Fanatismo religioso II

Já falamos sobre fanatismo religioso em outro texto que escrevemos, e vamos voltar ao tema em outro aspecto, qual seja, símbolos e imagens.

Qual a vantagem que há em uma religião adotar um dístico ou símbolo? O povo religioso que se tem como cristão tem criado símbolos e se agarrado a eles, como se fossem amuletos, capazes de lhes servirem de defesa em momentos de adversidades. É a representação de estrela, é cruz, é crucifixo, é figa, é imagem de um peixe, imagem de pães, de leão, de ovelha, de pássaro, etc. Além dessas, há também, velas, terços, rosário, e por aí vai.

E em relação a composição de indumentária, há quipah, batina, talit, manto, mitra, véu, etc. Há também o mezuzá, usado na velha dispensação da graça para lembrar da lei de Deus.

Cada religião adota um modismo e um dístico, a fim de se destacar.

Entretanto, além de não ter nenhuma vantagem, ainda contraria o que Deus determina na Sua Lei, a qual expressamente diz:

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas de baixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos daqueles que me aborrecem. E faço misericórdia até à terceira e quarta geração aos que me amam e guardam os meus mandamentos.” Êx. 20:4 a 6.

Mesmo entidade religiosa tradicional, e que combate veemente a idolatria, está tropeçando nesse mandamento, pois adotou a imagem feita por um gentio, a qual é tida como representação do Mestre dos cristãos.

Povo de Deus, deixa a idolatria e o fanatismo, e te volta para aquele que é o teu criador. Deixa de reverenciar a Deus diante de uma pedra ou de pedras (muro das lamentações), e não faz romaria religiosa, seja para Jerusalém, seja para Juazeiro do Norte, seja para Meca ou Fátima. Pois nenhum desses lugares tem santidade ou pode santificar. A única coisa que pode purificar uma pessoa é esta:

“Como purificará o mancebo o seu caminho? observando-o conforme a tua palavra.” Sl. 119:9.

Portanto, te agarra na Palavra de Deus, a Sua Lei, pois ela é a tua vida.

Manaus-Am, 02/12/2023

Oli Prestes

Missionário