Recado aos nossos irmãos protestantes

 

Sei que não posso generalizar e que o Papa Francisco mantém diálogo de alto nivel com líderes do protestantismo. Mas aqui no Brasil é muito comum que alguns de nossos irmãos protestantes nos ataquem com acusações absurdas e milhões de vezes refutadas, de idolatria. Eles nos acusam de adorar imagens, santos e especialmente a Virgem Maria, seu alvo favorito.

No entanto a Igreja Católica proíbe expressamente que se adore qualquer pessoa ou coisa, que não seja Deus; e a idolatria é considerada um grave pecado. Só adoramos a Deus, inclusive a Jesus Cristo por ser o próprio Deus encarnado, o Verbo Eterno. Mas, só Deus pode ser adorado, isso é dogma católico.

Por outro lado, se nossos irmãos protestantes têm tanto zelo contra a idolatria, por que não a combatem dentro de suas próprias paredes? Sim, porque em alguns ambientes protestantes pratica-se largamente a idolatria, a chamada "teologia da prosperidade".

Quanto a Nossa Senhora, causa espécie a agressividade existente por parte de alguns irmãos protestantes que a ela se referem desdenhosamente, chamando-a de "santa" assim com aspas. E evitam ao máximo menciona-la em suas pregações. É mais fácil falarem em Isaías e outras figuras do Antigo Testamento que lembrar a Mãe de Jesus Cristo

Às vezes parece até que esses nossos irmãos sequer leram os Evangelhos, onde se encontram o Magnificat ("Todas as gerações me chamarão Bem-aventurada") e as palavras do Anjo Gabriel, que saudou Maria, chamou-a cheia de Graça e disse "O Senhor é contigo". Não defendem a Bíblia com tanta ênfase, nossos irmãos protestantes? Então por que fazem o possível para ignorar a Virgem Maria? Cheguei a ler uma biografia de Cristo escrita por autora protestante e nem sequer encontrei menção à Virgem Maria e a São José. Como pode?