Pequenas notas contextualizadas para o Êxodo

Capítulos 1 a 3

 

1. Provavelmente nos dias que antecederam o Êxodo, a saída dos hebreus do Egito, havia 3 milhões deles no país africano. Russell Norman Champlin, ATI.

 

2. Para o arqueólogo Bispo Ussher, o relato do livro do Êxodo cobre um período de 216 anos. Russell Norman Champlin, ATI.

 

3. O Pentateuco deixa-nos a reflexão da morte no progresso histórico, da continuidade do nosso papel, a substituição do nosso nome. Moisés toma o lugar de José, mais tarde, deixa seu papel para Josué, assim por diante. Russell Norman Champlin, ATI, pág. 305.

 

4. “Normalmente, a História tem sido escrita por elementos das classes altas, girando em torno dos feitos de reis e príncipes; essas histórias estão cheias de atos de violência, ódio e opressão” – Russell Norman Champlin, ATI pág. 306.

 

5. O Pentateuco deve despertar-nos a atenção para a história do genocídio e o papel do Cristianismo, do Judaísmo, no seu desenvolvimento. O genocídio hebreu enquanto ideologia, no Egito dos faraós; o genocídio indígena em solo da América; o genocídio paraguaio e a participação do Brasil, o Holocausto judaico no século XX; o genocídio armênio; o genocídio palestino no século XX e XXI.

 

6. O aborto seria um genocídio moderno? Infanticídio – Russell Norman Champlin, ATI, pág. 307

 

7. A mentira como questão ética. Que dizermos de mentiras que salvam vidas? Não são pecados. Russell Norman Champlin – ATI, 307

 

8. Debate sobre a inspiração das Escrituras. Existem erros históricos, gramaticais nas páginas da Bíblia? Os autores divergiam, se confundiam? Moisés tem um sogro com três nomes diferentes, Jetro, Hobabe, Reuel. Êxodo 2.16; Juízes 4:11; Êxodo 3:18.

 

9. Tipologia e ponte entre Antigo Testamento e Novo Testamento. Moisés foi um tipo de Jesus Cristo. (1) Divinamente escolhido; (2) Rejeitado pelos judeus; (3) Recebeu uma esposa gentílica; (4) Libertador de Israel. Russell Norman Champlin.

 

10. Moisés era pastor de ovelhas. Foi chamado por Deus a partir de uma vida profissional. De onde saem nossos pastores e pastoras? Que dizermos dos obreiros em regime de tempo integral? Para que tipo de trabalho se preparam nossos seminaristas? - Êxodo 3:1.

 

11. Na época do Antigo Testamento, Deus era tido como exclusividade dos judeus, pelo menos eles assim o interpretavam. Êxodo 3:6. “meu povo”, “Deus de Jacó”.

 

12. O Deus do Antigo Testamento, único, está apresentado sempre nas alturas, acima dos homens, não habita na Terra nem no ser humano. Êxodo 3:8. Jesus Cristo reformulou essa questão. No Cristianismo há um Deus conosco, o corpo humano se torna o templo do Espírito Santo.

 

13. Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Os judeus sentiam as dores da escravidão antiga, mas prometiam chegar na Palestina e pilhar seus primitivos moradores. Paulo Freire advertia do risco de que o dominado se tornasse o dominador.

 

14. A Oração no Êxodo: Deus age antes de pedirmos. Sua misericórdia e soberania juntas. Êxodo 3:7

 

 

 

 

 

 

O texto acima aceita comentários e críticas. O autor não é escritor do primeiro século, inspirado e infalível. Aceita também sugestões. Tão somente se empenha para que pregadores, religiosos, professores de teologia, não ensinem baseados na decoreba e encaixe de passagens bíblicas sem levar em conta o contexto e o progresso da pesquisa nos textos sagrados.