O MEDO

PALAVRAS DE VIDA - Nova Fase - Irvine, C.A. -U.S.A.

O M E D O

(Psicologa PRISCILA ALBERO - C R P 06/11 55 07 )

``O QUE É O MEDO PARA A PSICOLOGIA``

O medo é uma forma de emoção humana que nos alerta para o perigo. Apesar de muito temido, ele é essencial para a sobrevivencia. O medo é dividido em duas partes: Bioquimico / Emocional.

1) A Bioquimica é uma resposta de sobrevivencia que ativa automaticamente no corpo, podendo ser diferente em cada individuo. As reaçōes fisicas do medo podem apresentar sudorese, aumento da frequencia cardiaca e niveis elevados de adrenalina.

2) Reaçāo Emocional: A mesma reaçāo pode ser considerada positiva ou negativa, dependendo de quem interprete. Assim como a adrenalina de um esportista radical pode ser uma reaçāo de impulso bom para uns; para outros, pode ser entendido como negativo....``

``O MEDO PARA A TEOLOGIA``

Pastor Serafim Isidoro.

``O medo arma laços.`` - Pv. 29.25.

``E livrasse todos os que com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidāo.`` - Hb. 2.15.

O medo da morte é quase comum entre os seres viventes. Para alguns, quase todos, é uma fobia, um horror no qual evitam pensar. Diriamos que o medo é um sentimento surreal que nos ataca. Quase sempre o medo nāo é palpavel ou factivel. Assombrações - diriam os mais velhos... A expectativa de um acontecimento desastroso coloca o ser humano em um verdadeiro pavor do que em realidade pode nāo ser tāo mal assim.

O maior dos medos ė, sem sombra de dúvida, o medo da morte. Tememos todo o desconhecido ef icamos à espreita do inevitável futuro. Procuramos na Biblia o tema e encontramos trezentas e vinte vezes o vocábulo ``morte``.

Mas a nossa nāo está ali...

Alguns - quase todos - vivem uma vida despreocupada, desfrutando o livre arbitrio de cada um. Diz-nos a Biblia que os existentes dos dias de Noé ``casavam-se e davam-se em casamento``. - Hoje nem isto. O sexo livre e inconsequente da sociedade nāo cogita das coisas de Deus ou da religiāo: ``Comamos e bebamos, porque certamente morreremos`` - I Co. 15.32.

Alguém nos diria do que acontece depois da morte. O véu da ignorância do assunto necessitaria ser removido. O cabeçalho do assunto, nas antigas traduções que versavam: ``A parabola do rico e do Lazaro`` foram removidas. O referido texto nāo é uma parabola, senāo um fato veridico que vem demonstrar em minúcias o que acontece ao ser humano após a morte. O autor é indiscutivel: Jesus, o Senhor dos Senhores e o Rei dos reis:

``Havia certo homem rico, que se vestia de púrpura e de linho finissimo, e que todos os dias se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo chamado Lazaro, coberto de chagas que jazia a porta daquele e desejava alimentar-se das migalhas que caiam da mesa do rico; e até os cāes vinham lamber-lhe as úlceras.

Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraāo; morreu também o rico e foi sepultado. No Hadês, estando em tormentos levantou os olhos e viu ao longe a Abraāo e a Lazaro no seu seio. Entāo clamando disse: Pai Abraāo tem misericordia de mim e manda a Lazaro que molhe em agua a ponta do dedo e me refresque a lingua, porque estou atormentado nesta chama.

Disse porém Abraāo: filho, lembra-te de que recebestes os teus bens em tua vida e Lazaro igualmente os males agora porém aqui ele está consolado e tu em tormentos. E além de tudo está posto um grande abismo entre nós e vós de sorte que os que querem passar daqui para vós nāo podem, nem os de lá passar para nós.

Entāo replicou: Pai eu te imploro que o mandes a minha casa paterna, porque tenho cinco irmāos; para que lhes de testemunho a fim de nāo virem também para este lugar de tormento. Respondeu Abraāo: Eles têm Moisés e os profetas; ouça-os.

Mas ele insistiu: Nāo pai Abraāo; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-āo. Abraāo porém lhe respondeu: Se nāo ouvem a Moisés e aos profetas, tāo pouco se deixarāo persuardir, ainda que ressucite alguém dentre os mortos...`` - Lc. 16.19-31.

Só Jesus.

---------------------------------------------------

O Th.Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego Koinê. No Google peça: serafim isidoro textos