O JEJUM DA MORTE BASEADO NAS OBRAS DE CRISTO

PRIMEIRA PARTE

Texto base: Neemias 1-2.6

A NECESSIDADE

"1 As palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleu, (dezembro) no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã,

2 Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém.

3 E eles me responderam: "Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo"." Neemias 1.1-3

Recentemente ouvi uma palavra que dizia: Havendo um deserto, você é daqueles que desiste de andar com Deus, devido às dificuldades que apareceram, ou você é daqueles que insiste com o problema para resolver?

Alguns crentes vão buscar profetas, ou igrejas, onde ouviu falar que está havendo um movimento. Nós muitas vezes vamos buscar solução, sendo que deveríamos compreender que a solução somos nós. Deus quer usar o crente nessa terra. A igreja foi capacitada com dons para poder trabalhar na obra de Deus, no ministério, para servir de benção a outros. Nós, os crentes, usados por Deus, somos a solução para o mundo. Nós levamos a solução que é Cristo.

Vindo alguns contemporâneos de Neemias até a cidade de Susã, ele lhes perguntou como estavam os judeus que restaram do cativeiro e sobre Jerusalém. O cativeiro foi o período em que a nação de Israel foi levada prisioneira para Babilônia e que é também uma simbologia para quando o povo de Deus, a igreja, entre num problema aparentemente insolúvel.

O cativeiro é uma prisão. Chamamos de cativeiro o local onde a pessoa sequestrada acaba ficando, enquanto vive o sequestro. o pecado sequestrou as pessoas, que se tornaram prisioneiras do pecado. Cristo veio para nos libertar do cativeiro e prender o sequestrador.

Cativeiro também significa tempo e lugar de luta, guerra, afronta, humilhação, prova.

ORANDO PARA RECEBER A REVELAÇÃO DA ORAÇÃO

"Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus." Neemias 1.4

Uma das coisas mais impressionantes que aprendemos com Neemias e com ninguém outro na Bíblia, é que ele orou para receber a inspiração do que deveria orar.

A maioria das orações não recebe resposta e as pessoas não se perguntam por que, mas deveriam. Alguns desanimam de buscar a Deus - pois não recebem resposta mesmo - então para de buscar e vive uma vida de descrédito.

Neemias sabia algo sobre oração que precisamos saber. Ele contava com a revelação de Deus. Ele orou e jejuou, até que Deus lhe deu uma oração inspirada e tendo essa oração é que as coisas iriam começar a acontecer. É interessante que a gente vê as pessoas orando menos do que deveriam. Se Deus vai começar a falar com trinta minutos de oração, por exemplo, vemos pessoas parando de orar aos dez ou doze minutos. A oração na verdade nem começou e as pessoas já estão parando de orar.

Neemias entendeu que Deus responde a oração e que alguma coisa Deus vai falar, se manifestar, quando oramos.

Quem disse novamente algo igual foi Paulo em Efésios cap. 1.16-17: "16 - Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: 17 - Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação."

Se oramos, devemos contar com a revelação, a manifestação, a orientação, a direção de Deus. As pessoas oram e só elas falam e não ouvem Deus falar. Não dão tempo de Deus se manifestar e já estão entregando a oração.

OS ELEMENTOS DA ORAÇÃO

"5 Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

6 que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti.

7 Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.

8 Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: "Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações,

9 mas, se voltarem para mim, e obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome".

10 Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte.

11 Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem." Neemias 1.5-11

Existe um acróstico (uma combinação de letras) para a oração perfeita: ACAS. A — adoração, C — confissão, A — ação de graças, e S — súplica. Na oração de Neemias havia tudo isso.

PRIMEIRO ELEMENTO DA ORAÇÃO: ADORAÇÃO

O primeiro elemento é adoração. Vemos isso expresso na frase: “Ah! S, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel” (v. 5, 6). Eis o resumo da adoração regular na oração de Neemias, evidente ao ele dizer que orava assim “dia e noite”. É uma declaração curta, mas reconhece vários grandes atributos de Deus: sua soberania, amor, fidelidade e sua capacidade de ver e ouvir tudo que acontece, incluindo a oração de Neemias. Neemias não segue para os outros elementos da oração até se lembrar do que faz e da grandeza e do caráter do Deus a quem dirige a oração.

