ISAIAS 1 O CULTO VERDADEIRO E O CULTO FALSO

ISAIAS 1.1-20

A SITUAÇÃO DE ISRAEL

1Visão sobre Judá e Jerusalém, entregue a Isaías, filho de Amoz, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.

2Ouvi, ó céus, presta atenção, ó terra! Eis que assim diz Yahweh, o SENHOR: “Criei filhos e os fiz desenvolver, todavia eles se revoltaram contra minha pessoa.

3O boi reconhece o seu dono e o jumento conhece o local onde o seu senhor costuma depositar o alimento diário; contudo, Israel não deseja me compreender, o meu próprio povo não age com sabedoria.

4Ah, que tristeza! Nação pecadora, povo carregado de malignidade! Raça de perversos, filhos que amam a corrupção! Eis que abandonaram o Eterno, desprezaram o Santíssimo de Israel, e afastaram-se do SENHOR!.

Deus se refere a Israel de forma familiar: Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim. O animal, o boi e o jumento, acabam tendo mais sabedoria do que o homem, pois eles conhecem o seu dono e o compreende. Que tristeza. Nação pecadora, povo carregado de malignidade. Raça de perversos, corruptos, ou corrompidos. Abandonaram, desprezaram e afastaram-se de Deus.

CASTIGADOS

5Onde mais podereis ser castigados e feridos, vós que perseverais no pecado? Por que insistis na rebeldia? De fato, toda a cabeça está em chagas, o coração tomado pelo sofrimento.

6Desde a planta dos pés até o alto da cabeça não existe nada são; somente machucaduras, vergões e ferimentos sangrando que não foram limpos nem atados, tampouco tratados com azeite.

7A vossa terra está desolada e vossas cidades foram completamente arrasadas pelo fogo; os estrangeiros estão devorando os vossos campos sem piedade e diante dos vossos olhos, é a desolação com a devastação que os pagãos costumam causar.

8Como uma humilde cabana em meio a um vinhedo arrasado foi abandonada a Filha de Tsión, a Cidade de Sião; uma choça no meio de uma plantação de verduras, uma cidade sitiada.

9Não tivesse o Eterno, o SENHOR dos Exércitos nos deixado alguns sobreviventes, já estaríamos arrasados como Sodoma e destruídos como Gomorra.

O pecado traz castigo. Deus através de Isaias pergunta onde mais eles podem ser castigados e feridos? Esses que continuam pecando. As feridas são de duas ordens: a primeira é física e a segunda é espiritual – o coração está tomado pelo sofrimento. A pessoa está doente a terra está desolada, portanto falta prosperidade.

Isaias usa de uma forte alegoria: Israel é como uma choça, uma cabana, abandonada. Para entender isso, lembre-se que o sistema financeiro era praticamente agrário. As pessoas eram contratadas para colher a colheita e para isso iam com suas famílias. Eles montavam pequenas cabanas, ou barracos mal feitos, mal trabalhados. Pensa numa favela antiga, de madeira, com seus barracos feitos de tábua, plástico e teto de palha. Quando nova, a choça, o barraco dos que iam colher, era feio, mas era de dar uma tristeza total, quando passado dias ou meses, depois de feita a colheita, olhar para aqueles barracos, choças, abandonas. Imagine o vento batendo em um barraco desses, balançando o plástico, a porta batendo, o pó entrando no barraco, que vai se deteriorando, até um dia cair. Olhar para Israel era olhar para uma choça abandonada, depois de meses s deteriorando, se acabando, se destruindo.

Se Deus não tivesse deixado alguns, Israel já estaria arrasada como Sodoma e Gomorra.

O CULTO INUTIL

10Ouvi a Palavra de Yahweh, ó príncipes e líderes de Sodoma, prestai atenção à instrução do nosso Deus, povo de Gomorra!

11Indaga o SENHOR: “Que me importam os vossos inúmeros sacrifícios? Para que me trazeis tantos holocaustos? Eis que estou farto de sacrifícios queimados de carneiros e da gordura de novilhos cevados. Ora, não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, cordeiros e bodes!

12Quando vindes à minha presença quem vos pediu que pisásseis os meus átrios?

13Basta de trazer-me oferendas sem sentido: elas são para mim como um incenso abominável! Luas novas, sábados e celebrações! Não consigo suportar nenhuma de vossas reuniões e assembleias, todas sempre repletas de iniquidade.

14As vossas comemorações de lua nova e vossas festas fixas, Eu as tenho detestado. Tornaram-se um fardo repugnante para mim; estou cansado de suportar tais atitudes!

15Quando estenderdes as mãos, eis que esconderei os olhos de vós; e, ainda que multipliqueis as vossas orações, não mais as ouvirei, porquanto as vossas mãos estão condenadas, cheias de sangue inocente!

Primeiro Deus comparou Israel com Sodoma e Gomorra, agora diz que eles o são. Ouve a palavra, ouve a instrução, o ensino, a doutrina de Deus, líderes de Sodoma e povo de Gomorra. Esse é um dos enormes problemas do povo de Deus: Não conhecer a Bíblia, ou conhecer de forma errada: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.” Oséias 4.6. Dia desses ouvia um pastor falando que se reunirmos todos os pastores do mundo, de todas as igrejas, e pedirmos a eles para falarem sobre o plano de salvação, os que não souberem falar, deveriam parar de liderar imediatamente e entregarem os seus ministérios. Eu não vou nem tão longe. Para mim todos os pregadores que nunca leram a Bíblia inteira deveriam parar de pregar imediatamente. E o povo que vai à igreja e ainda não tem um ministério, deve ler e estudar a sua Bíblia. Não tem desculpa numa era de tanta informação um desconhecimento tão grande da Bíblia pelos crentes.

