A Doutrinação da Fé chegando por aqui

A Doutrinação da Fé chegando por aqui

Atendi o telefone: “Estoooouuuu!!!”

Daí me surge uma pessoa abiscoitada me oferecendo a mudança de vida e salvação, um evangélico importado do Brasil, de uma “igreja” que de lá vem prosperando...

Ando estudando muito a Bíblia, mas gosto um tanto mais de dedicar ao estudo histórico e crítico, não acho a palavra inerrante, estilo alguma inerrância papal, me sirva de régua.

Um livro bom que me está me desafiando, e tenho lata para enfrentar esse livro, de Cyro de Morais Campos, que destrincha o Evangelho em fatos históricos, mostra erros da Bíblia, adulterações, acréscimos, coisas que misturam falas de João, Jesus, de Santo Estevão, que passam do Jesus histórico para o Jesus teológico, das mediunidades de primeiros cristãos e seu espírito, que era a voz de Jesus na santa ceia, depois adaptado e sem um médium tão ativo.

E os evangélicos me vindo com essa de inerrância e sola scriptura, a Bíblia não erra....

Noutro livro do antigo Cyro, que acho não ecxistem ebooks, uma pena, ele mostra que o tal José era na verdade uma moça jovem, ou virgem. Isso é grave, ou como dizem no Brasil, intenso. Isso porque as moças virgens vestiam túnica colorida. Não sei porque mudaram o gênero de Josefa, mas ficou assim uma mulher seduzida, que mudaram para esse “másculo” José, e assim por diante, os sonhos proféticos de uma intuição feminina, entre tantas outras coisas, a bela que atraiu alguém do Egito.

E dizem não querer política nas escolas. Depois vem com esse conservadorismo, esse biblicismo estranho, que faz os padres do passado se remoerem, haja vista esquecerem-se de interpretar os textos e as escripturas, esses fundamentalistas que andam me ligando e entregando folders, ou ainda em brutal manifestação em pequenas igrejas que por aqui em Europa vêm se multiplicando. Lá em África já andaram expulsando esses charlatões, que vivem a cobrar dízimos, ofertas, campanhas e mil dinheiros desses coitados.

Mas indo para Jesus, esse sábio que tinha por seguidoras e financiadoras grandes mulheres, e ainda contrariava os doutores de bíblias e teólogos de seus tempos, hoje parecidos a esses que andam de teléfonos para mim esses tempos. Eu não me aguentava nas canetas, de cansada, e me surge alguém dizendo que Jesus defendia casamento, quando não era casado, e ainda não lembrando que ele aconselhou solteiras no sentido que estariam casadas com Deus. Daí surgem esses red pill, misturados a evangélicos, a me defender teorias macchistas misturadas com evolucionismo ultrapassado, e citando bibliografias absurdas, de autores eugenistas!!! Uma tal senhora de óculos defendendo que homens não se casem com mães solteiras e toda a sorte de absurdos que aparecem por lá nas Américas ultraconservadoras.

Meu pai que era fixe. Ele era Católico e não se envolvia com esses milagreirismos e gritaria de neopentecostais brasílicos. Era uma fé série. Minha mãe também, luterana, guardava a lembrança da confirmação, não vestia os fanatismos desse protestantismo de prosperidade, vindo do Brasil, em mil igrejas, inventadas no fundo de quintais e sem nenhum fundamento sólido. Meu pai nunca foi machista, red pill, e minha mãe casou virgem, mas sem a obrigação, ela era foda. Hoje tem essas malucas defendendo casamento em virgindade, e não sabem a bomba que se envolvem, com esses homens machistas que seguem a bíblia sem interpretação e hermenêutica.

Depois daquela balbúrdia de golpes que tentaram em Brasília, hoje sendo condenados alguns desses larápios, bem como os ladrões de joias, logo também dançando, todos com Bíblias nas mãos, me querendo salvar em nome de Jesus. Vão se catar!! Picaretas da fé.

Mas voltando a Cyro, também outros autores me deram luz sobre Jesus histórico, além da Bíblia, ou escondido pela teologia, mas isso fica para outro artigo.

Espero as pessoas no Brasil fiquem mais honestas e abandonem esses golpistas de igrejas ultraconservadoras, para assim estudarem a Bíblia por si mesmos, respeitarem as mulheres, os gays, as lésbicas, as outras religiões etcecetera.

E que não me venham telefonar nas tardes de leitura minha, deixando minhas canetas a descansar.

Zmowa
Enviado por Zmowa em 14/09/2023
Código do texto: T7885762
Classificação de conteúdo: seguro