O SEGUNDO ELEMENTO DA ORAÇÃO: CONFISSÃO DE PECADOS

O segundo elemento na oração de Neemias é a confissão de pecados: “Faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado. Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo” (v. 6, 7). Neemias sabia que o pecado dos israelitas causara o juízo divino que resultou na destruição de Jerusalém. Se Jerusalém fosse restaurada, ela precisaria ser reerguida com base na confissão dos pecados. Portanto, Neemias é específico quanto a eles: “Não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo”. O mais impressionante na confissão é a própria inclusão no reconhecimento desses pecados: “Pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado”. Existem dois princípios importantes aqui. Primeiro, Neemias reconhece o princípio da solidariedade — ele é um com o povo; assim, os pecados dele são também do povo e vice-versa. Ele não tenta se distanciar deles. Segundo, Neemias se reconhece pecador. Não há pecado do povo que tenha levado à queda de Jerusalém do qual ele não seja culpado ou não seja capaz de cometer nas mesmas circunstâncias. Eis um segredo da verdadeira liderança. O verdadeiro líder não está mais ciente dos talentos ou dons recebidos — e dos quais outras pessoas não foram dotadas — que do fato de ser fraco e capaz de pecar como qualquer outra pessoa. Quando os líderes se esquecem da própria pecaminosidade caem no pecado e perdem a habilidade para liderar.

O TERCEIRO ELEMENTO DA ORAÇÃO: AÇÃO DE GRAÇAS

Como explicar da maneira mais fácil possível o que é ação de graças? Vamos aproveitar e repensar todos os quatro pontos. Adoração é reconhecer a grandiosidade de Deus. Depois de meditar na grandiosidade de Deus, vemos a nossa pequenez, o nosso pecado, o ue é a confissão de pecados. Observamos que somos pecadores e acabamos voltando ao pecado. A única maneira de não pecar é estar cheio do Espírito Santo. o terceiro ponto é ação de graças que é agradecer a Deus. E por fim, suplicar que é petição e reconhececimento que não merecemos o que estamos pedindo.

Ação de graças é agradecer a Deus aquilo que você está pedindo a Deus, antes mesmo de receber. Então ação de graças tem um quê de profecia. Quando numa oração estamos agradecendo o que estamos orando, pedindo e ainda não vimos, o que fazemos é profetizar, o que apreça a vinda do que pedimos. Cremos, por isso agradecemos. Cremos, por isso profetizamos.

O QUARTO ELEMENTO DA ORAÇÃO: SUPLICA

Suplica é o pedido, é a petição em si. Suplicamos que Deus nos dê o que pedimos. Confiamos em Deus que Ele nos dê o que pedimos. Suplicar é petição, o pedido em si. Mas é bom dizer que quando suplicamos, quando oramos e pedimos o que precisamos, temos o reconhecimento de que não merecemos o que estamos pedindo. Pedimos, sabendo que não merecemos, mas firmados nas sua Palavra, nós nos achegamos a Deus com confiança e pedimos aquilo que fará bem à nossa vida e ao nosso ministério. Os pedidos em geral são de duas ordens, para nós e o próximo, ou então é um pedido em prol do ministério, da igreja. Pedimos ou em prol das pessoas, ou pedimos em prol da igreja.

SOBRE AS PESSOAS

Quando oramos por nós é petição. Quando oramos por outro é intercessão. Intercedemos, entramos na frente, tomamos a dor do outro e pedimos a Deus que Deus abençoe o outro.

Dia desses explicava a alguém o motivo das nossas orações. Um animal, por exemplo, um cachorro ou um gato, se pudesse e soubesse orar, pediria coisas de cahorro ou coisas de gato. Mas nós comos seres humanos temos necessidades humanas, coo tirar férias, ir ao cinema, ir a um bom restaurante comer uma comida gostosa de vez em quando; temos necessidade de ter um emprego bom, um bom salário, uma boa casa, um bom carro, mmorar num lugar com bons vizinhos. Nós como seres humanos podemos pedir coisas que vão fazer nossa vida melhor. Temos autoridade sobre a nossa casa, sobre os nossos e podemos orar por eles também. Deus promete ouvir e atender. Porém alguns, vão chegando na igreja, sem saber direito que direitos tem, ou o que podem pedir a Deus. Nós lhes ensinamos então a Palavra e os ensinamos o que podem orar e como orar. Ao mesmo tempo que vamos intercedendo por eles. Vamos orando por eles.

