MOMENTO ESPÍRITA - REFLEXÕES

REFLEXÕES:

Na lição acima, Jesus, usando o exemplo do leite puro, nos lembra da importância da purificação da alma para recebermos bem os ensinamentos de Deus em nossos corações. O leite puro, simbolizando os ensinamentos e esclarecimentos elevados, penetram em nossos corações como um alimento novo. Esse alimento novo ou conhecimento novo, se mistura com nossas fragilidades e nossos vícios, como o orgulho, o egoísmo e tantos outros, dificultando assim que apliquemos esses novos conhecimentos em nossos dias, adiando assim a nossa elevação espiritual. Sara, fala sobre a dificuldade de perdoar as ofensas e aqui nos lembramos de um outro ensinamento que consta no Cap. X, do ESE – item 1 e 2 – “Bem-aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão misericórdia. (Mateus, V: 7)” e, “Se perdoardes aos homens as ofensas que vos fazem, também vosso Pai celestial vos perdoará os vossos pecados. Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará os vossos pecados. (Mateus, VI: 14 e 15).

Kardec nos ensina que há duas maneiras de perdoar:

A primeira, generosa, sem segunda intenção, que evita humilhar o ofensor, tratando-o com delicadeza, com sinceridade, minimizado a sua má ação, demonstrando compreendê-lo como pessoa humana, filha de Deus, em processo evolutivo. O exemplo maior desse perdão está com Jesus.

A segunda maneira é perdoar com exigências, sob condições humilhantes, realçando a falta do outro e a sua generosidade. Esse perdão, nada tem com o perdão ensinado por Jesus.

Perdoar, misericordiosamente, é olhar para o ofensor, afastando de si a mágoa, ou ressentimento e auxiliá-lo, quando houver oportunidade, como se faz com uma pessoa querida.

Paulo, O Apóstolo (ESE, Cap. X, item 15), nos diz que: “Perdoar aos inimigos é pedir perdão para si mesmo; perdoar aos amigos é dar prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar que se melhora.”

Lembremo-nos de que, quem perdoa já cresceu no amor.

ivanhoé e MOMENTO ESPÍRITA!!!
Enviado por ivanhoé em 19/11/2023
Código do texto: T7935046
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.