ISAIAS 6 O CHAMADO DE ISAIAS

O CHAMADO EM MEIO AO CAOS

Na internet nós encontramos alguns estudos sobre Isaías 6 que começam falando sobre a visão de Isaías em meio ao caos que sua nação estava vivendo. O caos, a confusão, desse mundo é espiritual, o que reflete na vida material. Todos os capítulos anteriores mostraram a situação de Israel. A nação era pecadora, a terra estava assolada, e até o próprio culto estava comprometido. Era um período de declínio moral e espiritual (3.5-26), havia idolatria em Israel, a nação santa (2.18). O ultimo versículo do cap. 5 resume a situação: "³⁰E, se alguém olhar para a terra de Israel, verá trevas e aflição." Esta é a visão que Isaías tem da terra. Parece que o mal prevaleceu sobre o mundo. O Diabo parece estar no comando, pois as trevas estão obscurecendo a luz.

A descrição do tempo de Isaías parece descrever o nosso mundo. Vivemos em meio ao caos. Israel daquele tempo ainda tinha consciência de que a raiz do problema era espiritual, hoje muitos não tem e outros negam até a existência de Deus.

A VISÃO DE DEUS EM EM MEIO AO CAOS

A visão que Isaías tem de Deus em meio a todo o caos nacional é do Senhor “Assentado” no trono. Deus Não está agitado, correndo de um lado para o outro, nem aflito, mas está tranquilo no controle de tudo. Entretanto Deus não está indiferente ao que se passa na terra e nem com o que acontece conosco. Deus não nos abandonou à sorte. Deus tem um plano de restauração (4.1-6).

A VISÃO DA ADORAÇÃO EM MEIO AO CAOS

As circunstancias são ruins mas Deus é adorado. Os anjos dizem: Santo, Santo, Santo (6.3). Pois Deus não é culpado pelo mal na terra, este é produto da desobediência humana.

A VISÃO DE SI MESMO EM MEIO AO CAOS

Temos a propensão de nos superestimar, dando valores irreais sobre nós. Estamos no caos e somos afetados por ele. Vivemos em um mundo caído. É interessante a ideia de as pessoas irem ao templo, à igreja, para buscar o Reino de Deus, sendo que o Reino de Deus está em nós. Onde nós chegamos o Reino chega, pois ele está em nós. Nós somos os cidadãos do Reino. Mas vivemos num mundo caído, corrompido, pecador. Não podemos falar dos nossos planos, pois as pessoas tem inveja de nós. Nosso salário, ditado por empresários, é menos do que mereceríamos. A sociedade é violenta. Existe dois tipos de violência no mundo, uma delas é a violência física, a outra é a violência das palavras que ofendem, destruindo a alma.

Diante de Deus, Isaías vê o seu próprio pecado e diz: “ai de mim!”. Isaías não atenta primeiramente para o pecado do vizinho; ele não desculpa o seu pecado e nem busca um “bode expiatório”, ou minimizando sua responsabilidade apelando para as circunstancias ao seu redor. Ele não da desculpas ao seu pecado e nem coloca a culpa em Deus, pelo contrário, ele se queixados seus próprios pecados, assumindo a sua responsabilidade e reconhecendo sua culpa.A cura começa com a confissão do próprio pecado, do reconhecimento do seu caos, que não é apenas algo externo, mas também interno. Isaías sabe que não pode subsistir diante de Deus na base do seus próprios méritos, então, ele clama por misericórdia.Ele entende que até pode levar vantagem se quiser se comparar com determinados pecadores, mas vê-se totalmente perdido diante da pureza divina. A santidade e a luz da glória de Deus revelam a perversidade do seu coração. "Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados?" (Lam. 3.39)

"Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! " Isaías 6:5.

O que Isaías quer dizer quando diz que é um homem de lábios impuros? Ele falava palavrão? Não acredito muito nisso. Ele contava piadas, falava o que não convinha? Também não acho que é isso.