Talvez alguém ao ler o inicio de Isaias 1, pudesse pensar que as acusações eram para o não religioso, para o desviado, para o desigrejado. Mas Isaias vem acusar agora o religioso e o culto falso. Haviam pessoas no culto, que estavam pior do que os que não iam à igreja. De alguma maneira o religioso se escondia, na igreja. Não consigo suportar as vossas reuniões e assembléias, todas repletas de iniqüidade. Tenho detestado as vossas comemorações, tornaram-se um fardo repugnante para mim. Estou cansado de suportar raios atitudes!

O resultado desse culto falso e abominável a Deus é que Deus promete não ouvir as suas orações. Ainda que multipliquem as vossas orações, eu não as ouvirei, porque as vossas mãos estão condenadas, ou amaldiçoadas, cheias de sangue. Entenda aqui que o sangue não é porque toda a nação era assassina, mas porque o pecador acaba fazendo mal ao próximo, de uma forma ou de outra. É a natureza dele. Quando a pessoa faz um ato pequeno de furar a fila, por exemplo, ela está ofendendo a outros, isso é violência. Quando ela não ajuda o próximo, sabendo que o próximo precisa de ajuda, isso é violência.

O que me importam os seus sacrifícios? E como era o Sistema Sacrificial? O pecador levava um animal para pagar a sua culpa. Perante o sacerdote ele colocava a sua mão na cabeça do animal e simbolicamente o seu pecado passava ao animal que morria no seu lugar. Mas esse ato de misericórdia deveria gerar arrependimento e não mais pecado. Hoje, trocaram o animal pelo dizimo e oferta. Dizimo e oferta são lícitos e devemos praticar. Mas o principio é o mesmo, tentam comprar a Deus, só que agora não é com uma religiosidade falsa, mas com dinheiro. E não recebem e não sabem por quê. Falta nesse culto conversão. As pessoas iam ao culto, mas não estavam se convertendo – igual aos dias de hoje.

O CHAMADO AO ARREPENDIMENTO

16Ide! Lavai-vos, purificai-vos! Tirai da minha vista as vossas muitas e más obras! Cessai imediatamente de praticar o mal,

17aprendei a fazer o bem! Buscai o direito, corrigi o opressor!

18Então, sim, vinde e arrazoemos, diz Yahweh; ainda que os vossos pecados sejam como o escarlate, eles se tornarão alvos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão brancos como a lã.

O Ide aqui, ou venha, é uma nova oferta de salvação. Venha, uma nova chance está sendo dada a você. Eu te perdôo e me esqueço de todos os seus pecados, desde que você se converta. É só isso que quero, que você se converta e pare de pecar, o que faz mal para você mesmo, em primeiro lugar, antes de fazer mal a outros.

Isaias então traz um rol, uma lista, de oito itens a se fazer. Lavar é o mesmo aqui que santificar. Purificar da a idéia de consagração, que é um passo a mais na santidade. Tira da minha vista o pecado. Cessa imediatamente de praticar o mal. Aprenda a fazer o bem. Busca o que é justo, busca ser justo, faça justiça. Corrige o opressor.

Esse ultimo item é interessante, e pode ser explicado da seguinte maneira: Se alguém sentar para comer na mesma mesa que um bandido, você é supostamente um bandido igual, no mínimo você está aceitando ele ser bandido. Se você sentasse na mesa com Hitler, você seria cotado como um homicida, ou ao menos você esta sendo visto como alguém que aceita o que ele fez.

“Façam justiça ao órfão, pleiteiem a causa da viúva.” O verdadeiro culto que Deus pede inclue fazer justiça, ou requerer que os órgãos competentes façam a justiça que o órfão, a órfã, aquele ou aquela, que não tem pai nem mãe, que não tem ninguém por si, seja ajudado, abençoado pela igreja, pelo crente. A mesma idéia é pleitear, lutar, guerrear, a causa da viúva.

Observe que o culto que Deus condena é religioso: são festas, sacrifícios e outras coisas que por si só não convertem a pessoa, mas agora o que Deus pede são fatos pessoais: ajude o próximo, busque fazer justiça, santifique-se. Deus quer que o culto religioso seja substituído pelo culto que salva, que converte, que muda a natureza, que converte. O verdadeiro culto requer que façamos bondade ao próximo.

DUAS PROMESSAS

19Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

20Contudo, se recusardes e fordes maldosos e rebeldes, sereis todos devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse!

Para finalizar Deus faz duas promessas. A primeira é de benção total: Se quiser e me ouvir, comereis o melhor dessa terra. Vai freqüentar os melhores restaurantes, vestir a melhor roupa, ter o melhor carro etc. A segunda é de maldição total: Contudo, se recusar e for mal e rebelde, será comido, destruído pela espada, pela violência.

FINALIZANDO

Quando pregamos a Bíblia, deixamos a Bíblia falar com quem quer falar. E é a Bíblia que tem que dizer como estamos. É a Bíblia que tem que mostrar a nossa situação. Das duas uma. Quem está me lendo, ou está santificando ou está pecando. Ou é crente ou não é. Ou está fazendo o culto religioso, ou está fazendo o culto cristão. Ou não ajuda ninguém, ou ajuda as pessoas. Ou é crente verdadeiro, ou é crente falso. Ou está tendo respostas em suas orações, ou não está tendo resposta alguma.

Das duas uma, onde estamos nessa lista?

Amém.

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 17/09/2023
Reeditado em 26/10/2023
Código do texto: T7887716
Classificação de conteúdo: seguro