SOBRE O MINISTÉRIO

A igreja tem muitas necessidades, como pagar as despesas mensais, água, luz, etc. Existe a necessidade de bons obreiros, sempre. Deus quer dar dons para a igreja, e sabemos que tem os dons de Ministério de Cristo e os dons e poder do Espírito. Existe o aprendizado da palavra, a Pregação, o ensino, a área musical, os Congressos, os encontros, as festividades e tantos outros afazeres mensais. Além de tudo isso ai, que engloba os afazeres mensais da igreja, existe a necessidade de orar pela igreja eterna. Precisamos orar pelas próximas gerações, pelos novos pastores do futuro, pelos obreiros que vão vir, pela concretização da palavra, das profecias sobre a igreja na história. Precisamos orar para que venha a Tribulação, que é o tempo de Deus julgar o maligno e restaurar a Terra. Precisamos orar pela Volta de Cristo, pelo evangelismo nos dias finais, sobre a restauração nossa e da igreja. Vê, são muitos os motivos de oração.

A RESPOSTA, EM GERAL, É O INICIO DA JORNADA

2. 1 No mês de nisã (março) do vigésimo ano do rei Artaxerxes, na hora de servir-lhe o vinho, levei-o ao rei. Nunca antes eu tinha estado triste na presença dele;2 Por isso o rei me perguntou: "Por que o seu rosto parece tão triste, se você não está doente? Essa tristeza só, pode ser do coração! " Com muito medo,

3 eu disse ao rei: "Que o rei viva para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, se a cidade em que estão sepultados os meus pais está em ruínas, e as suas portas foram destruídas pelo fogo? "

4 O rei me disse: "O que você gostaria de pedir? " Então orei ao Deus dos céus,

5 e respondi ao rei: "Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a benevolência do rei, que ele me deixe ir à cidade de Judá onde meus pais estão enterrados, para que eu possa reconstruí-la".

6 Então o rei, com a rainha sentada ao seu lado, perguntou-me: "Quanto tempo levará a viagem? Quando você voltará? " Marquei um prazo com o rei, e ele concordou que eu fosse.

Uma das instituições mais interessantes, para o nosso exemplo, é o casamento. Há toda uma enorme preparação para o dia do casamento, como se chegando no dia, chegou no todo que ele significa. Nos dias próximos as pessoas tem um choque de realidade, pois o dia do casamento é só o inicio, do casamento. O dia é a primeira fase, mas o que importa mesmo virá a partir de então.

As nossas orações tem muito disso. Alguns pedem coisas que quando chegam, mostram que é só o inicio da jornada. Uma pessoa pode ficar tempos orando a respeito de um emprego e quando ele chega vai notar que orar pedindo o emprego é uma parte do assunto. Para trabalhar tem que haver um preparo, uma especialização, uma capacitação qualquer. A pessoa tem que se preparar para o emprego. A mesma coisa a pessoa deveria se preparar para casar. Do homem recém casado é requerido que ele além de trabalhar, saiba fazer pequenos consertos domésticos, mesmo básicos, como pintura, elétrica, hidráulica, alvenaria, além de ter uma aptidão de lidar com o outro. Sobre a recém casada - além de trabalhar fora, pois a mulher de hoje trabalha - é requerido que ela tenha conhecimentos, nem que básicos, sobre cozinhar, limpeza da casa e cuidar de filhos, além de aprender a lidar com o outro, com o diferente.

Neemias estava orando a Deus para falar com o rei, mas quando o momento chegasse ele deveria saber o que pedir. Deveria haver uma preparação para isso. Neemias tinha que ter um planejamento para o que orava. Cabia a ele restaurar uma parte de Israel. Restaurar a parte física, era mais fácil do que restaurar o ânimo das pessoas. Neemias deveria ser um líder espetacular, para reunir pessoas desmotivadas, que tentaram muitas vezes fazer a mesma obra e não conseguiram. A maioria das pessoas pede, mas não tem preparo para receber o que pede. Precisa se capacitar.

SEGUNDA PARTE

O QUE É JEJUM?