Mas o que é o palavrão? É uma palavra ruim, ofensiva, que maltrata as pessoas. Quando alguém xinga o outro está desejando o seu mal. Nenhum palavrão é bom, de maneira alguma. Existem palavra s que não são palavrão, mas agem como tal. O palavrão é uma violência contra a alma do outro. O palavrão tenta atacar a alma da pessoa. A violência física deixa marcas, mas talvez a violência na alma deixe marcas mais profundas. É inadmissível um cristão falando palavrão. Mas ainda não acho que era isso, o problema de Isaías.

"Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós 3.3) Nós somos o que a Bíblia diz que nós somos. Nem mais, nem menos. Deus fala de nós e profetiza muitas bênçãos; dizer o contrário num momento de raiva, ou tristeza, quando as coisas estão dando errado, não minimiza o fato de que Deus falou o que falou sobre você e o enxerga assim. Oramos e jejuamos a Deus e quando o que pedimos demora pra vir, algumas vezes meses ou anos, isso não justifica falarmos o contrário do que a Bíblia fala de nós, desacreditando de Deus, do seu amor e do seu cuidado. Eu sou e sempre serei o que a Bíblia diz quem eu sou. Nisso eu acredito. Talvez Isaías tenha dito palavras contrárias à sua fé, pela aparente demora em Deus abençoar Israel. Devemos pedir perdão a Deus quando falamos algo sobre a palavra, a igreja, o outro crente e sobre nós, que é contrário ao que Deus disse.

Oramos e pedimos a Deus, de alguma forma nos é confirmado e quando demora, desacreditamos. Isso é grave, pois é chamar Deus de mentiroso. Deus falou que vai fazer, então devemos ficar firmes, mesmo em meio a um mundo em caos, ou a uma vida em caos, ou a uma situação em caos.

VISÃO DA BENÇÃO EM MEIO AO CAOS

Deus se compadece e envia serafins para purificarem os lábios de Isaías (v. 6, 7); Ação misericordiosa e graciosa de Deus que aponta para a obra redentora de Jesus Cristo. Deus não abandona o homem à própria sorte, mas intervém na história promovendo salvação. Ainda que Isaías tenha vivido cerca de 700 anos antes de Jesus, ele descreve o Cristo de modo detalhado (9.6).

A benção em Cristo é extraordinária: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo." (Efésios 1:3). "Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador." (Tito 3.5-6). A palavra nos liberta: “Já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3).

VISÃO DA SUA MISSÃO EM MEIO AO CAOS

O Encontro com Deus traz bênção e missão; purificação e serviço (v.6-8). Após sua purificação, Isaías é convocado por Deus e enviado com uma missão ao mundo (v. 8).

O evangelho, as boas novas, são boas novas alvissareiras, que promovem gritos de alegria. O problema do homem é o pecado e Deus trabalhou em conjunto como Cristo e o Espírito Santo para sermos libertos. Tudo já está posto, tudo está pronto por Deus para nós. Mas o problema é que já estamos abençoados com toda sorte de bençãos nas regiões celestiais, o problema é fazer com que saia do céu e venha à terra, se materialize em nossas vidas. Funciona mais ou menos assim: Nós buscamos a Deus, Ele nos coloca um desejo, um sonho, no coração. Oramos, jejuamos e profetizamos sobre o nosso sonho, que é o sonho de Deus para nós nessa vida, que Ele nos deu, até que aquilo que Deus desejou para nós se concretize. Muita gente perde a benção na espera. Ele ora e pede certinho a Deus, mas enquanto Deus está trabalhando para nos abençoar, as pessoas acham que está demorando demais e começam a duvidar. Nunca fale contrário ao que Deus falou sobre você. Deus quer abençoar, espere o momento e vai acontecer.

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 31/10/2023
Código do texto: T7921124
Classificação de conteúdo: seguro