benefício do bem comum.

O apego aos bens materiais distancia o homem da sua verdadeira destinação. O homem desapegado dos bens terrestres pensa no futuro de forma mais elevada.

A fortuna é uma responsabilidade destinada a alguns homens que deverão prestar contas do que fizeram com ela. Se não for bem usada, terão que responder por todo o bem que não fizeram; e por todas as lágrimas que poderiam ter secado.

Todos têm uma missão a cumprir na Terra, grande ou pequena. Não importa; porque para Deus as distinções sociais não existem. O importante é que toda missão deve estar sempre voltada para o bem. Quem não respeitar esse princípio fundamental terá falhado!

 

"Inspirado por seu amor a Deus, e aos pobres, São Vicente de Paulo foi o criador de muitas obras de amor e caridade. Muitos acham que sua maior virtude foi a caridade, mas a humildade suplantava essa virtude.” 

 

 

Texto baseado no Evangelho e no Livro dos Espíritos do cientista Allan Kardec.  

 

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 03/09/2023
Reeditado em 03/09/2023
Código do texto: T7877113
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.