Eu tenho a nítida impressão que a maioria das pessoas não compreende o que seja jejum e por isso não jejuam, ou se o fazem, fazem mal feito, de maneira equivocada.

Outro dia ouvi uma explicação tão rídicula sobre jejum, que até merece citar. O pastor de uma igreja na internet dizia que podemos fazer jejum de chocolate, ou café, ou até mesmo ficar um período sem usar o celular, ou um aplicativo, como o facebook. A impressão que me dá ao ouvir isso, é que erraram totalmente o alvo. O jejum ensinado por esse pastor era se ater de fazer algo durante um período. Um item desse jejum era parar de comer chocolate durante um período de tempo e estará tudo resolvido. Sendo assim eu estou jejuando a décadas, desde que comi pela ultima vez jiló. É essa a ideía? Ficar sem comer ou beber algo, ou ficar um tempo sem usar um aplicativo social? Não é possível.

A primeira coisa que precisamos compreender é que jejum é complemento de oração. Estou me dedicando um tempo a buscar a Deus em oração e para que haja um efeito maior, vou me consagrar a Deus em jejum. Jejum é consagração para quem está orando. Jejum sem oração não existe.

Aprendi que o melhor jejum é o Jejum Devocional. Jesus direcionou as pessoas que quando fossem orar, entrassem no seu quarto em secreto e orassem em secreto, guardados, em particular a Deus. Orar em secreto deve ser como fazer um culto você e Deus. Num culto tem que ter alguns elementos como oração, palavra, adoração. Oramos e esperamos ouvir, compreender, a resposta. Sobre a palavra posso ouvir, ou assistir, uma pregação. Posso ler, fazer um sermão, ou estudar a Bíblia ou um livro bíblico. Adorar é basicamente cantar, louvar. Posso na minha consagração cantar ou ouvir hinos. Imagine um jejum como um culto a Deus, de algumas horas, isso é jejum.

Imagino eu que não cabe ir trabalhar em jejum, a não ser que de para você ficar num local separado para buscar a Deus. Não cabe um jejum de chocolate. Isso é de uma bobeira completa. Ficar sem olhar a rede social não é jejum, a não ser que tenha, oração, leitura e exposição à palavra e louvores. Se for só ficar sem comer chocolate, isso não é jejum. Um outro disse que está a anos sem tomar café e imagina que isso seja jejum, não é.

JEJUM DA MORTE

Uma outra explicação sobre jejum é que jejuar é morrer. Jejum é morte.

A pessoa está fazendo um período de busca a Deus, de consagração a Deus. Ele está orando, se expondo ao conhecimento da Palavra, cantando hinos e esse período de consagração para Deus responder a sua oração, que é o seu culto a Deus, tem algumas características distintas.

Alimento é vida e quando ficamos sem nos alimentar, significa que estamos morrendo em prol de algo que queremos ou precisamos muito. Percebemos que jejum é morte, ou, que aquilo que peço a Deus tem uma importância tão grande para mim, que morreria por aquilo. O meu jejum se equipara a algo que eu morreria para conseguir. Isso é o que queremos dizer com o nosso jejum ser de morte, ou, que morreria para receber o que peço em oração.

ORAÇÃO BASEADA NA OBRA DE CRISTO

Mas nossas orações não podem ser de qualquer jeito. Nós oramos muitas vezes bseados nas nossas obras - como se elas valessem de alguma coisa. Oramos: "Senhor, olha como ajudei uma velhinha a atravessar a rua hoje, eu mereço o que estou te pedindo", ou: "Senhor eu sou dizimista, tenho meus direitos, o Senhor tem que fazer". Alguns dão o dizimo, ajudam as pessoas, ou trabalham na igreja e acham que isso é suficiente para exigir os seus direitos com Deus. Que direitos temos com Deus, somos pecadores convertidos, mas pecadores.

"⁷ Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." João 16:7

É dificil não enxergar a subordinação de um filho ao seu pai, pois o pai vem antes do filho, é o pai que gera o filho. No caso, Deus veio antes e Cristo, então vemos uma subordinação aqui, porém o mesmo não ocorre com o Espírito Santo. João 16.7, se mal entendido, pode dar essa ideia. Precisamos então pensar na obra de Cristo, no seu ministério terreno. O que Cristo fez no seu ministério? Qual era o teor do seu ministério, pra que ele veio? A resposta é uma só: Restauração. Cristo veio restaurar tudo o que se havia corrompido pelo pecado. Cristo restaurou, dando diginidade, à criança, à mulher, ao homem, ao velho, à viuva. Ele restaurou a terra que estava amaldiçoada, derramando do seu sangu puro e santo no chão. Ele libertou os escravos do pecado, os viciados, os oprimidos. Ele restaurou a saúde, a familia. Limpou o Templo, ensinou sobre santidade, sobre o que importa para Deus. Todas as áreas que pudermos pensar que existem em nossas vidas ele restaurou. Ele restaurou a mente, o intelecto, a alma e o nosso espírito, que foi reconectado com Deus, novamente. Cristo Jesus restaurou o nosso interior, deu sentido ao nosso corpo (somos templo do Espírito Santo). Ele nos direcionou a olhar para o Reino, viver no Reino e pedir o Reino de Deus, sempre.

Jesus fez uma obra de restauração na terra, no ar, no espiritual, no material. O problema está em compreender onde Jesus fez essa obra de restauração do homem, pois nós não parecemos nem um pouco convertimos, na maioria do tempo. Todo tipo de restauração Cristo requereu nele, pra ele, nele. As obras de santidade, na alma, no espírito, no raciocinio humano, foram feitas nele. Até o pecado que ele não tinha, assumiu na cruz, para nos dar a ressurreição.

Pregador, ou estudante, cruz sem ressurreição não funciona. Nós levamos o nosso pecado, levamos a nossa cruz, para que o Velho Homem seja destruído, morto. As velhas obras precisam ser quebradas, desfeitas. A cruz é local de morte, onde sacrificamos, matamos o nosso Velho Homem.

É interessante que um símbolo da Igreja Católica seja um Cristo morrendo na cruz. O problema é que a Igreja Católica levou o povo até a cruz e os deixou lá. Na maioria das pregações sobre a cruz de Cristo que lemos ou ouvimos, os pregadores deixam o ouvinte na cruz. O abandonam morendo na cruz. Temos muitas pregações na igreja, que não fazem a igreja avançar, estagnando-a. A Bíblia mostra uma progressão de ensinamento, mas quando chegamos na cruz, deixamos o povo crucificado, morrendo, gemendo e a maioria dos pregadores não consegue levar o ouvinte, o leitor a outro nível de vida. A cruz de Cristo é só a primeira etapa de uma nova vida, de um renascimento, de uma ressurreição. Morremos na cruz de Cristo para ressuscitar com Cristo. O primeiro nível de salvação, o mais básico, é levar o nosso pecado à cruz.

Quando carregamos a nossa cruz, na verdade estamos carregando o nosso Velho Homem, a nossa natureza pecadora, o impostor em nós, o traidor em nós, que somos nós. Carregamos a nossa porção ovelha negra, para morrer. Mas não pense que o Velho Homem vai bonzinho à cruz para morrer, não ele vai gritando, esperneando, tentando fugir, dando desculpas, mentindo, nos enganando. E ele tem a nossa força e sabe e conhece tudo sobre nós. Ele é a nossa porção perigosa. Poderíamos descrever de uma forma gritante, que pode assustar algumas pessoas, mas o nosso Velho Homem é um demônio em nós e esse demônio somos nós. Ele não é um anjo capído e nem ficamos possuidos por o ter, mas as suas atitudes são extremas, contrárias a tudo o que é Deus. A nossa Velha Natureza não gosta de Deus, nem de orar, nem de ler a Bíblia. Ela é inspirada por demônios, pelo Diabo. Não se engane, jamais, não existe nada bom na nossa Velha Natureza.

Levar a nossa cruz, ou o nosso Velho Homem, os nossos velhos hábitos, vai dar trabalho.

Alguns tem décadas construindo uma vida de vicios, deixá-los não é uma tarefa fácil agora. Alguém pode pensar como será a vida se não puder furar a fila no banco, ou se não puder trazer uma caneta do escritório, ou como vai ser o orçamento do mês, se não fizer aquela gambiara que prejudica o proximo: Como posso ser agiota e crente, ao mesmo tempo? A vida vai ser monótona, chata, se eu ficar só com minha esposa, ou só com meu marido. E se não houver uma apimentada no sexo, vai ser chato. Alguns imaginam que o céu vai ser muito chato, não vai haver nada pra fazer ali. O que querem dizer é: Não vai haver pecado e como vamos viver sem o pecado? Alguns dizem que é chato ser crente, pois não pode fazer nada. Não pode beber cerveja, não pode beber pinga, não pode usar drogas, não pode ter vicio de espécie alguma. Como sera isso?

O Velho Homem está tão entranhado em nossas vidas que muitos não enxergam a vida em Cristo. A aventura e ser cristão comoça a partir do momento da morte da Velha Natureza e o nascimento de uma Nova Natureza. Se a Velha era extremamente pecadora, a Nova é extremamente santa. Se uma buscava só a terra, sendo terrena e maligna, a Nova só busca o Céu, sendo espiritual e abençoada.

Um resumo da Nova Natureza é que o novo homem, a nova mulher é mandada por Cristo para casa. "Então pôs outra vez as mãos em cima dos olhos do homem e, quando olhou bem, tinha recuperado completamente a visão e via claramente o que se passava à sua volta. Jesus mandou-o para casa, para junto da família." Mateus 8.25-26 As pessoas perdem muito do que seja a obra de Cristo, o seu ministério terreno, se não o observar como um símbolo do que Deus quer fazer conosco, que é que sejamos cheios do Espírito, dirigidos pelo Espírito, vivendo no Espírito. Cristo é o exemplo de homem restaurado. Ele vivia no Reino de Deus, apesar de estar na Terra. Sua vida era guiada por Deus. Efésios que é um resumo da salvação, nos mostra nos primeiros capítulos, que fomos levados a alturas, em Cristo. Somos seres espirituais, trabalhando na atmosfera do Espírito. Nos capítulos 1, 2 e 3, fomos levados a estar assentados com Cristo no seu Trono, nele, com ele. Nos três capítulos finais voltamos à Terra e Paulo nos mostra como deve ser um casamento, o cuidado com os filhos, com o trabalho. Nada mais prosaico, comum. Perdemos em não entender que um homem cheio do Espírito, uma mulher cheia do Espírito, deve ser uma pessoa amável, tratável, melhor. Quem é ruim de tratar é a Velha Natureza, não a Nova. A meta principal, mostrada na Bíblia para nós, como individuos, é nos transformarmos em melhores pessoas e não piores.

Você já viu crente velho que com o tempo fica mais chato? Você acha que ele está no Espírito? É claro que não. Se a ideia é ficarmos melhor, como alguns podem piorar. Já viu pregador que está descontando a vida no pulpito - e coitado de quem o ouça. Jesus é o exemplo de uma Nova Natureza.

Quando se diz em João 16, se eu não for ele não poderá vir, significa que toda restauração estava sendo realizada em Cristo. É esclarecedor quando Jesus ressuscitou e uma irmã o ia tocar e ele não deixou: "Disse-lhe Jesus: Não me toques; porque ainda não subi ao Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes que subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus." João 20.17 Por que ele tinha que subir ao Pai? Para entregar o seu ministério de restauração em prol dos homens. Toda sorte de restauração para nossas vidas ele realizou nele, para que tivessemos acesso a isso. O que não realizou, mostrou como fazer, por exemplo aquele cego que Jesus cuspiu na terra e fez um lodo, uma lama, com seu cuspe e colocou nos olhos do homem e ele passou a ver. Isso nos mostra que toda doença foi gerada na Queda, onde fomos quebrados. A cura é um conserto onde estamos quebrados.

Nossas orações devem ser baseadas na obra de Cristo, no que Ele fez e Deus vai ouvi-las. Pedimos a Deus a morte do Velho Homem - e isso vai doer, pois tirar vicios de anos ou décadas é muito complicado. Vamos aprendendo agora a não sermos pecadores, não dar vazão ao Velho Homem. E ao mesmo tempo vai sendo gerado em nós a Nova Natureza. Cristo em nós. Oramos então para que o Novo Homem surja, faça parte de nós, sejamos nós.

Amém

Fica na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 09/10/2023
Código do texto: T7904575
Classificação de conteúdo: seguro